Monitoramento dos casos suspeitos de COVID-19 e seus contatos no Município de Terra Rica/ Paraná, durante todo o período que perdurar a Pandemia, utilizando meios de comunicação individualizada através de “Call Center Médico” e uma rede de acompanhamento humanizada in loco, realizados diariamente. Além das ações de fiscalização e orientação das medidas de contingenciamento nos estabelecimentos comerciais e conscientização da população.
Garantir 100% de monitoramento das pessoas com suspeita e/ou casos confirmados para Corona vírus e seus contactantes, em isolamento, e cumprimento do Plano de Contingência nos estabelecimentos, para frear a transmissão do vírus em todo o território municipal.
Em 29 de março de 2020, o município teve a primeira notificação de caso suspeito de COVID-19, e confirmado após alguns dias. Diante do cenário atual da pandemia em que nos encontrávamos houve a necessidade de elaborar um projeto pelo qual pudesse ser realizado uma barreira para diminuir a transmissão do vírus em todo o território municipal. Então, colocou-se em prática uma ação da Vigilância Sanitária em conjunto com a Unidade de Saúde responsável pelo atendimento de Síndromes Gripais e com as equipes das demais Unidades Básicas de Saúde onde as equipes de Agentes Comunitárias se revezam durante a semana em horário de expediente para orientar e fiscalizar os estabelecimentos verificando o cumprimento das medidas de prevenção no combate ao COVID-19 simultaneamente, outras equipes realizam as visitas domiciliares diariamente para acompanhar o estado de saúde e garantir o cumprimento do isolamento, este que também é realizado aos finais de semana e feriados em horários diferenciados determinados pela Vigilância Sanitária com escala dos agentes de acordo com a demanda de isolamento. E, paralelamente, dois médicos acompanham os pacientes por telefone durante os 14 dias de isolamento com relatórios diários do estado de saúde dos mesmos. Todas essas ações se dão por uma rede de comunicação através de uma Planilha de Monitoramento Diária online atualizada constantemente com informações sobre os monitoramentos, confirmações de novos casos e suspeitos e situação do boletim diário.
Dessa forma está sendo possível otimizar o enfrentamento da pandemia sem mobilizar toda a equipe de saúde de modo que, com o revezamento, as atividades das Unidades continuam sendo realizadas com medidas restritivas e priorizando o atendimento por meios de comunicação, com atendimento das urgências e emergências, assim como todo o serviço de saúde do município, respeitando-se às permissões de acordo com as exigências sanitárias para o atual cenário. Em consequência das ações do monitoramento, os serviços de Vigilância Sanitária, através da implantação de um sistema de gestão, puderam ser retomados e está acontecendo de forma gradativa garantindo o retorno da atenção voltada aos estabelecimentos para o cumprimento das exigências sanitárias além das medidas relacionadas à Pandemia. Através de um trabalho assíduo em torno dos casos suspeitos foi possível identificar a origem dos contatos, proporcionando maior rastreabilidade e o mapeamento de casos confirmados através de uma testagem em massa de funcionários de empresas comerciais do município, gerando um pico de casos positivos para COVID-19 no mês de maio. E a intensificação das ações de monitoramento multiprofissional dos casos suspeitos e confirmados possibilitou o controle do números de casos positivados. No presente momento o município encontra-se com 62 casos confirmados, 2 óbitos, 81 casos suspeitos, 231 pessoas em monitoramento, 58 curados, 307 casos descartados e 1174 pessoas que já saíram do isolamento.
Contudo, podemos avaliar de forma positiva toda a ação de monitoramento realizada incansavelmente pela interação das equipes de saúde, o que possibilita um mapeamento dos casos e sua rastreabilidade, a continuidade dos demais serviços de saúde no município e a diminuição dos riscos de contaminação. Dado o exposto, essas e outras ações devem continuar no âmbito do aperfeiçoamento do isolamento seletivo, a fim de proporcionar ambientes de trabalho e convivência seguros em todo território municipal e a manutenção do bem-estar da população.
Monitoramento COVID-19 Isolamento Vigilância Sanitária Enfrentamento Pandemia.