A Rede de Atenção Primária à Saúde do Município de Pato Branco – PR conta com 20 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), 14 Equipes de Saúde Bucal (ESB) e 02 Núcleos Ampliado de Saúde da Família (NASF). Com a elaboração do Plano de Contingência, a equipe de Coordenadores da Secretaria de Saúde passou a redesenhar o arranjo organizativo dos serviços. Após a publicação do decreto municipal frente a pandemia, a primeira estratégia adotada foi o atendimento descentralizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) aos sintomáticos respiratórios, sendo os atendimentos eletivos suspensos, mantendo apenas o acompanhamento das gestantes, crianças de risco e condições agudas. Em um segundo momento, analisando a procura da população aos serviços de saúde, sentiu-se a necessidade do retorno aos atendimentos a população de risco, centralizando os sintomáticos respiratórios em duas unidades sentinelas, uma na região sul e outra na área central. Nestas Unidades, além do atendimento aos usuários, são realizadas as coletas dos exames para evitar deslocamentos da população. Entre outras ações realizadas pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde podemos citar a central de informações telefônicas, o telemonitoramento dos pacientes suspeitos e confirmados para covid-19, o serviço de telemedicina para atendimento de adultos e crianças e, recentemente implantou-se projeto AlertAR, objetivando o monitoramento da oximetria e temperatura dos pacientes com comorbidades e idosos no domicílio
Reestruturar a Rede de Atenção à Saúde para atendimento de casos suspeitos e adotar medidas para redução da mortalidade decorrente da disseminação do novo Covid-19. Monitorar os pacientes para evitar complicações da doença Disponibilizar meios de acesso rápido e confiável às informações Diminuir a circulação desnecessária das pessoas à procura de atendimento
Com a adequação das Unidades de Saúde frente à pandemia houve mudanças quanto às rotinas de trabalho, desta forma os profissionais da Rede foram capacitados para atuar as diversas frente, bem como para adoção de medidas de Biossegurança e utilização de equipamentos de proteção individual (EPI). A seleção dos EPIs leva em consideração à atividade a ser desempenhada e exposição do profissional, a fim de evitar desperdícios. Os profissionais da APS, sob regime de escala de trabalho, realizam atendimentos dos casos suspeitos e confirmados, bem como coleta de amostras para diagnóstico da Covid-19 em uma das Unidades Sentinelas. Esta estratégia de escala visa evitar a sobrecarga e estresse profissional, além de minimizar o risco de contaminação. Para central telefônica de informações, telemonitoramento e teleconsulta, foram realocados profissionais do grupo de risco, seguindo as orientações e os protocolos institucionais. Com a implementação das ações do projeto alertAR, os agentes comunitários de saúde e os alunos voluntários dos cursos de enfermagem e medicina da instituição de ensino local, iniciaram o monitoramento domiciliar dos pacientes de risco e idosos, suspeitos ou positivos para Covid-19. Os dados provenientes das visitas são analisados e registrados no sistema de informação municipal.
No enfrentamento da Pandemia, a Rede de Atenção e da Gestão à Saúde reorganizaram os pontos e os processos de trabalho, com a implantação de serviços estratégicos para atendimento dos casos suspeitos, casos confirmados e monitoramento destes pacientes. As ações desenvolvidas foram de extrema importância para evitar um colapso no sistema hospitalar, proporcionando um melhor atendimento às pessoas e impedindo uma superlotação dos leitos das unidades de terapia intensiva disponíveis no município e região. As equipes de Estratégia Saúde da Família estão acompanhando os grupos prioritários, para que os mesmos não venham a agravar seus casos. Os agentes comunitários de saúde, também seguem com as visitas domiciliares a grupos específicos evitando perder o vínculo já estabelecido na comunidade, e fornecendo as orientações sobre a doença. A odontologia também contribuem com as equipes, na organização do serviço, avaliação dos casos urgentes e coleta de exames para covid-19 através de escala.
A Atenção Primária a Saúde enquanto ordenadora da rede e coordenadora do cuidado, tem um importante papel frete à pandemia, reorganizando-se rapidamente em sua lógica de trabalho para apresentar uma resposta rápida e efetiva no enfrentamento do Coronavírus. Em conjunto com a Rede Municipal, definiram-se responsabilidades de cada esfera da assistência em saúde, visando integralidade das ações na prevenção e monitoramento da doença, bem como na assistência a saúde da população. Todos os profissionais da saúde estão engajados no atendimento a população, afim de que ninguém fique sem assistência.
Covid-19. AtençCovid-19. Atenção Primária à Saúde.Telemonitoramento