O presente trabalho visa relatar a experiência de residentes do Programa Estadual de Residência Multiprofissional Regionalizado em Saúde da Família no enfrentamento e combate à pandemia do novo coronavírus no município de Bom Jesus da Lapa, Bahia, do mês de março até os dias atuais. Diante do atual cenário, se faz necessário que os residentes desenvolvam estratégias para a atuação no território através do trabalho em equipe, no intuito de atender às necessidades de saúde e minimizar os danos ocasionados pelo covid-19. A equipe multiprofissional de residentes das áreas de nutrição, enfermagem, psicologia, educação física e fisioterapia possuem como principal campo de atuação a Estratégia de Saúde da Família Nelson Rodrigues de Barros, situada numa área marcada por grandes vulnerabilidades sociais.
Diante do exposto, surgiu então a seguinte questão norteadora: Quais ações podem ser desenvolvidas para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no município de Bom Jesus da Lapa - Bahia? Para responder tal questão, definiu-se como objetivo geral: Relatar atuação multiprofissional de residentes no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no município de Bom Jesus da Lapa – Bahia.
Trata-se de um relato de experiência sobre a atuação multiprofissional de residentes no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no município de Bom Jesus da Lapa - Bahia. O relato de experiência descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para uma área de atuação. Dessa forma, consiste em revelar considerações que sejam significativas para a saúde, através da descrição de uma vivência que contribua para a discussão, a troca de experiências e proposição de ideias para melhoria do cuidado na saúde. Nesse sentido, o relato de experiência pode ser relevante para alertar os profissionais da área e indicar novos caminhos, pois é possível identificar os pontos positivos vivenciados, bem como as dificuldades encontradas, desdobramentos e limites, contribuindo para ampliar o efeito da vivência, abrindo possibilidades para outros estudos e experiências.
com o objetivo de passar informações de forma clara para a população e desmistificar as que são propagadas nas mídias sociais de forma inadequada, foram criados conteúdos digitais sobre algumas temáticas como alimentação, estilo de vida saudável, higienização dos alimentos e imunidade. Para estimular a prática de atividades físicas em domicílio foram desenvolvidos vídeos instruindo a realização dos mesmos. Devido ao aumento significativo de violência contra a mulher, crianças e idosos, a fim de reforçar sobre os direitos existentes nesses grupos, foram disponibilizados materiais nas redes sociais, conforme rege as leis e estatutos. No intuito de reduzir os danos psicopatológicos causados pelo isolamento social e a pandemia, foi criado o grupo terapêutico “ansiedade na medida” através de um aplicativo, além de atendimento psicológico online para população. Para auxiliar no funcionamento adequado do comércio foi elaborado um cartaz com orientações referentes a higienização e cuidados preventivos da doença. Atrelado a isso, foi realizado uma ação no mercado municipal juntamente com a vigilância sanitária e profissionais da saúde. Os residentes têm atuado também como coordenadores nas barreiras sanitárias com o apoio da polícia militar, guarda municipal e outros profissionais de saúde. Ademais, realizam monitoramento e notificação de pacientes suspeitos junto à vigilância epidemiológica.
Com a chegada da pandemia, inúmeros têm sido os desafios enfrentados na Atenção Básica para manutenção da assistência aos pacientes. O desconhecimento da doença, a disseminação de informações falsas e o isolamento social, dentre outros aspectos, têm exigido dos profissionais constantes atualizações sobre o covid-19, para orientar a população no enfrentamento e combate à pandemia. A atuação multidisciplinar dos residentes com foco na integralidade do cuidado tem contribuído para redução de danos e controle da disseminação da doença. Nessa perspectiva, o atual cenário tem contribuído para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências no âmbito da saúde da família.
Saúde da Família Coronavírus Atenção Primária à Saúde.