Com o advento da pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde, relativa ao SARS-CoV-2, o município de Itiúba implementou as ações de combate a pandemia, orientadas pelo Ministério da Saúde (MS) e Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB) com destaque para a identificação e monitoramento dos casos suspeitos e/ou confirmados a COVID-19. Os viajantes provenientes de outras cidades, passaram a ser identificados nas Barreiras sanitárias, montadas nos limites do município, e acompanhamento pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família. Porém com o surgimento dos casos confirmados de COVID-19, em maio de 2020, surgiu a necessidade urgente de identificar a circulação do vírus, por meio dos casos suspeitos e/ou confirmados de COVID-19 dentro do município, sendo formulada a seguinte questão problema: Quais as principais ações devem ser implantadas e implementadas para identificar e monitorar precocemente os casos suspeitos de síndrome gripal e/ou confirmados de COVID-19 e assim subsidiar a tomada de decisão, no que tange ao enfrentamento a pandemia? Sendo assim, buscando solucionar a questão problema, foi implantado no final do mês de junho de 2020, um método de identificação e monitoramento a partir das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Identificar e monitorar precocemente os casos suspeitos de síndrome gripal e/ou confirmados de COVID-19, por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), tendo o acompanhamento de rotina dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), o principal recurso para a identificação destes casos, utilizando instrumentos de identificação, monitoramento e agendamento de teste para COVID-19, padronizados e compartilhados, no google drive, entre as equipes da ESF, coordenação de Vigilância Epidemiológica, coordenação de Atenção Básica, laboratório de realização e análise de testes para COVID-19 e Diretoria de Atenção Básica (DAB/SESAB), permitindo análise detalhada das áreas mais acometidas, subsidiando assim, a tomada de decisão, no que tange ao enfrentamento a pandemia.
O estudo é descritivo de abordagem qualitativa e quantitativa, cujo objeto de estudo é identificar e monitorar precocemente os casos suspeitos de síndrome gripal e/ou confirmados de COVID-19, por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Os instrumentos utilizados para atender a questão problema foram a Ficha B SG - Monitoramento de casos de síndrome gripal, ofertada pela DAB/SESAB em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS-BA). Além da referida ficha, foi ofertado pelo Apoio Institucional da DAB/SESAB 02 (duas) planilhas no google drive, compartilhado entre as equipes da ESF, coordenação de Vigilância Epidemiológica, coordenação de Atenção Básica, Diretoria de Atenção Básica (DAB/SESAB) e laboratório de realização e análise de testes para COVID-19. Uma planilha que permite visualizar os dados coletado e alimentados por cada ACS, possibilitando o consolidado automático de cada equipe, que por sua vez gera o consolidado do município e alguns gráficos para análise e divulgação no boletim epidemiológico. E outra que promove o agendamento de exames para COVID-19, viabilizando a troca de informações pertinentes e em tempo oportuno para realização e divulgação dos resultados entre os responsáveis, bem como a adoção de medidas que se fizerem necessárias.
Com a utilização da Ficha B SG que permite a identificação e monitoramento de casos suspeitos de síndrome gripal e/ou confirmados de COVID-19 e as planilhas de consolidados e agendamento de exames para COVID-19, os responsáveis, passaram a fazer análise semanal da circulação do vírus no município, considerando variáveis como: bairro, microáreas, áreas, principais sintomas, idade, condições crônicas, ocupação, comunicantes, entre outras, sendo instrumento direcionador para tomada de decisão e intensificação de ações , para o enfrentamento a COVID-19. Por consequência, o município passou a intensificar ações de prevenção nas localidades mais atingidas pelo coronavírus, realizando visitas domiciliares e verificação de temperatura de todos os moradores, busca ativa de pessoas com síndrome gripal, bem como entrega de máscaras e orientações de prevenção e combate ao COVID-19. Em Junho foram realizados 28 (vinte e oito) testes para COVID-19 em pessoas sintomáticas, sendo detectado mais 04 (quatro) casos positivos. No mês de Julho, com as mudanças nos processos de trabalho, o número de testes realizados em casos suspeitos e/ou sintomático subiram para 168 (cento e sessenta e oito) representando um percentual de acréscimo de 600%, onde foram identificados 30 (trinta casos) casos positivos. Com isso podemos perceber que as ações implantadas e implementadas estão sendo fundamentais para os resultados alcançados
Considerando a utilização da Ficha B SG pelo ACS, em suas atividades de rotina presencial e contato virtual, as equipes passaram a identificar de forma precoce os casos suspeitos de síndrome gripal, permitindo o monitoramento destes, bem como a realização de avaliações e encaminhamentos necessários em tempo oportuno, além de oportunizar a supervisão dos ACS. A planilha de consolidado faculta conhecer a incidência de casos suspeitos e/ou confirmados de COVID-19 por área de abrangência das equipes de ESF, bem como facilita o monitoramento dos contatos desses pacientes. Hoje, na nossa região de saúde, somos o Município com menor incidência de casos de Covid-19 e isso se deve a todo empenho e dedicação na adoção de medidas eficazes, na construção e atualização dos processos de trabalhos e atualizações constantes das equipes de saúde. Concluímos que a partir da Implantação da Ficha B de SG juntamente com a planilha compartilhada de agendamento de Testes de COVID-19 entre as Unidades Básicas de Saúde, VIEP, Laboratório e Coordenação da Atenção Básica houve um aumento significativo na identificação de casos suspeitos, testagens e consequentemente um melhor monitoramento e controle de casos suspeitos, confirmados e contactantes destes.
Identificação, Monitoramento, COVID-19