Em tempos de pandemia da Covid-19 e da necessidade de distanciamento social, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) de Amarante-PI, com o intuito de manter a qualidade dos serviços ofertados e segurança dos seus usuários intensivos, semi-intensivos e não intensivos, segue promovendo ações de saúde mental através de diferentes recursos como telefone, whatsapp, presencial (quando necessário) e também por meio de “delivery”, com entregas rápidas na casa de cada usuário intensivo, considerando sempre os cuidados recomendados pela OMS. O centro também está promovendo atividades pedagógicas, manuais/artesanais, doação de alimentos, entre outras ações programadas para a continuidade dos serviços destinados aos usuários durante a pandemia.
• Dar continuidade e manter a qualidade dos atendimentos em saúde mental realizados no período da pandemia da Covid-19 • Acolher, visitar, orientar e encaminhar as famílias e usuários, buscando uma melhoria da qualidade de vida e promoção da saúde mental • Levar até o usuário atividades pedagógicas e manuais/artesanais para proporcionar o desenvolvimento pessoal, acesso ao conhecimento e entretenimento aos usuários intensivos • Proporcionar a realização de atividades físicas leves, em casa e melhorar a flexibilidade e coordenação motora, através de vídeos demonstrativos e envio de materiais • Realizar atendimentos individuais online e presencial (quando de urgência/crise) com orientações e informações • Garantir alimentação saudável aos usuários intensivos durante o período que durar a pandemia e • Manter a entrega de medicações e orientar sobre o uso correto.
Diante do contexto em que estamos inseridos, no qual vivemos uma pandemia causada pelo novo coronavírus e da necessidade do distanciamento social, lançamos mão de novas metodologias de trabalho, dentre as quais citamos: • Atendimentos psicológicos e orientações através de teleatendimento e whatsapp • Atendimentos e visitas domiciliares, psiquiátricos e psicológicos, em casos de urgências/crises • Comemoração de datas festivas e importantes através de “delivery”, com animação e entrega de lembranças aos usuários intensivos • Doação de cestas de alimentos mensalmente aos usuários intensivos • Envio de kits de materiais para a realização de atividades pedagógicas e manuais/artesanais, orientados pela pedagoga e artesão • Gravação e envio de vídeos demonstrativos e materiais para a realização de execícios físicos, orientados por educador físico • Gravação e envio de vídeos educativos, com orientações e informações sobre temáticas diversas (higienização, uso da mascara e cuidados com o álcool 70%, orientações sobre saúde mental, entre outros) • Elaboração e distribuição de cartilha sobre o enfrentamento ao estresse em tempos de pandemia, para a população em geral • Manutenção da entrega de medicamentos psicotrópicos através da farmácia do CAPS I, mediante orientação e prescrição médicas • Visitas e orientações da enfermagem (quando solicitadas), além de aplicação de psicotrópicos injetáveis • Divulgação de informações sobre saúde mental através dos meios de comunicação.
Os resultados destas novas estratégias mostram a melhoria na qualidade de vida, produção de conhecimentos e entretenimento, além de desenvolvimento pessoa e promoção de saúdel aos usuários que frequentam o CAPS I, e que durante a pandemia encontram-se afastados fisicamente.
Diante dos trabalhos realizados conclui-se que as atividades desenvolvidas pelo CAPS I, principalmente no período da pandemia, são muito importantes para a manutenção do trabalho oferecido aos usuários do Caps I, assim como da melhoria na qualidade de vida e da promoção de saúde mental desta, evitando o agravamento das doenças de cunho psicológico durante a pandemia da Covid-19 e o contexto de distanciamento/isolamento social.
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