A pandemia da Covid-19 tem tido um impacto na sociedade ainda difícil de mensurar. Além das consequências diretamente relacionadas com a infecção pelo vírus, observam-se efeitos em vários outros níveis. A pandemia: 1- coloca a saúde e a vida das pessoas em risco, gerando medo e ansiedade em relação a si e aos entes queridos. 2- impõe um isolamento social e afeta a rotina e o estado emocional das pessoas. 3- tem um imenso impacto econômico que afeta a segurança financeira de grande parte da população. 4- gerou uma crise política e de gestão no Brasil que trouxe ainda mais efeitos psicossociais negativos para a população. No caso dos profissionais de saúde, além dos fatores já mencionados, somam-se o elevado grau de exposição à doença, o alto risco de contaminação, o medo de transmitir a doença para os familiares e a carga aumentada de trabalho. Para lidar com esta situação, a Gerência de Práticas Integrativas em Saúde (GERPIS) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF) desenvolveu desde o início da pandemia um programa on-line de apoio emocional e redução de estresse voltado para os profissionais de saúde. A oferta de um cuidado para o profissional de saúde representa não apenas uma responsabilidade dos gestores em saúde, mas, também, um reconhecimento do valor desta categoria, que já atuava em condições difíceis de trabalho e num nível elevado de estresse, situação que só veio a se agravar com a pandemia.
O projeto tem os seguintes objetivos, voltados para os profissionais de saúde no contexto da pandemia: 1- oferecer acolhimento e cuidado emocional. 2- promover saúde. 3- melhorar a qualidade de vida. 4- aliviar os níveis de estresse. 5- reduzir o risco de adoecimento emocional. Apesar de o projeto ter como foco os profissionais de saúde, foi impossível limitar-se a eles. À medida que os participantes se beneficiavam, eles queriam indicar familiares e amigos que também precisavam de apoio. Por isso, aos poucos, foram sendo incluídos participantes que não atuavam na área da saúde, assim como profissionais de saúde de outras unidades da Federação e até de outros países. Outro objetivo do projeto foi oferecer atualização e educação continuada em TRE® para os facilitadores da SESDF, no entanto, como todos estão diretamente envolvidos no enfrentamento à Covid-19, eles não puderam participar. Foram, então, convidados facilitadores de TRE® voluntários que não são servidores da SESDF.
O projeto baseou-se na Técnica de Redução de Estresse - TRE® (Tension and Trauma Releasing Exercises), uma das 17 Práticas Integrativas em Saúde instituídas no Distrito Federal. A TRE® foi criada por David Berceli, assistente social norte-americano, em contextos sociais de grande estresse. A técnica consiste numa sequência de exercícios, alongamentos e posturas que podem ser praticados em grupo e têm o objetivo de ativar tremores espontâneos no corpo. Esses tremores são um recurso natural para descarregar os níveis de ativação do sistema nervoso, aliviar tensões e trazer o organismo a um estado de equilíbrio. Dessa forma, eles reduzem o estresse, relaxam o corpo e regulam as emoções. Em função do isolamento social, foi necessário adaptar a prática de TRE® ao ambiente on-line e treinar os facilitadores de TRE® nesta nova metodologia. Após a realização de um projeto piloto em março de 2020, a GERPIS iniciou a oferta on-line de três grupos regulares semanais de TRE® para os profissionais de saúde, o que continua até o momento da elaboração deste relato. A plataforma Zoom de videoconferências foi utilizada para os encontros e o aplicativo WhatsApp para a comunicação com os participantes e com os facilitadores. Os encontros serviram ainda como espaço de educação continuada e supervisão para os facilitadores de TRE®. Os 15 facilitadores que atuaram no projeto, com exceção do coordenador do projeto que atua na GERPIS, são voluntários não servidores da SESDF.
Os resultados aqui apresentados incluem dados de produtividade e depoimentos dos participantes. Ambos são descritos a seguir. Ao longo dos 5 meses de projeto, de março a agosto de 2020, foram realizados 83 encontros on-line de TRE® com 881 atendimentos a profissionais de saúde e 171 supervisões para os facilitadores. Depoimentos: 1- “Eu já estava há dois meses tentando iniciar atividade física e não conseguia. Eu não tinha energia para me movimentar. Estava meio deprimida. Comecei com a TRE® e depois de duas sessões eu simplesmente comecei a fazer atividade física. Me deu energia e sem esforço. Outra coisa que eu observei foram sonhos. Muitos sonhos.” 2- “Senti uma melhora significativa no meu sono. Eu tenho problema, já fiz tratamento do sono. Tava tomando medicação. Com a TRE® já consigo dormir sem remédio há 7 dias. Tô muito feliz, bem leve, me sentindo bem descansada. Foi uma melhora que não tenho nem palavras.” 3- “Estou sentindo um relaxamento por inteiro, como se eu estivesse com o corpo dormente, anestesiado. Uma sensação muito gostosa. E estou precisando disso. Sou uma pessoa tensa, sou médica, então a gente trabalha com cobrança de produção, tem que estar ativa, atenta o tempo todo, atendendo direto. E ainda com essas ameaças da pandemia. Isso deixa o corpo todo tenso. Tenho constantemente dores musculares. Depois destes exercícios eu senti esse relaxamento por inteiro. Tô com o corpo todinho relaxado, assim, dormente, pronta para dormir. Foi muito gostoso.”
Em tempos de pandemia e sobrecarga do sistema de saúde, o cuidado com o profissional de saúde merece atenção especial. A ideia do projeto foi oferecer cuidado para aqueles que cuidam. As Práticas Integrativas, como mostra esta experiência, têm grande potencial de promover, manter e recuperar a saúde, inclusive em momentos de crise. A GERPIS usou muita inovação para adaptar a oferta de diversas práticas integrativas ao contexto de distanciamento social e de sobrecarga dos serviços de saúde. Este é o relato de uma experiência bem-sucedida que vem beneficiando merecidamente inúmeros profissionais de saúde. O contexto on-line, inicialmente uma improvisação para manter vivos os atendimentos em grupo, trouxe contribuições inesperadas. Ele permitiu maior acesso, possibilitando que os participantes praticassem de suas casas e trouxe maior inclusão, uma vez que foram incluídos familiares e amigos dos profissionais, assim como profissionais de outras unidades da Federação e até de outros países. Por fim, a Técnica de Redução de Estresse - TRE® mostrou-se uma ferramenta extremamente útil no contexto desta crise, trazendo de forma eficaz acolhimento, autocuidado, qualidade de vida e alívio do estresse num momento de tanta necessidade.
Estresse Emocional, Pandemia, Covid-19, Práticas Integrativas e Complementares, Técnica de Redução de Estresse, TRE®, profissional de saúde.