A nova epidemia de SARS-CoV2 tem trazido diversas mudanças no cuidado à saúde em todos os níveis de atenção no Brasil. Com as mudanças nos processos de trabalhos, houve sobrecarga dos sistemas de saúde e consequentemente dos trabalhadores da saúde. Muitos trabalhadores tiveram uma queda em sua qualidade de vida, não só pelo aumento do trabalho mas também por não estarem realizando atividades físicas, não se alimentarem adequamente e outras mudanças no estilo de vida. Além destes fatores objetivos, outros fatores subjetivos também adicionaram sofrimento durante este período de epidemia aos trabalhadores da saúde, como o distanciamento social, o medo de contrair a doença, o medo de contaminar seus entes queridos. Todos estes fatores em conjunto podem gerar bastante sofrimento, com real possibildade de adoecimento psíquico. Pensando em minizar estes efeitos nos trabalhadores da saúde do município, a equipe de saúde mental iniciou um programa de plantão psicológico à distância, que fornecia mensagens diárias para os trabalhadores e também estava à disposição para contato telefônico pelos trabalhadores.
Fornecer suporte emocional aos trabalhadores da saúde do município de Mairiporã durante a epidemia de SARS-CoV2. Fornecer apoio amplo a outras mudanças no estilo de vida, que indiretamente favorecem à melhoria da saúde mental. Fornecer um canal de escuta com a equipe de saúde mental para o trabalhador entrar em contato se sentisse necessidade. Identificar precocemente quadros mais agravados de saúde mental dentre os trabalhadores da saúde municipais, para que o devido acompanhamento pudesse ser realizado.
A Ação foi realizada no período de 06 de abril de 2020 a 31 de maio de 2020. Foi organizada uma escala diária das psicólogas e havia uma linha telefônica de celular exclusiva para este fim. A cada dia um dos profissionais era responsável por cuidar desta linha telefônica, atendendo ligações, respondendo mensagens ou criando e compartilhando uma mensagem. Esta mensagem diária era enviada por rede social eletrônica dos trabalhadores e foi disponibilizada em vários formatos, sendo mensagens de cunha motivacional, de positividade ou de autocuidado, vídeos ensinando técnicas rápidas de relaxamento e meditação e atividades de alongamento e até dicas de alimentação saudável e de formas de lidar com situações estressantes. O trabalhador também podia realizar contato com o telefone, sendo por ligação ou por mensagem eletrônica, que o psicólogo entrava em contato com ele para fornecer um espaço de escuta relacionado à pandemia do novo coronavírus.
No início do serviço pela equipe, houve uma procura intensa pelos trabalhadores da saúde, chegando a serem realizadas 15 ligações ao dia. Com o passar do tempo, as ligações dos trabalhadores foram gradativamente reduzindo e no final do projeto recebíamos em média uma ligação por dia, mesmo mantendo as mensagens diárias. O Projeto foi encerrado devido a retomada de atendimentos presenciais das equipes de psicologia e após o trabalho de escuta ser assumido pela equipe de psicologia do setor de recursos humanos da Prefeitura, a partir de 01 de junho de 2020. No período em que foi realizado, cinco trabalhadores foram acompanhados de forma semanal por teleatendimento, sendo que dois destes foram direcionados para manutenção de acompanhamento na rede assistencial e um foi encaminhado para acompanhamento pela equipe de psicologia do setor de recursos humanos da Prefeitura.
Após o encerramento da atividade, alguns trabalhadores procuraram profissionais da saúde mental relatando que sentiam falta da “mensagem do dia”, pois esta lhe auxiliava a pensar em coisas positivas ou a se acalmar por estar sendo cuidado por alguém. A ação trouxe algumas discussões à tona em relação ao cuidado em saúde mental do trabalhador. A epidemia do novo coronavírus deixou muitas falhas dos sistemas de saúde expostas, o que sobrecarregou os trabalhadores. Além disso, estes profissionais raramente são olhados como pessoas que necessitam de cuidados, e ter esse cuidado pela equipe de saúde mental foi bastante fortalecedor para esses trabalhadores e também pode promover vínculos dentro da rede. Antes do projeto se iniciar, a equipe de psicologia tinha a percepção de que os trabalhadores não iriam aderir à proposta por se sentirem expostos ao conversar com colegas de trabalho. Porém o resultado foi surpreendente já que os trabalhadores se mostraram acolhidos e muitos trouxeram questões de saúde mental para além da pandemia, possibilitando que essas pessoas olhassem para seu próprio sofrimento e buscassem auxílio.
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