Com o surgimento dos primeiros casos de COVID-19 no estado do Amapá, o município de Vitoria do Jari, com pouco mais de 15.000 habitantes, localizado na região Sul do estado, deu início ao a suas ações de planejamento para a organização de suas ações e serviços de saúde em relação ao Covid-19 a nível de APS, pois o município infelizmente dispõe de uma retaguarda hospitalar precária, com um número reduzido de profissionais e sem a disponibilização nenhum aparelho de suporte de ventilação mecânica, tanto que foi desenvolvido pelos municípios da Região do Vale do Jari (LARANJAL DO JARI/AP, VITORIA DO JARI/AP e ALMEIRIM/PA), um fluxo regionalizado de atendimento aos pacientes com COVID19. Mas planejar a oferta de ações e serviços de saúde no contexto de uma pandemia em um município da região amazônica com uma grande e extensa área rural e ribeirinha é muito complexo, tal contexto despertou a iniciativa da experiência.
Organizar e ampliar a Atenção Primaria em Saúde para atendimento da população rural e ribeirinha do município de vitória do Jari/AP, no enfrentamento ao COVID-19.
Em meados de março foi elaborado uma análise diagnóstica da rede de saúde local para visualizar suas potencialidades e fragilidades. Foram realizadas ampliação do quadro de profissionais de saúde, capacitações, adequações nas estruturas físicas de postos e UBS, planejamento de oferta de medicação especifica para o COVID conforme protocolo clínicos nacional e estadual, disponibilização de testes rápidos, distribuição de máscaras e kits de alimentação saudável e higiene pessoal. Com os decretos de isolamento social os pacientes que residem em locais remotos principalmente os pertencentes ao grupo de risco necessitavam que a saúde estivessem presentes in loco, e nesse contexto as ESF adaptaram os atendimentos de saúde, os ACS mapearam e identificaram os pacientes do grupo de risco, e posteriormente as ESF atuaram no monitoramento, diagnóstico e tratamento precoce de destes pacientes de forma continua, e nas áreas rurais e ribeirinhas através de cronograma de visitas as comunidades pelas equipes de saúde.
As ações desenvolvidas desde o início da pandemia estão resultando na manutenção de baixos índices de mortalidade através de ações e serviços de saúde baseados no cuidado integral em saúde com foco na promoção e prevenção, aos pacientes com COVID-19 nas áreas rurais e ribeirinhas do município de Vitoria do Jari/AP, em especial aos pacientes do grupo de risco. Conforme levantamentos da Vigilância Epidemiológica juntamente com a Atenção Básica até meados de julho/2020 nenhum óbito por COVID-19 foi registrado nas comunidades rurais e ribeirinhas do município de Vitoria do Jari/AP.
O êxito da iniciativa relatada, até o perante momento se deve principalmente no cuidado preventivo dos pacientes principalmente aos pertencentes ao grupo de risco. Atuar em regiões remotas com dificuldades logísticas é mais desafiador e requer um esforço mútuo através de uma equipe multidisciplinar, que atuam em barcos e voadeiras (principal meio de transporte da região). É fundamental garantir a Universalidade do SUS em tempos tão hostis como os que estamos vivendo em função da pandemia.
atenção primaria em saúde, organização do processo de trabalho, saúde da população ribeirinha, COVID19,