A Organização Mundial Saúde ao decretar a pandemia sinalizou os riscos da COVID-19 para as pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis e idosos. Diante disso, Quissamã-RJ reorganizou o processo de trabalho para acompanhar sistematicamente essa população mais vulnerável, através do aplicativo WhatsApp de forma a facilitar a trajetória desses usuários na rede de atenção à saúde de maneira acolhedora e prestar esclarecimentos necessários sobre a doença e medidas de proteção individual e social. A rede municipal de saúde composta por serviços de atenção primária (cobertura de 100% pela Estratégia de Saúde da Família-ESF) e secundária (Ambulatórios especializados e Hospital) foi acrescida com um Centro de Triagem respiratória e um Hospital de Campanha. Além desses, está estruturada com programas de saúde. O Programa de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Doenças Raras, que implementou esse trabalho, já acompanhava, em parceria com as equipes de ESF 81 pacientes com câncer, insuficiência renal, cardiopatia, lúpus, doenças respiratórias e ostomizados. Nesse contexto, a criação de um grupo de WhatsApp, formado por profissionais, pacientes e familiares, foi a maneira encontrada de reinventar a produção do cuidado durante o isolamento social. Esse grupo possibilita uma comunicação ágil, a identificação das necessidades de saúde desses usuários e seus familiares, o compartilhamento de informações e o encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado, quando necessário.
- Identificar precocemente problemas de saúde nesse grupo para facilitar o percurso assistencial do paciente, realizando encaminhamentos ao ponto de saúde mais adequado em tempo oportuno - Promover e agilizar o cuidado integral dos pacientes com Doenças Crônicas severas, articulando com os diversos pontos de atenção a saúde nos momentos de circulação e restrição dentro e fora do município - Divulgar medidas de prevenção a não propagação e contaminação ao COVID-19.
Foi definido um profissional de referência para esse grupo de WhatsApp bem como foram estabelecidas as regras de funcionamento e os meios de comunicação entre os usuários e o profissional, predominantemente pelo aplicativo e, quando necessário, por telefone. Todos os pacientes referidos e seus familiares foram convidados a participar do grupo, aqueles que não possuíam acesso ao aplicativo estão sendo acompanhados por telefone fixo do Centro Especializado de Saúde, semanalmente, em horário comercial. Nos casos mais complexos, o telefone pessoal do profissional de referência está a disposição para contatos. O profissional de referência é residente no município e possui uma carga horária contratual de 40 horas semanais, o que facilita o acesso do paciente. O grupo de WhatsApp, denominado “Somos Todos SUS”, pactuou regras de boa convivência, tais como: assuntos pertinentes ao objetivo do grupo, cordialidade, empatia, onde todos tem a função de administrador, podendo adicionar novos membros e mediar as conversas no ambiente virtual. A depender das necessidades dos pacientes são estabelecidos diálogos (virtual e presencial) com os serviços de referência no próprio município, na região Norte e com a Secretaria Estadual de saúde.
Foi definido um profissional de referência para esse grupo de WhatsApp bem como foram estabelecidas as regras de funcionamento e os meios de comunicação entre os usuários e o profissional, predominantemente pelo aplicativo e, quando necessário, por telefone. Todos os pacientes referidos e seus familiares foram convidados a participar do grupo, aqueles que não possuíam acesso ao aplicativo estão sendo acompanhados por telefone fixo do Centro Especializado de Saúde, semanalmente, em horário comercial. Nos casos mais complexos, o telefone pessoal do profissional de referência está a disposição para contatos. O profissional de referência é residente no município e possui uma carga horária contratual de 40 horas semanais, o que facilita o acesso do paciente. O grupo de WhatsApp, denominado “Somos Todos SUS”, pactuou regras de boa convivência, tais como: assuntos pertinentes ao objetivo do grupo, cordialidade, empatia, onde todos tem a função de administrador, podendo adicionar novos membros e mediar as conversas no ambiente virtual. A depender das necessidades dos pacientes são estabelecidos diálogos (virtual e presencial) com os serviços de referência no próprio município, na região Norte e com a Secretaria Estadual de saúde.
Pensar num processo de trabalho que assegurasse o monitoramento de pacientes crônicos, instituindo um dispositivo dialógico, foi a alternativa encontrada para garantir o cuidado de um público-alvo vulnerável à COVID-19. As orientações de distanciamento social geraram uma redução na demanda de atendimentos dos serviços de saúde e essa estratégia tem possibilitado uma atenção humanizada e promovido um diálogo entre os pacientes e familiares e a rede de saúde, tendo o profissional de referência como facilitador. Os pacientes são considerados como protagonistas nesse processo de cuidado e a troca de saberes tem facilitado o fazer em saúde. As crenças religiosas, somada aos protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias, o autocuidado e o acompanhamento pelo profissional de referência são fatores considerados relevantes pelos usuários para a proteção contra a COVID-19. A estratégia adotada fortaleceu vínculos de confiança e de pertencimento, num momento cujo os serviços estão centrados na pandemia. Estabelecer uma referência para este público, garantiu acesso mais ágil aos diversos pontos da rede e mostrou que essa estratégia dever ser continuada pós pandemia.
Doenças Crônicas e Raras Humanização Trabalho em Rede