A doença provocada pelo Coronavírus 2019 (COVID-19) é uma causada pelo novo vírus SARS-CoV-2. Ela se espalhou da China, a partir da cidade de Wuhan, para muitos outros países ao redor do mundo. Diante deste impacto de âmbito mundial, a COVID-19 foi classificada como pandemia. Provoca abruptas mudanças, prejuízos na economia e na vida cotidiana dos cidadãos, e em especial nos serviços e trabalhadores da saúde. O trabalho em saúde, em geral, se caracteriza por ser uma atividade com importante sofrimento psíquico, sobretudo pela sobrecarga relacionada ao trabalho, e o enfrentamento de situações limítrofes no cotidiano do processo de trabalho. Diante de uma condição de pandemia sem precedentes, como vivencia-se atualmente, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Salvador – Cerest Salvador, órgão responsável por desenvolver ações de vigilância e atenção em saúde do trabalhador, que vem participando do enfrentamento à COVID19, propôs-se a oferecer um espaço virtual de escuta e acolhimento aos profissionais de saúde que estejam no enfrentamento direto e experimentando situações potencialmente promotoras de sofrimento psíquico.
Realizar acolhimento psicológico remoto para profissionais de saúde da rede pública e privada de Salvador que estão atuando no enfrentamento direto e indireto à COVID19. O acolhimento psicológico não tem cunho psicoterapêutico, e se constituiu como um espaço de escuta qualificada, legitimação e esclarecimento dos sintomas relatados, de forma a auxiliar no manejo do sofrimento psíquico relacionado à situação atual. O público alvo pretendido eram trabalhadores de saúde que apresentassem sintomas psíquicos como ansiedade, medo, alterações de humor, irritabilidade, dentre outros. Contudo, ao longo do 5 meses de serviço impantado, trabalhadores de outras categorias que buscaram o serviço, foram inicialmente acolhidos, e encaminhados para serviços de saúde mental da rede pública e privada.
A proposta consiste em realizar acolhimento psicológico virtual (por ligação telefônica e ou aplicativo de mensagens) para trabalhadores da saúde que estão atuando no enfrentamento à COVID19. Tal intervenção, bastante inovadora na Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, buscou acolher o trabalhador em sofrimento, através do atendimento remoto, com uma escuta cuidadosa, identificando sua necessidade prioritária no momento e buscando estabelecer um laço de empatia que garantisse a investigação do problema central e realização dos devidos desdobramentos. Duas psicólogas que atuavam no eixo assistencial do Cerest foram designadas para realizar esta atividade, receberam telefones celulares istitucionais e o serviço foi divulgado amplamente através de redes sociais do Cerest, da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura de Salvador. A proposta inicial era que as ligações tivessem um limite máximo de 20 minutos, contudo, a partir da experiência vivenciada, cada caso foi tratado individualemente e alguns pacientes seguiram sendo acompanhados nas suas demandas, através de ligações e mensagens por aplicativos. Após habilitação das profissionais no Conselho Ferederal e Regional de Psicologia na plataforma e-psi de acordo com a resolução CFP nr 11/2018 o processo foi implementado. Além do atendimento virtual foram desenvolvidos mídias facilitadoras para a compreensão sobre os transtornos psíquicos e sintomatologia, bem como recursos para mitigar o sofrimento por eles provocados.
Os atendimentos foram iniciados no dia 26 de março de 2020, no turno vespertino, permanecendo ativo até os dias atuais. Foram realizados, até o momento, 520 atendimentos, em caráter de acolhimento e apoio psicológicos. Demandaram ações subsequentes como aconselhamento, orientação e encaminhamento para outros serviços que pudessem atender à demandas diversas que impactavam na saúde mental do trabalhador, tais como: questoes psicológicas graves psiquiátricas, questões ambientes e processos de trabalho, documentos técnicos nas três esferas do executivo, queixas e denúncias relativas à situações familiares, dentre outros. A estratégia desenvolvida garantiu suporte ao trabalhador durante todo o tempo, para ressignificar um momento de intenso sofrimento, gerador de ansiedade, incertezas e preocupações diversas. As orientações/aconselhamentos referentes à recorrentes questões que envolviam processos e ambiente de trabalho trouxeram resultados satisfatórios, com a promoção de um novo olhar do trabalhador para si e o seu trabalho, além de despertar uma disposição para condutas mais assertivas e focadas em evidências das situações vivenciadas. O gerenciamento do medo e do pânico também apresentaram bons resultados com manejo através das técnicas e ferramentas utilizadas, muitos eficazes diante da impossibilidade da realização do trabalho psicológico tradicional.
O serviço de psicologia remoto, do Centro de Referencia de Saúde do Trabalhador – Cerest Salvador, apresentou-se como uma iniciativa inovadora e desafiadora desconstruindo crenças e criando novas possibilidades de cuidado. Como toda novidade, introduziu um grau de incerteza e expectativa, e foi se construindo enquanto acontecia. No início dos atendimentos dúvidas e resistências ocorreram, de parte a parte, e a medida em que os objetivos de acolher, orientar e mitigar o sofrimento foram sendo alcançados, o serviço foi solidificando-se como importante recurso para o enfrentamento dos desafios impostos pela Covid-19 aos trabalhadores de saúde. Revelou-se um processo produtivo criativo e com potencial para ampliar a sua aplicabilidade no atendimento à indiscutível demanda dos trabalhadores aos serviços de saúde mental no pós pandemia. O atendimento psicológico virtual pode coexistir com o atendimento presencial. A sua importância diante de emergências como a que vivemos, aliada às ferramentas que potencializem a sua utilização, convida a novas formas de fazer psicologia sem fugir dos princípios da cientificidade, da ética e em perfeita adequação aos desafios e necessidades ora apresentados.
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