Com o advento da Pandemia do COVID19 se iniciaram diversas demandas relacionadas a saúde mental como preocupações, angústias e incertezas provocadas pela nova infecção do COVID 19. Essas demandas estavam relacionadas a geração de ansiedade, medo, agitação e nervosismo da população. Aliado ao fato de se diminuir a exposição dos profissionais da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde desde o dia 26 de março disponibiliza através de contato telefonico ou Whats App atendimento psicológico para a população em tempos da pandemia do COVID . O lema do Serviço é Dor não se compara se ampara sempre! Sinta-se acolhido para dividir as preocupações, angústias e incertezas com a equipe PsiCOVID/Itajubá-MG, composta por psicólogas disponibilizadas pela Prefeitura” A assistência é oferecida todos os dias em esquema de plantão por psicólogas, das 07 horas às 19:00 horas, inclusive finais de semana e feriados
O projeto teve o propósito inicial de acolher as demandas relacionadas a saude mental da população, oferecer conforto e apoio psicológico à população mediante à Pandemia Covid-19.
Cada profissional recebeu da secretaria de saúde um aparelho celular para os quais seriam direcionadas as chamadas de apoio psicológico. A divulgação dos respectivos números foi ampla, pelas redes sociais e site oficial da prefeitura. Os atendimentos iniciaram no dia 26 de março até a data de hoje. A assistência é oferecida todos os dias em esquema de plantão por psicólogas, das 07 horas às 19:00 horas, inclusive finais de semana e feriados. As chamadas que acontecem fora desses períodos são respondidas no dia seguinte, assim que inicia o horário do plantão. Quando a escuta demanda um acompanhamento, o individuo é referenciado para a atenção primária ou para a rede de saúde mental do município com os devidos encaminhamentos. Vale lembrar que, além dos atendimentos oferecidos, acontece semanalmente uma roda de conversa online, tratando de assuntos pertinentes ao momento
O projeto excedeu as expectativas. Foram registrados 2.390 atendimentos em quatro meses abrangendo não somente à população de Itajubá, como também municípios vizinhos, de outros estados e brasileiros morando em outros país.
O presente projeto superou todas as nossas expectativas, podendo contribuir com o apoio especializado de profissionais da área de psicologia para aqueles com dificuldades em administrar suas emoções e sofrimentos gerados pela Pandemia. Entendemos que as pessoas se sentem acolhidas e percebidas em suas queixas, medos e preocupações.
Dor não se compara, se ampara sempre