O MUNICIPIO DE LIMOEIRO DO NORTE, ENTROU EM ALERTA POR CONTA DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS NO MÊS MARÇO DO CORRENTE ANO. SITUAÇÃO, QUE EXIGIU UM INTENSO TRABALHO DE EDUCAÇÃO E SÁUDE/MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA PREVENIR A PROPAGAÇÃO DO VIRUS. UMA DAS PREOCUPAÇÕES DO GESTOR DA SAÚDE FOI VOLTADA PARA EVITAR AGLOMERAÇÕES NA AGENCIA DA CAIXA ECONOMICA FEDERAL POR CONTA DO AUXILIO EMERGENCIAL. LIMOEIRO DO NORTE É REFERENCIA, PARA OUTROS MUNICIPIOS QUE NÃO DISPÕEM DOS SERVIÇOS DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL O QUE GERA UMA GRANDE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS DIARIAMENTE EM BUSCA DO AUXILIO EMERGENCIAL E OUTROS SERVIÇOS. UMA AÇÃO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PLANEJADA INTERSETORIALMENTE CONTANDO COM A PARCERIA DO GOVERNO E DE DIVERSOS SEGUIMENTOS DA SOCIEDADE FOI IMPORTANTISSIMO PARA A EXECUÇÃO DESTE PROJETO QUE INICIOU NO MES DE MAIO E DEVE PERMENECER ENQUANTO PERDURAR O PROJETO DO GOVERNO FEDERAL (AUXILIO EMERGENCIAL), JÁ QUE SEU PUBLICO ALVO SÃO OS BENEFICIARIOS DO REFERIDO AUXILIO.
PREVENIR E COMBATER AGLOMERAÇÕES EM TEMPO DE PANDEMIA DO COVID 19 NA AGENCIA DA CAIXA ECONOMICA FEDERAL DE LIMOEIRO DO NORTE-CEARA.
FORAM REALIZADAS BUSCA ATIVA DE PARCEIROS E REUNIÕES INTERSETORIAIS PARA PLANEJAMENTO DO PROJETO QUE ADOTOU AS SEGUINTES ESTRATEGIAS: MONTAGEM DE TENDA, DISPONDO DE ÁGUA EM COPOS LACRADOS E DESCARTÁVEIS (DOAÇÃO), VERIFICAÇÃO DE TEMPERATURA, PONTO DE HIGIENIZAÇÃO COM LAVATÓRIO DE MÃOS E SABÃO LIQUIDO, ÁLCOOL LIQUIDO 70% E EM GEL, MÁSCARAS (DOAÇÕES), CADEIRAS, PONTO DE INTERNET (DOAÇÃO), ONDE É CONSULTADO PREVIAMENTE A SITUAÇÃO DO BENEFICIÁRIO POR PROFISSIONAIS TREINADOS PARA TIRAR DÚVIDAS EM RELAÇÃO AO AUXILIO EMERGENCIAL (COM PESQUISA NO SITE DA CEF EVITANDO SE ADENTRAR NA AGENCIA SEM NECESSIDADE). A TENDAS FUNCIONA DIARIAMENTE DE SEGUNDA A SEXTA-FERIA E EXCEPCIONALMENTE AOS SÁBADOS, INICIANDO OS TRABALHOS PELA EQUIPE ÀS 07:00 COM DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS, SEM HORA DEFINIDA PARA SEU ENCERRAMENTO, DEPENDENDO DA DEMANDA DIÁRIA E QUE MUITAS VEZES SE PROLONGA ATÉ AS -16:00 HORAS.
ATÉ A DATA DE 11 DE AGOSTO JÁ FORAM 20.182 PESSOAS ATENDIDAS NO PONTO DE APOIO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO AO COVID 19, COM UMA MÉDIA DIÁRIA DE 250 ATENDIMENTOS. HÁ UMA SATISFAÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS RELATANDO QUE ANTES DA TENDA “CHEGAVAM CEDO DA NOITE PARA GUARDAR LUGAR, FICANDO AO RELENTO EM PÉ, COM SEDE, ENFRENTANDO E FRIO E SOL E QUANDO CHEGAVAM DENTRO DA CAIXA MUITAS VEZES NÃO RESOLVIA POR FALTA DE DOCUMENTOS OU OUTRAS PENDENCIAS, COMO POR EXEMPLO NÃO SER O DIA DO ATENDIMENTO.” A EQUIPE DE TRABALHO DA TENDA FOI CAPACITADA PARA REALIZAR UM ATENDIMENTO QUALIFICADO E HUMANIZADO, PRINCIPALMENTE POR SE TRATAR DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL ALTAMENTE FRAGILIZADAS.
PARA O ALCANCE DO OBJETIVO DESSE PROJETO E O SEU SUCESSO CONTAMOS COM PARCEIROS IMPORTANTES COMO: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, CÂMARA DE VEREADORES, SERVIÇO AUTONIMO DE ÁGUA E ESGOSTO, SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO, GUARDA MUNICIPAL, MEGA INFORMÁTICA, ASSOCIAÇÃO BANCO DO BRASIL, TODOS COM SUA VALIOSA CONTRIBUIÇÃO NO ENFRENTAMENTO À COVID-19, MOSTRANDO QUE JUNTO SOMOS FORTES E CAPAZES DE SUPERARMOS OS DESAFIOS. AO COMPARARMOS COM O CENÁRIO ANTERIOR A INSTALAÇÃO DA TENDA CONCLUIMOS QUE, ESTAMOS CONSEGUINDO ATINGIR NOSSO OBJETIVO DE PREVENIR E COMBATER AGLOMERAÇÕES EM TEMPO DE PANDEMIA DO COVID 19 NA AGENCIA DA CAIXA ECONOMICA FEDERAL.
PREVENÇÃO, AGLOMERAÇÕES, PANDEMIA, COVID 19.