Estamos vivendo um momento de crise devido a pandemia do Covid 19, doença que surgiu na China final de 2019, e que vem se espalhando nos países. Cerca de 90% dos casos de pessoas infectadas pelo Covid 19 é resolvido na atenção básica, e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, a forma mais eficaz de diminuir a contaminação é o distanciamento social. Então propomos aproximar a comunidade à sua equipe de saúde da família através da tecnologia que já temos e que a maioria dos brasileiros possuem: whatsapp. Dessa forma poderemos identificar, prever, informar e tratar a doença. Evitando aglomerações desnecessárias no centro de saúde. O município de Itapiratins fica no Tocantins e tem aproximadamente 3700 habitantes, onde contamos somente com uma Unidade Básica de Saúde, sendo este o único centro de atendimento que temos.
Monitoramento da saúde da população através do aplicativo whatsapp. Realização de atendimento online Avaliação da necessidade de atendimento presencial Identificação de pessoas sintomáticas Orientação sobre sinais e sintomas da covid 19, e sobre o isolamento.
Foi criado a central de informação, monitoramento e combate ao Coronavírus em maio do presente ano, onde foi disponibilizado dois números de telefone e de whatsapp, para que qualquer individuo pudessem entrar em contato. Para este serviço houve a necessidade de contratação de um enfermeiro para fazer essa triagem online das pessoas e direcionar pra o respectivo serviço na saúde. Nesta central ficaram dois profissionais sendo um enfermeiro e um psicólogo. Uma peça fundamental está sendo o trabalho desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde no monitoramento e orientação das pessoas através dos grupos criados no whatsapp, onde diariamente trocam informações sobre os dados epidemiológicos da covid 19 do município, sinais e sintomas, buscam o estado de saúde de cada morador da sua área, e se detectado alguma pessoa suspeita encaminham online para a central de informação.
Ate hoje dia 24 de setembro, foi contabilizado 598 atendimentos da central de informação, sendo estes tanto por whatssapp como por ligação. Conseguimos manter o atendimento de rotina da Unidade Básica de saúde, como o pré-natal, atendimento dos hipertensos, diabéticos, hanseníase e outros, sem por em risco estes grupos, pois as pessoas suspeitas são assistidas online e quando necessário o atendimento presencial são agendadas em outros horários. Com a facilidade do acesso via internet, rapidamente é possível identificar, prever, informar e tratar a doença, evitando um tratamento tardio e complicações. Foi diagnosticado até o o momento 148 casos confirmados onde 12 encontram-se ativos, e 136 curados, 321 descartados, 00 hospitalizados e nenhum óbito.
A nossa maior preocupação era em como estruturar nossa única Unidade Básica de Saúde para não interromper os atendimentos e ao mesmo tempo manter um atendimento seguro. Percebemos então que a implantação da central online e o trabalho realizado pelos agentes comunitários de saúde está sendo de grande funcionalidade para o momento que estamos vivendo.
central de informação, atendimento online, agentes comunitários de saúde.