A intersetorialidade é a articulação do sujeito e os diversos setores, com diferentes saberes e poderes, objetivando enfrentar problemas complexos. Na área da saúde é a forma articulada de trabalho almejando exceder a fragmentação do conhecimento social para produzir efeitos significativos na saúde populacional (Carvalho, Warschauer, 2014). Comunicação estratégica é a construção tática para estabelecer diálogo de forma planejada, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) viu a necessidade de trabalhar a comunicação a partir do surgimento emergente de casos da Covid-19 em Coari. Na intersetorialidade da saúde para organizar o esforço conjugado de todas as instâncias envolvidas, as ações de testagem em massa foram subdivididas em eixos estratégicos para alcance desses públicos. Com intuito de mapear possíveis portadores do vírus da Covid-19 e realizar as medidas necessárias de prevenção e bloqueio da propagação da doença. Nesta estratégia pôde-se alcançar a comunidade a cerca da comunicação do quadro de saúde do município gerando a participação ativa da sociedade no combate da Covid-19, através dos meios de comunicação disponíveis à realidade da região como rádio, redes sociais, internet e carros volantes. Esse trabalho é o fruto da parceria entre os poderes judiciário, executivo e púbico federal, assim como os setores de saúde, educação, segurança, desenvolvimento social, servidores da prefeitura municipal de Coari, Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Fórum.
Objetivos: Geral • Descrever as ações da Secretaria de Saúde (SEMSA) implementada no combate a Covid-19 com a intersetorialidade na Assistencia a Saúde de servidores públicos, medidas de comunicação estratégica e a participação da comunidade no município de Coari-AM. Específicos • Apresentar as ações de educação em saúde na adesão às medidas estratégicas empregadas aos setores públicos, de saúde, educação e segurança ao combate e prevenção da Covid-19. • Descrever a realização do monitoramento epidemiológico do comportamento do Coronavírus (Covid-19) através do mapeamento e realização da testagem em massa, e adoção de medidas de comunicação estratégica do município. • Expor as articulações e integrações dos diversos segmentos e órgãos envolvidos nesta ação no município de Coari-AM. • Apresentar a resposta dos setores do município no enfrentamento do novo Coronavírus, redução da incidência e a interrupção da transmissão local.
Trata-se de um estudo descritivo, no segmento de relato de experiência, elaborado no contexto das ações entre a intersetorialidade na Assistencia à Saúde de servidores públicos, medidas de comunicação estratégica e a participação da comunidade no combate à Covid-19 no município de Coari-AM. As atividades de testagem em massa de profissionais e colaboradores foram desenvolvidas em seus postos de trabalho sendo o público alvo servidores públicos e prestadores de serviços a instituições á nível de governo municipal estadual, federal, executivo e judiciário, envolvendo os setores de saúde, educação, segurança, desenvolvimento social, servidores da prefeitura municipal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Fórum. Durante os meses de junho e julho de 2020, no município de Coari, foram distribuídos equipes em dias especificados no cronograma da SEMSA. Esquemas representados no cronograma da secretaria e distribuídos por setores. Na comunicação estratégica foi criada a comunicação que prestava o serviço de informação quanto às medidas preventivas, combate e controle da Covid-19 além da condição situacional da pandemia através do meio de divulgação de boletins, coletiva, gráfico e exposição de indicadores. O meio participativo da comunidade se deu pela adesão da população através da conscientização e prática de medidas que colaborou para a redução da taxa de ocupação de leitos no Hospital e nas Unidades de Referencia do município.
Através da SENSA foram realizadas ações educativas em saúde para a adesão de medidas preventivas e de combate a Covid-19 nos setores públicos, através do mutirão de testagem em massa de seus funcionários, pois esta medida possibilita a captação de possíveis portadores/transmissores do vírus. Entende-se que estes trabalhadores por estarem em contato com público poderiam ser um meio de propagação do vírus às pessoas vulneráveis, por isso a importância da detecção antecipada. A ação ocorreu dentro de cada setor envolvido, conforme foram detectados os portadores da Covid-19 eram notificados por meio de triagem e monitorados através da Unidade de Referencia responsável. Pelo meio deste diagnóstico preciso foi possível propor as medidas necessárias relacionadas á prevenção, prognóstico e bloqueio de infecção. Já a comunicação estratégica no município se deu pelas informações emitidas em diversas mídias como: Lives para informar a população quanto ao quadro do município, aos que não tinham acesso à internet foi usado o meio de comunicação por rádio que atendem as comunidades com sedes distantes de Coari e ainda o boletim informativo com atualizações diárias ao número de casos e óbitos, este grupo de trabalho se debruçou em transmitir as informações e as validações dos dados necessárias para a transparência do quadro de saúde da cidade à população. Esta estratégia tornou-se importante na geração e fortalecimento de vinculo entre o público e as ações de saúde.
Estas estratégias mediaram uma experiência diferenciada em um novo cenário na pandemia do novo Coronavírus. A identificação dos servidores públicos através da intersetorialidade com os poderes e setores envolvidos na testagem em massa proporcionaram a intervenção profilática para o combate e avanço da contaminação pela Covid-19. As ações de comunicações á população ocorreram de forma efetiva e clara, o alcance das informações através dos meios disponíveis no município levou ao conhecimento da comunidade as medidas necessárias de combate ocasionando a mobilização social e o engajamento comunitário. Sendo assim, a comunidade trabalhou na diminuição da infecção através das medidas preventivas conforme repassadas pelos mesmos, sendo evidenciado principalmente o isolamento social e uso de medidas de higienização. Com a realização desta ação de testagem em massa foi possível tratar em tempo oportuno os servidores acometidos pelo vírus. Assim evidenciou-se a queda da curva epidemiológica do município. A internação reduziu na rede hospitalar, assim como os atendimentos nas Unidades de Referências e o número de recuperados está aumentado consideravelmente, o número de óbito até o presente momento se encontra estável.
Ação intersetorial, Infecções por Coronavírus, Pandemias, Saúde.