A pandemia da Covid-19 tem exigido adequações muito rápidas dos sistemas de saúde, e nesse contexto a assistência farmacêutica precisou se reinventar nesse cenário, experimentando o reconhecimento como área da saúde, com grande relevância e reconhecimento social, o que resulta na responsabilidade de responder à altura. Assistência Farmacêutica é o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. O município de são Leopoldo é composto pela Assistência Farmacêutica Básica (Farmácia Municipal e Farmácia Distrital/CS Feitoria), Assistência Farmacêutica Especializada (Farmácia de Medicamentos Especializados), por uma Farmácia Móvel e pela UDM (Unidade Dispensadora de Medicamentos) localizada no SAE. A Assistência Farmacêutica Básica tem por objetivos: a) ampliar o acesso e garantir o uso racional dos medicamentos, b) integrar a assistência farmacêutica às demais políticas de saúde, c) otimizar os recursos financeiros existentes, d) incorporar e integrar o farmacêutico na RMS, e) desenvolver e capacitar recursos humanos para implementar a assistência farmacêutica e f) tornar a gestão mais eficiente.
Objetivo é facilitar o acesso dos pacientes aos medicamentos básicos e a assistência farmacêutica para o enfrentamento da COVID-19.
O Município de São Leopoldo está localizado na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul e conta com sistema de gestão plena do sistema de saúde. A Farmácia Móvel surgiu como alternativa de levar a assistência farmacêutica aos diversos locais do Município, consistindo em uma ambulância adaptada destinada à dispensação de medicamentos da lista básica do município (Remume). Os medicamentos são transportados e dispensados na própria unidade móvel. O mesmo desloca-se até as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros, e também acompanha a unidade móvel de saúde. O serviço é realizado por um farmacêutico com o auxílio de um estagiário do curso de Farmácia e um motorista disponibilizado pela Prefeitura. Possui um cronograma fixo o qual atende cada região do Município, sendo divulgado nas redes sociais da Prefeitura Municipal, funcionando de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde conforme cronograma prévio.
Desde a sua implantação em março 2020, já foram atendidos 1691 usuários. A Farmácia móvel garantiu o acesso aos medicamentos aos pacientes dos bairros, beneficiando os usuários com dificuldade de locomoção ou que fazem uso continuo de medicamentos e que frente a pandemia continuaram tendo sucesso terapêutico.
A Farmácia móvel tem sido uma experiencia positiva pois este formato de assistência farmacêutica proporciona que o farmacêutico desempenhe sua função de maneira mais eficiente e com disponibilidade de tempo para orientar os pacientes frente ao uso correto aos medicamentos, principalmente na necessidade da não interrupção do seu tratamento frente a pandemia da COVID-19. A percepção da população mudou positivamente em relação ao papel do farmacêutico frente ao seu cuidado. Durante a pandemia essa nova configuração da assistência farmacêutica proporcionou a continuidade do tratamento principalmente aos pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, evitando o deslocamento e estimulando o isolamento social.
Farmácia Móvel, Assistência Farmacêutica, acesso medicamentos, tratamento medicamentoso frente Covid-19