Os primeiros casos da Covid-19 surgiram em dezembro de 2019, na China, progressivamente se disseminando para outros países. Em janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional e, em fevereiro, no Brasil, foi declarada Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional. Em março, declarou-se Situação de emergência em Salvador, capital do estado da Bahia, cuja população está entre as três maiores do país. A gestão e organização da saúde no município de Salvador é descentralizada em doze Distritos Sanitários (DS) com distintas características territoriais e populacionais. O Distrito Sanitário de Brotas, com 217.984 habitantes e 37 bairros, adotou medidas de contingência com ações coordenadas pela gestão distrital adequadas à realidade territorial para o enfrentamento da pandemia. Este trabalho trata do processo de elaboração de informes epidemiológicos pela gestão distrital em parceria com a Universidade, enquanto uma estratégia adotada pelo DS Brotas para o enfrentamento à Covid-19 adotada pelo DS Brotas. Os Informes Epidemiológicos configuram-se como uma estratégia de Informação em Saúde que possibilita a divulgação da situação epidemiológica, dando visibilidade aos agravos e às ações de enfrentamento em determinado território. No atual cenário, caracterizam-se como uma importante ferramenta de comunicação para tomada de decisão de gestores locais.
Relatar a experiência sobre a produção de Informes Epidemiológicos no Distrito Sanitário de Brotas, a partir da articulação da gestão distrital/chefia de informação e vigilância epidemiológica com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com área de concentração em Planejamento e Gestão em Saúde, em Salvador-Ba. Os informes foram direcionados aos gestores e profissionais dos serviços de saúde, a fim de subsidiar ações e decisão para enfrentamento da pandemia.
Os Informes Epidemiológicos foram produzidos pela chefia do setor de Informações e de Vigilância Epidemiológica do DS Brotas com a colaboração das Residentes de Saúde Coletiva e supervisora docente. Para sua produção foram consultados documentos do Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS/ SSA). Os dados nacionais foram coletados através do Painel Coronavírus (MS) e os locais, através de Boletins Epidemiológicos da SMS/SSA. Para a diagramação dos informes foi utilizado o Microsoft Publisher, software do pacote office disponível para acesso no DS. Foi utilizada uma linguagem técnica, uma vez que o público-alvo do documento foram profissionais da área de saúde. Cada Informe foi dividido em duas partes, uma contendo dados nacionais, estaduais e municipais e outra, voltada para informações distritais. Nesta, dados sobre a Covid-19 no DS Brotas foram organizados em um quadro comparativo segundo bairros de residência. Em outro quadro, foram elencadas ações realizadas pela gestão e profissionais locais. Espaços não preenchidos foram completados com informações relevantes, como avisos e lembretes importantes para a gestão distrital. A publicação dos informes é quinzenal e no período de abril a julho de 2020 registra-se 08 informes publicados. Os Informes foram divulgados para as Unidades de Saúde e parceiros do DS através de correio eletrônico e publicação na Intranet.
A produção dos informes epidemiológicos possibilitou a sistematização dos dados – casos confirmados, caracterização dos casos segundo aspectos demográficos e sociais, óbitos – e das ações realizadas relacionadas ao enfrentamento da Covid-19 no território. A divulgação dos Informes Epidemiológicos configurou-se como uma estratégia que favoreceu a circulação da informação em saúde no território do DS Brotas e conferiu visibilidade às ações realizadas no enfrentamento à Covid-19, fomentando a multiplicação das ações executadas e o desenvolvimento de novas ações. A periodicidade quinzenal conferida para a publicação dos Informes oportunizou o acompanhamento sistemático dos gestores locais sobre a evolução do número de casos de Covid-19, subsidiando processos de tomada de decisão para enfrentamento e controle da doença. Cabe destacar que a produção e divulgação dos Informes Epidemiológicos pelo Distrito Sanitário de Brotas estimulou a adoção de tal estratégia em outros DS no município. A estratégia aqui apresentada, portanto, despertou a importância de produzir e divulgar informação atualizada sobre a situação da Covid-19 por território distrital.
O monitoramento da situação epidemiológica local, enquanto uma das ações adotadas pelos gestores para enfrentamento da pandemia de Covid-19, possibilita estimar a velocidade do adoecimento populacional e, assim, programar ações para o seu enfrentamento. No entanto, para otimizar o processo de Planejamento e Gestão, faz-se necessária a sistematização dos dados e a produção da informação para disseminação aos gestores e profissionais de serviços de saúde locais. A divulgação destas informações contribui com a avaliação do cenário epidemiológico, o planejamento de ações adequadas e o aprimoramento de medidas de controle. Deste modo, os Informes Epidemiológicos apresentam-se como uma importante estratégia de publicização da situação epidemiológica da Covid-19 do nível local ao nacional. Trata-se de um recurso que dá visibilidade às medidas de contingenciamento realizadas para o enfrentamento da pandemia e favorece o processo de tomada de decisão pelos gestores locais, podendo ser replicado em outros municípios do país.
Vigilância Epidemiológica Informação em Saúde Covid-19 Coronavírus Gestão e Planejamento em Saúde Informe Epidemiológico Comunicação em Saúde