O cenário de pandemia de covid-19, as medidas de distanciamento social, implicou em reinvenções no âmbito profissional e para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (PRMSFC) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), do município de Teresina, não foi diferente. A categoria de Serviço Social desta reinventou e qualificou-se. É sabido que como consequência das medidas de combate ao coronavírus, as expressões da questão social no país se agravaram. Nesse contexto, os serviços de saúde e das profissionais do Serviço Social não puderam parar e estão se adaptando a esse novo cenário, tendo que dar continuidade da prestação dos serviços de forma segura. Uma alternativa construída para atender as demandas da UBS, nesse momento de pandemia, foi a construção do Plantão Orientação Social, que consiste em um teleatendimento articulado com os profissionais da UBS que proporciona a assistência aos usuários por meio do uso de ferramentas tecnológicas de comunicação. As ações desta categoria são voltadas para o atendimento via WhatsApp ou ligação telefônica para usuários referenciada pelas UBS do Cristo Rei e do Monte Castelo, podendo se estender para outras áreas de Teresina, prestando orientações sociais, encaminhamentos, articulações com a rede e esclarecimentos à população usuária sobre o seus direitos. A ação foi ampliada também para atender aos estudantes e suas famílias da Escola Marista Champagnat, um dos estágios de campo da categoria.
Fortalecer a rede de cuidados dos usuários e profissionais das UBSs de referência, por meio da orientação informativa qualificada junto aos profissionais da UBS, usuários das UBSs, conselho local de saúde acerca dos direitos, benefícios, serviços e programas. Disseminar as informações do manual elaborado pela categoria de Serviço Social Interagir com atendimentos individuais, comunitários, aos conselhos locais e lideranças Articular de maneira intersetorial o cuidado compartilhado e linear Realizar articulação intra e interinstitucional dos Serviços das Rede informar de forma qualificada e assertiva sobre auxílios, benefícios, serviços e tarifas, classificados em dois eixos: baixa e/ ou média vulnerabilidade e/ou risco social e alta vulnerabilidade e/ou risco social (violação e/ou violência de direitos as criança e adolescente, idoso, pessoa com deficiência, mulher, pessoas em situação de rua, LGBTQIA+).
Para o Plantão Orientação Social, inicialmente foi realizado a divulgação para o teleatendimento do Serviço Social através do envio de folder digital nos grupos de WhatsApp de funcionários das UBS do Cristo Rei e do Monte Castelo, principalmente, para os ACS e para as lideranças comunitárias e conselhos locais de saúde, além de igrejas e outros dispositivos sociais. Apesar do atendimento ser voltado primordialmente à duas UBS, o serviço pode ser utilizado por cidadãos de outras regiões de Teresina(PI). A ação estendeu-se também para a região norte do município, mais precisamente na região do Santa Maria da Codipi, por situar-se a Escola Marista Champagnat, um dos campos de estágio da categoria. O teleatendimento é garantido aos estudantes e suas famílias. As demandas advindas desse atendimento virtual é fruto da demanda compartilhada pelos profissionais da UBS, da equipe multiprofissional do PRMSFC, pelos profissionais e estudantes da escola ou pela articulação em redes e demanda espontânea. Os atendimentos são realizados via WhatsApp e/ou ligação, para tanto no folder de divulgação foram disponibilizados números para agendamento. Ao entrar em contato o/a usuário recebe uma mensagem e responde um breve formulário que identifica iniciais sobre a demanda. Após preencher o formulário inicial e informar o melhor horário e dia para atendimento o/a usuário aguarda (tempo máximo de espera 24h) o contato de uma das residentes responsáveis pelo atendimento remoto.
O Plantão Orientação Social teve início em junho de 2020 e em 04 meses de funcionamento já contabilizou mais de 250 teleatendimentos. O público é diverso. São profissionais das UBS, seus familiares e população adscrita dos territórios, usuários e familiares que testaram positivo para covid-19, usuários dos grupos de atividade física, estudantes e familiares da escola Marista e usuários encaminhados por profissionais da equipe multiprofissional. O motivo pela busca é variado. Como já era esperado devido às dificuldades econômicas geradas pela pandemia, houve bastante procura por informações sobre o Auxílio Emergencial e sobre a Tarifa Social de Energia e, consequentemente, sobre o funcionamento dos CRAS, já que para poder usufruir destes em alguns casos era necessário estar inscrito e com os dados atualizados no Cadastro Único. Com a parceria com a Escola Marista, houve muitos casos de acompanhamento às famílias dos estudantes com suspeita ou confirmação de covid-19. Nesses atendimentos, orientava-se sobre o funcionamento dos serviços de saúde em Teresina, sobre a realização de testes, sobre o serviço Alô Saúde Teresina, além do que identificar outras necessidades. Além da procura sobre serviços e benefícios, o Plantão recebeu também casos de violação dos direitos humanos, em que foi realizado as devidas articulações com a rede para a solução dos casos. Sendo importante espaço de mediação na garantia do acesso aos direitos de forma qualificada, com escuta acurada e resolutiva.
A pandemia de covid-19 alterou a rotina de todos os profissionais de saúde, inclusive das/os assistentes sociais. Face aos riscos à saúde, foi preciso adequar as ações para atender melhor aos usuários. O atual cenário incentivou a reinvenção da categoria mediante a inserção de metodologias inovadoras de atuação, consoante suas atribuições privativas e competências profissionais, conforme o Código de Ética Profissional do Assistente Social. Isto porque, riscos e perigos impostos pela covid-19 tornaram-se debate imprescindível para o Serviço Social e para a população como um todo. Desde sua descoberta, o vírus vem trazendo consequências incalculáveis à sociedade, com impactos de diferentes naturezas. Portanto, é nesse contexto que o Serviço Social desempenha papel importante frente às situações de calamidade pública, conforme previsto no Código de Ética. A atual conjuntura exige, mais do que nunca, a presença deste profissional. Assim, desde o início da covid-19, a categoria de Serviço Social do PRMSFCpassou a atuar em diferentes frentes. Uma delas o Plantão Orientação Social, uma modalidade de atendimento para fortalecer a rede de cuidados via plataforma online à população de Teresina(PI).
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