A cidade de Rio Casca, conta com uma população estimada, segundo o senso de 2019 de 13 564 pessoas (IBGE, 2019), e com as novas adaptações de distanciamento social e normas de prevenção a covid 19, notou-se a necessidade de um meio de transmissão confiável, onde as informações e ações diárias fossem relatadas de forma concisa, de fácil acesso e entendimento por toda população. Com as novas plataformas de comunicação, a facilidade de disseminação e interação direta via rede social, o Facebook foi a ferramenta que melhor viabilizou este acesso a informações essenciais aos moradores do município, devido a sua facilidade de compartilhamento, comentários e algoritmos de impulso de publicação. Em 17/03/2020, às 19:00 horas, a Secretaria Municipal de Saúde, passa a disponibilizar nesta plataforma, o primeiro vídeo protagonizado pelo prefeito, onde é informado à população a necessidade do início de uma quarentena, a qual iniciou-se dia 18/03/2020 para o setor público e do dia 19/03/2020 para os demais serviços. No dia 20/03/2020 é estabelecido um formato para os boletins epidemiológicos de monitoramento diário, contendo casos confirmados, em investigação, descartados e em isolamento, no dia 21/03/2020 é criado o Call Center para melhor esclarecer as dúvidas referentes à Covid 19, a página forneceu também materiais informativos do Ministério da Saúde, comunicados oficiais sobre decretos, dicas de cuidados e segurança, funcionamento das barreiras sanitárias, entre outros informes.
- Fornecer à comunidade rio-casquense informação verídica e atualização diária, para que desta forma, o combate à propagação da covid 19 seja efetivo em nossa cidade - Esclarecer dúvidas e ajuda à população rio-casquense durante a pandemia - Combater a desinformação - Levar ao conhecimento da população as ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, e assim permitir o fácil acesso às formas de prevenção e contenção da covid-19 no território.
Conciliando e explorando as possibilidades oferecidas pelo Facebook, foram elaborados, em um trabalho intersetorial, com a Prefeitura Municipal de Rio Casca, layouts e conteúdos de imagem e audiovisual que foram desenvolvidos e compartilhados no Facebook da Secretaria Municipal de Saúde com horário estabelecido, sendo este divulgado às 19:00 horas em todos os dias, incluindo finais de semana, e assim informando à comunidade por meio da mesma plataforma, e no dia 21/03/2020 foi criado o Call Center Disque Corona Vírus para o esclarecimento de dúvidas sobre a Covid 19. Os métodos escolhido para os comunicados escritos foram as seguintes: para comunicados com apuração de dados foram publicadas de forma escrita, para melhor compreensão, entendimento e repasse das informações, nestes casos foram estabelecidos formatos escritos tanto em notas de comunicado oficial, quanto em boletins informacionais e boletins epidemiológicos, de acordo com a necessidade e/ou gravidade de cada informação, e para a produção dos vídeos, todos produzidos para repasse dos informativos de ações efetivas e de maior evidência, as quais há/houveram maior necessidade de demonstração, por exemplo: atuação da barreira sanitária, desempenho dos agentes sanitários de apoio ao combate à covid, realização de testes em pacientes assintomáticos, distribuição de máscaras para a comunidade (…), os vídeos foram produzidos sem duração estipulada, sendo estes protagonizados pelo prefeito e/ou pela secretária de saúde.
Com início no dia 17/03/2020 a divulgação dos informes relacionados à pandemia de covid 19 via Facebook, foi de repercussão peremptória, sendo os números de compartilhamento na própria rede de 26, curtidas 76 e 10 comentários, além do compartilhamento por outras redes sociais ligadas ao governo municipal, comprovando a repercussão positiva do projeto, além destes números já gerados e disponíveis para a consulta, como resultado positivo para estas ações, assim como à adesão ao Call Center. Como as redes sociais são de fato, redes de difícil controle e imensuráveis compartilhamentos, os resultados de números de repercussão e alcance pelas outras mídias, sendo estes inconclusivos.
Até o momento, foram realizadas as ações e demais formas de publicação usadas para melhor informar e para que as notificações sejam repassadas de forma acessível e compreensível. Os objetivos estipulados estão surtindo os resultados esperados de acordo com o propósito, devido à adesão da população e ao alcance das publicações. O uso de outras plataformas digitais, como o WhatsApp, também possibilitam o sucesso do projeto até o momento, tendo em vista o compartilhamento das informações verdadeiras, postadas no modo público do perfil na rede do Facebook. Como o repasse das informações no Facebook é contínuo e avançará até o fim da pandemia, não é possível projetar uma conclusão exata e final, entretanto estima-se que este projeto tenha prosseguimento mesmo ao fim da pandemia, com a finalidade de manter a população informada.
Covid-19, Combate a desinformação, Redes Sociais, Rio Casca.