Neste período atípico da pandemia do covid-19, onde serviços de saúde foram impactados com as novas demandas e condutas, os portadores de doenças crônico não transmissíveis - DCNT receberam alerta de maior risco de complicações e mortalidade, demandando continuamente cuidados da Atenção Básica. Enquanto a pandemia se desenvolve, estas morbidades permanecem no seu percurso afetando continuamente a população. O tratamento farmacológico é essencial nestes casos, e as farmácias municipais tornaram se ponto estratégico de assistência a este grupo. Em Divinópolis, cidade do centro-oeste mineiro, com 240.408 habitantes (2020), onde ocorreu o primeiro caso de covid-19 em Minas Gerais, para manter o funcionamento da rede de farmácias municipais, foram necessárias adaptações para garantir a segurança do acesso. Rapidamente foram adotadas medidas de prevenção, com reorganização física e dos processos de trabalho das unidades farmacêuticas provendo segurança ao acesso dos pacientes e condições adequadas de trabalho para os servidores lotados nestes serviços.
Prover segurança no processo de trabalho da Assistência Farmacêutica, oferecendo atendimento continuo à população e acesso a medicamentos.
A rede de assistência farmacêutica do município de Divinópolis é composta por 5 farmácias municipais, 4 farmácias especializadas e 1 Central de Abastecimento Farmacêutico. No mês de março de 2020, logo após o registro do primeiro caso de covid-19, ainda não havia consenso sobre as medidas a serem adotadas; com base nas orientações da Organização Mundial de Saúde, as primeiras medidas no âmbito da Assistência Farmacêutica foram a adoção de equipamentos de proteção individual – EPI para todos os servidores: mascaras cirúrgicas, luvas, protetor facial e álcool a 70%. Em seguida foi feita a reorganização espacial do acesso às farmácias, com o controle de entrada, exigência de uso de mascaras no acesso, higienização das mãos com álcool a 70%; foram pintadas marcações com 1,5m de distanciamento no chão, na área externa de todas as farmácias; naquelas com atendimento interno foram instaladas barreiras físicas para distanciamento dos guichês. Tecnicamente, as prescrições médicas passaram a ser dispensadas para 90 dias de tratamento. Na maior farmácia da rede, onde ocorre atendimento do componente básico e especializado, foi criado um sistema informatizado de agendamento, com acesso online na pagina da prefeitura, pelo telefone e por aplicativo. A adoção do agendamento reduziu a aglomeração tornando as normas sanitárias mais efetivas. Agora o agendamento está sendo ampliado para as outras unidades e outros serviços.
A adoção de medidas de controle precoce frente à pandemia do covid-19 garantiu segurança aos profissionais de saúde para o desempenho de suas atividades. A associação do uso de EPIs, desinfecção e distanciamento, com a restrição de acesso por controle do numero de usuários na área da farmácia se mostraram efetivos na redução do contagio. De março a agosto de 2020, somente 0,5% do total de servidores da farmácia testaram positivo para covid-19, sendo que o estudo dos casos apontou para contagio intradomiciliar e não laboral. Com o fornecimento de medicamentos para 90 dias e o agendamento online, o fluxo de pacientes por dia caiu em torno de 60%, prevenindo as aglomerações mas garantindo o acesso ao medicamento, principalmente aos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e transtornos mentais. O sistema de agendamento desenvolvido para a farmácia vai ser ampliado para outras Unidades e já foi instalado em outros órgãos do governo municipal.
A associação do uso de EPIs, desinfecção e distanciamento, com o controle do acesso do numero de usuários na área da farmácia se mostraram efetivos na prevenção do coronavirus. Com o fornecimento de medicamentos para 90 dias e o agendamento online, o fluxo de pacientes por dia caiu em torno de 60%, prevenindo as aglomerações mas garantindo o acesso ao medicamento, principalmente aos portadores de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes e transtornos mentais. Do total de servidores lotados no serviço de farmácia do município, só 0,5% testou positivo para o covid-19 em 6 meses de pandemia.
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