No início do Mês de Agosto de 2020 foi implantado o programa de monitoramento de oximetria de sintomáticos respiratórios de grupo priorizado com COVID-19 confirmada em monitoramento via Call Center. A Secretaria de Saúde de Campo Largo conta com um Call Center que realiza o monitoramento dos pacientes suspeitos e confirmados da COVID-19. Esta equipe fica responsável pela identificação dos pacientes que se encaixam nos critérios do programa e encaminham para uma equipe que realiza a inserção do paciente no programa. Este paciente é cadastrado neste monitoramento, organizado rota de entrega domiciliar do equipamento preferencialmente a partir do 7ª dia de sintomas e retirada no 14º dia de isolamento domiciliar. Um Profissional de saúde devidamente paramentado realiza a entrega do equipamento e realiza orientação do uso do aparelho, esclarece dúvidas e recolhe o Termo de Cessão de uso do oxímetro assinado. Diariamente a equipe de monitoramento realiza contato telefônico e avalia os valores da oximetria identificando sinais de alerta e realizando as orientações necessárias.
Identificação da hipóxia silenciosa nos pacientes pertencentes ao grupo de risco da COVID-19 através da cessão temporária de um aparelho de oximetria Realizar monitoramento dos pacientes do grupo de risco da COVID-19
Foi estabelecido os seguintes grupos de risco para fornecimento dos oxímetros. * faixa etária acima de 50 anos * faixa etária abaixo de 50 anos e grupo vulnerável: Gestante, puérpera (até 45 dias do parto), Diabetes mellitus, HAS, obesidade, tabagismo, doenças crônicas (cardiovascular, hepática, renal, hematológica, doença pulmonar), imunossupressão (Ex.: HIV/AIDS, câncer, uso de imunossupressor - imunobiológico, glicocorticóide, quimioterapia, radioterapia) Os pacientes são planilhados e organizado as rotas de entrega. Uma profissional de saúde realiza a organização dos equipamentos que contam com numeração de patrimônio que auxilia na separação e controle dos aparelhos enviados. Esta servidora realiza a entrega domiciliar do aparelho e de documento para registro dos valores de oximetria e esclarece todas as dúvidas. Um Fisioterapeuta realiza o monitoramento diário por contato telefônico e avalia os valores da oximetria, caso o paciente apresentar qualquer sinal de alarme é orientado a procurar o serviço de urgência/emergência. Os sinais de alarme são: saturação de O2 menor de 94 % em ar ambiente associado a falta de ar, vômitos incoercíveis, alteração do nível de consciência e febre persistente por mais de 24 horas.
Desde o início da implantação deste programa foram monitorados mais de 30 pacientes, sendo que 20 % apresentaram sinais de alerta e necessitaram de atendimento especializado. Observou-se que os pacientes em monitoramento com o equipamento de oximetria realizaram o uso correto o aparelho, foram orientados e receberam todo o acompanhamento necessário. A identificação da hipóxia silenciosa contribui para intervenções mais rápidas dos casos, internamento precoce dos pacientes com agravamento dos sintomas e recuperação mais acelerada dos pacientes.
O projeto de oximetria foi inovador e diferenciado para os pacientes do grupo de risco em monitoramento da COVID -19, sendo que dos pacientes cadastrados neste programa 20 % apresentaram sinais de alarme e foram encaminhados para serviços especializados para intervenções necessárias.
hipóxia silenciosa, oximetria, covid-19, moniotramento