No Brasil, o primeiro caso de Covid-19 foi notificado no dia 26 de fevereiro de 2020, a partir daí observou-se a situação de emergência em Saúde Pública ocasionada pela Covid-19 a efetivação da transmissão comunitária e a existência de um grande número de pacientes contatos intradomiciliares de testados positivo para Covid-19. Entende-se que esses casos, confirmados e suspeitos, devem ser monitorados e acompanhados sendo uma das estratégias o teleatendimento que, de acordo com o Ministério da Saúde, deverá garantir a integridade, segurança e o sigilo das informações, devendo também ser registrados em prontuário eletrônico clínico. Para a realização deste tipo de acompanhamento, a Equipe segue a resolução COFEN nº 634/2020 que regulamenta a teleconsulta de Enfermagem como forma de combate à pandemia provocada pelo Covid-19 com o objetivo de fornecer suporte assistencial e monitoramento dos sintomas apresentados em atendimento presencial e evolução natural da doença esse acompanhamento é feito pela Enfermeira da Unidade e registrado no prontuário eletrônico do paciente.
Pretendemos relatar os resultados do acompanhamento remoto de contatos intradomiciliares de portadores de covid‐19 em uma Unidade Básica de Saúde da zona rural de Teresina - Piauí
Em Teresina, a prefeitura reservou 24 UBS, de um total de 90, para atender aos pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19 (fast-track) testando diariamente cerca de 1.000 pessoas com um total de 27% dos resultados positivo. Nossa Unidade fica na zona rural da cidade e fazemos parte da retaguarda do sistema de saúde, não atendemos ainda os sintomáticos respiratórios fazemos os encaminhamentos e a busca ativa no retorno desses pacientes por meio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Após a identificação dos positivos para Covid-19 e seus contatos intradomiciliares, passam a ser acompanhados sob a forma de teleatendimento por aplicativo (wattaspp), com monitoramento realizado a cada 24h em pessoas com mais de 60 anos e portadores de condições clínicas de risco e a cada 48h nos demais, até completar 14 dias do início dos sintomas. No primeiro contato elege-se um responsável familiar e um número de telefone de contato responsável por repassar informações de toda a família à Equipe.
Todo sintomático respiratório é testado e recebe um laudo ao retornar para área entra em contato com o ACS e, tendo sido positivo, é agendado o teste dos contatos domiciliares na residência realizado pela Enfermeira, reforçando o isolamento domiciliar. Na visita são colhidas informações sobre o estado de saúde, endereço e solicitado o telefone de um responsável por aquele núcleo familiar. Através dele, é feito o monitoramento diário de aspectos como a evolução dos sintomas e uso das medicações prescritas. Também tiramos dúvidas e orientamos sobre o encaminhamento de acordo com cada caso. No teleatendimento a Enfermeira avalia a necessidade de mudança de medicação e/ou encaminhamento para avaliação médica, realização de algum outro exame, e orientações diversas com a finalidade de manter o isolamento da família sem perder o controle do estado de saúde dos pacientes, tanto do primeiro sintomático como dos outros familiares, sendo testado positivo ou não. Dos principais resultados está a segurança da população em relação ao acompanhamento e a dissipação de dúvidas comuns.
Observou-se o aumento da confiança e aproximação com a Equipe pois a população tem respondido satisfatoriamente aos contatos, indo ao encontro do nosso objetivo que é evitar que a família vá até a UBS e possa cumprir o isolamento necessário para evitar o contágio. Durante o teleatendimento, reforçamos sobre a importância de cumprir o isolamento por 14 dias, além de orientações sobre cuidados com higiene, alimentação, fototerapia, toda a questão do manejo da doença em si e do pós-isolamento.
Infecções por Coronavirus, Atenção Primária à Saúde, Avaliação de Resultados em Cuidados de Saúde, Estratégia Saúde da Família.