Este projeto originou-se em meados de março de 2020, com a chegada do novo coronavírus (SARS-COV2) COVID-19, como forma de prevenção e contenção do contágio, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro RJ/ Vigilância Epidemiológica foi a suspensão das atividades coletivas, como as aulas presenciais de atividades físicas na Academia da Saúde, atingindo um público ativo e assíduo, com faixa etária entre 24 a 86 anos, predominantemente do sexo feminino.
A rotina dos usuários mudou drasticamente, cada um em sua residência, assustados e com um novo estilo de comportamento, protocolos de higiene e afastamento do convívio social.
Neste contexto, a Atenção Primária à Saúde/Academia da Saúde utilizando sua rede de cuidado preventivo, avaliando o efeito que o impacto do distanciamento social acarretaria na vida dos usuários, iniciou ações com o objetivo de reduzir o efeito do sedentarismo e amenizar a diminuição do convívio social.
A forma encontrada foi a utilização da tecnologia através do grupo de WhatsApp, estimulando os usuários para continuar a praticar atividade física regular e orientada, mantê-los participativos e informados sobre os protocolos preventivos do coronavírus, com otimismo e esperança, com saúde e qualidade de vida, nesse novo estilo temporário de viver.
Incentivar os usuários da Academia da Saúde a continuação da prática de atividades físicas , com as devidas orientações de acordo com desempenho fisiocorporal, faixa etária e segurança;
Promover encontros diários do grupo, onde todos sintam-se incluídos, com apoio mútuo, com qualidade e bem-estar sobre esse novo estilo de vida;
Utilizar a tecnologia de informação e comunicação através do WhatsApp com vídeo chamadas, aproximando os usuários e realizando ações de educação em saúde e orientações sobre o COVID-19.
O distanciamento social proposto pelas autoridades de saúde no enfrentamento ao novo coronavírus suspendeu os encontros presenciais nas aulas coletivas de atividade física na Academia da Saúde. As atividades eram dinâmicas, envolvendo: força muscular, equilíbrio, coordenação motora, alongamento, melhorias no condicionamento cardiorrespiratório, interação, socialização e redução no índice de doenças crônicas.
Nesse contexto, diante das incertezas, preocupações com o sedentarismo e com algum possível impacto psicossocial que poderia atingir este público, utilizando a rede de tecnologia da informação e comunicação, realizamos propostas que foram aceitas pelo grupo. Inicialmente propusemos um encontro diário de segunda a sábado com horário predefinido e intitulado “Café da Manhã”onde propiciamos a interação entre os participantes através de bate papo com orientação sobre os protocolos de prevenção ao COVID-19, as dúvidas existentes e relatos da vivência de cada um frente a pandemia. Com o passar dos dias, os encontros diários foram ficando cada vez mais interessantes, com assuntos como: culinária, horta caseira, artesanato, literatura e filmes.Uma segunda proposta igualmente aceita, foi a realização de vídeos aulas com atividades físicas para serem feitas em casa com dicas para manter uma boa imunidade.Tudo isso recheado com muita esperança em dias melhores,com diálogos de esperança, de cuidados , estímulos e o incentivo para utilização das ferramentas de tecnologia.
Considerando que o distanciamento social definido como medida preventiva e efetiva na pandemia do COVID-19, poderia causar prejuízo de ordem física, social e cognitiva na vida dos usuários assíduos na Academia da Saúde, buscamos alternativas para atender este púbico, uma vez que toda a rotina foi modificada, isso não significa que os integrantes do grupo acostumados com uma convivência saudável precisariam se manter isolados sofrendo de solidão. Utilizamos como estratégia a tecnologia para aproxima-los.
Com o objetivo de comprovar resultados atingidos com os diversos temas abordados no bate papo do “Café da manhã” e os exercícios realizados nas vídeo aulas, o cotidiano das usuárias foi registrado em fotos mostrando o que estão fazendo para tornar os dias mais leves, prazerosos e com esperança em dias melhores. Essas fotos foram transformadas em vídeo que evidencia a importância do trabalho que está sendo realizado .
Com a epidemia da COVID-19, tornou-se necessário a adoção de um trabalho diferenciado, com a adesão ao home office, buscou-se através da tecnologia formas de lidar com este desafio. Assim, a Atenção Primária à Saúde/ Academia da Saúde, com o olhar preventivo mobilizou os usuários em encontros virtuais, os mantendo unidos, ativos( físico e cognitivo), contribuindo para a manutenção da saúde com qualidade e bem- estar.
Depoimentos e fotos evidenciam o sucesso alcançado pelo trabalho realizado e a mudança na vida diária das alunas durante período pandêmico.
“ Nesse cenário pandêmico, a importância dos meios de comunicação foi essencial para a troca de experiências e mensagens mútuas no processo de construção deste trabalho”, ponderou Hélia Maria, Profissional de Educação Física .
COVID-19, distanciamento social, atividade física e tecnologia.