A cidade de São Luís, assim como as demais sociedades, perpassa por um dos maiores desafios sanitários em escala mundial, o conhecimento científico sobre o Coronavírus (SARS-CoV-2) ainda é insuficiente, visto a larga rapidez e proliferação de grande número de adoecimento e óbitos (PLANO DE CONTIGÊNCIA DO MA, 2020). Dessa forma, como um viés de assistência foi utilizada a readequação do fluxo do Hospital da Mulher (alta complexidade) como unidade hospitalar de referência. A unidade recebeu novos equipamentos e mobiliário, as equipes de profissionais, passaram por treinamento com especificidades ao manejo da nova patologia. Foram 20 dias de adaptação, pesquisa científica e estudo de fluxo para que fosse viável toda estruturação. O espaço conta com leitos clínicos, 10 UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes em estado grave com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), respiradores, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e insumos necessários aos atendimentos. Dia 07 de abril de 2020 iniciou-se o atendimento voltado aos pacientes de COVID-19 com 203 profissionais, o acesso a internação é através de regulação entre unidades de saúde. Além de mobilização de todo espaço físico e força humana para a reorganização do fluxo, é importante relatar o cuidado nos processos e procedimentos que garantem qualidade, eficácia, minimização de risco, economia e celeridade na alta por meio da gestão da segurança nos processos com qualidade em relação ao atendimento do paciente Covid
Geral: Evidenciar segurança nos processos com qualidade em relação ao atendimento aos internados de COVID 19. Específicos: - Seguir o plano de contingência em todos os setores, viabilizar funcionamento em uníssono - Realizar a capacitação profissional contínua voltada para nova patologia - Realizar dupla checagem como gestão de riscos em todos os procedimentos voltados para o COVID 19.
A reorganização de fluxo do Hospital da Mulher devido ao COVID 19 seguem o planejamento e diretrizes do plano de contingência, o setor responsável pela gestão de checagem de procedimentos, o Núcleo de Acesso à Qualidade Hospitalar (NAQH), sistematizou ações que são voltadas para a qualidade no atendimento, identificando problemas com o cuidado e acompanhando indicadores de qualidade. Agem em parceria de informações concedidas pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR), além desse setor, todo hospital deve estar envolvido com o cuidado com os procedimentos, visando a diminuição do risco de proliferação do vírus, a detecção e confirmação rápida dos casos, e a oferta por meio de assistência qualificada na garantia de uma resposta adequada. Os procedimentos precisam seguir as diretrizes das seis metas de segurança do paciente: identificação, comunicação efetiva, medicação segura, lavagem de mãos e higienização de corpo, evitar lesão por pressão ou eventuais riscos de manejo de corpo. Os processos ajudam a minimizar taxa de óbito e diminui o tempo de internação, ocasionando giro de leito/cura e faz monitoramento de forma sistemática, acompanhando os indicadores de qualidade. O COVID 19 são agentes infecciosos que necessitam de um nível de biossegurança qualificado que vai da fase da preparação de alerta a controle e avaliação. A comunicação com método, apresenta-se como fator fundamental para a resolutividade de situações seguindo a meta de segurança.
O número de casos evoluiu de forma crescente de abril a junho de 2020, começando a ter declínio a partir do mês de julho. Em abril ocorreram 83 internações (21%), em maio 162 (41%), em junho 82 (21%) e julho 66 (17%) internações, totalizando 393 internações (100%) de abril a julho. Observa-se que ocorreu o mesmo em relação aos óbitos dos internados de COVID 19, em abril foram 14 óbitos (21%), em maio 38 (58%), em junho 9 (14%) e a diminuição em julho 5 (7%). Com aumento do fluxo de internações, houve o aumento número de capacitação dos funcionários, por se tratar de um vírus periculoso, fácil contágio e que podem desencadear sintomas mortais, assim, a equipe do hospital estava em constante cuidado para que houvesse resolutividade rápida para cada situação. No mês de abril foram 679 (43%) treinamentos, no mês de maio foram 39 (3%) treinamentos, no mês de junho foram 340 (22%) treinamentos, no mês de julho foram 507 (32%) treinamentos, totalizando 1565 (100%) treinamentos de abril a julho de 2020, com funcionários: técnicos em enfermagem, enfermeiros, nutricionistas, limpeza MAXTEC, agentes transfusionais, fisioterapeutas, bioquímicos, radiologistas, psicólogos, administrativos, médicos, terapeutas ocupacionais, tomógrafos, serviço social, fonoaudiólogos, técnicos em radiologia, técnicos em laboratórios, técnicos em análises clínicas, farmácia, recepção e maqueiros.
O relato destaca que no período que houve aumento de fluxo, em maio 162 (41%), os profissionais já tinham iniciado processo da diretriz do Plano de Contingência do hospital, assim, no mês de abril foram 679 (43%) treinamentos que evidenciou uma rápida e sagaz preparação que antecedeu o período de aumento, garantindo maior segurança para minimização nos meses seguintes, impactando no tempo de adoecimento, tempo de permanência e diminuição na disseminação da doença. O Núcleo de Acesso à Qualidade Hospitalar (NAQH), trabalha visando ter uma perspectiva continuada de melhoria dos processos. Garante padrões, qualidade de processos, eficiência da equipe de trabalho, avaliando e compartilhando experiências através de ações educativas, com o intuito de mudança cultural em relação a segurança do paciente, satisfação do paciente, e até otimização de recursos.
Hospital da Mulher. COVID 19. Núcleo de Acesso à Qualidade Hospitalar.