A pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) tem gerado diversas repercussões de extensa magnitude nos mais diversos âmbitos. Diante desse novo cenário, experiências mundiais geram conhecimento científico, fornecendo insumos para o seu controle e auxiliando na tomada de decisões para fins de saúde coletiva. No Estado de Santa Catarina (SC), dois primeiros casos importados foram confirmados em 12 de março. No dia seguinte, houve o primeiro caso suspeito no município de Tubarão, localizado 144km ao sul da capital de Santa Catarina, Florianópolis. Tubarão foi um dos primeiros municípios do estado com registro de transmissão comunitária do SARS-CoV-2 e, no início da epidemia no país, chegou a ser considerada o terceiro epicentro da COVID-19 no Brasil. Diante disso, como ação estratégica foi criado o Centro de Operações de Emergências Municipais de Saúde, constituído por equipe de servidores da FMS, agentes da Vigilância em Saúde (Vigilância Sanitária e Epidemiológica) e da Atenção Básica (Estratégia Saúde da Família – ESF). Estes profissionais recebem informações clínicas e epidemiológicas de todos os casos suspeitos e confirmados de COVID-19 notificados no município, realizam seu monitoramento de forma regular e estão à disposição do público para esclarecimentos e solução de dúvidas. O órgão foi criado diante da demanda da população e dos profissionais da saúde que necessitavam de orientações, informações e direcionamento frente a nova doença que surgira.
A criação do COEMS – Centro de Operações de Emergência Municipal em Saúde de Tubarão almejou: Suprir a demanda da população e dos profissionais da saúde a respeito de informações técnico-científicas que até o momento eram escassas e descentralizadas; direcionar e referenciar os pacientes ao serviço de saúde em caso de sintomas gripais; centralizar os dados dos casos da infecção pelo novo coronavírus no município, sejam eles advindos de serviços públicos ou privados; monitorar os casos suspeitos e confirmados da doença; operacionalizar a testagem da população em larga escala através da organização de mutirões no sistema de drive-thru para teste rápido e cabine de coleta para PCR; rastrear e orientar contatos próximos e domiciliares dos casos confirmados; reportar as informações supracitadas ao gestor de saúde local e subsidiar os boletins oficiais do município; sugerir eventuais providências cabíveis; monitorar a eficácia das medidas até então adotadas visando o controle da pandemia.
Casos suspeitos da infecção pelo SARS-CoV-2 notificados pela ESF, Policlínica, laboratórios clínicos privados ou hospitais, passam a ser monitorados pelo COEMS. A notificação é realizada através de uma plataforma online estabelecida pelo município de Tubarão, tendo em vista que o Ministério da Saúde determinou a notificação compulsória apenas dos pacientes hospitalizados. Os dados da notificação municipal são unificados em uma planilha única que reúne todos os pacientes suspeitos ou confirmados do município, bem como seus dados pessoais, informações clínicas, medicações utilizadas, comorbidades e outros. O monitoramento é realizado mediante contato telefônico e mensagens pelo aplicativo WhatsApp, preferencialmente por profissional médico ou enfermeiro. Neste contato são reforçadas as medidas de higiene dentro e fora do domicílio, isolamento pelo período adequado, rastreamento de contatos, agendamento de testes diagnósticos àqueles que ainda não realizaram, esclarecimentos de dúvidas, alerta sobre os sinais de gravidade. Além disso, são referenciados à psicologia aqueles pacientes que demonstram necessitar de suporte emocional pelos mais variados motivos, sejam eles: perda de um ente querido devido a doença, fragilização devido a internação prolongada, entre outros. A fim de padronizar as condutas nos serviços de saúde pública do município, são criados protocolos técnicos adequando os manuais e normativas do Ministério da Saúde e do Estado à realidade local.
As ações realizadas pelo COEMS foram fundamentais para o gerenciamento da situação de saúde no município. Até o presente momento (23/09/2020) , têm-se 23945 pacientes notificados desde o início da pandemia. No período de maior incidência de casos, aproximadamente 1200 pacientes suspeitos foram monitorados diariamente. As orientações fornecidas nos atendimentos possibilitaram que as recomendações de isolamento fossem reforçadas em um momento que o distanciamento era imprescindível para conter a transmissão da infecção. Ademais, as ações desenvolvidas pelo setor em conjunto com a Vigilância Sanitária propiciaram um controle rigoroso e uma maior fiscalização das empresas e ambientes públicos no cumprimento das medidas preconizadas. No que diz respeito aos exames diagnósticos, foram realizados mais de 26000 testes, incluindo sorológicos (18000) e RT-qPCR (8331). Vale ressaltar que o agendamento dos testes para os pacientes suspeitos e para contatos de casos confirmados também era realizado pela equipe, após criteriosa avaliação do método ideal e do momento adequado para sua realização. Além disso, a análise do banco de dados criado através da centralização das informações tem subsidiado a produção científica sobre o comportamento da pandemia na região. A padronização das condutas no serviço público após adaptação dos protocolos para a realidade local permitiu a operacionalização de ações estratégicas desenvolvidas em larga escala e propiciou uma prática clínica uniforme.
Fez-se notória a relevância do serviço para articular as medidas necessárias para o controle da pandemia no município. O órgão foi crucial para tomada de decisões dos gestores no que diz respeito ao contingenciamento da crise. Ressalta-se ainda que todas as atribuições do setor foram sendo adequadas de acordo com as novas demandas, além disso os protocolos e as ações também foram se adaptando a medida que a literatura fornecia subsídios para tanto. A iniciativa tornou-se uma experiência exitosa disponibilizada pelo sistema público de saúde à serviço da população. Estiveram envolvidos profissionais de diversas áreas: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, farmacêuticos, dentistas, fisioterapeutas e psicólogos. Contemplar a multidisciplinaridade e atuar em conjunto com a Vigilância Epidemiológica e Sanitária favoreceu a construção de um centro de referência que ofereceu suporte aos demais profissionais atuantes durante o enfrentamento da Covid-19. Destaca-se ainda a atuação dos gestores de saúde que forneceram a estrutura necessária para o desenvolvimento do serviço, valorizando os conhecimentos científicos disponíveis até o momento e preconizando uma assistência de qualidade à população.
COVID-19; Saúde pública; Telemonitoramento; Vigilância em Saúde Pública.