Este trabalho foi desenvolvido no Centro de Atenção Psicossocial-CAPS Conviver no município de Rio Grande no estado do Rio Grande do Sul, tendo por público alvo os pacientes da saúde mental durante a pandemia de COVID 19 e objetivou a elaboração de estratégias de atendimento sob o olhar do Educador Social diante do desafio do distanciamento. A partir da escuta telefônica, como alternativa de monitoramento durante o distanciamento social foi possível analisar a demanda recebida e interpretar as necessidades dos assistidos. Surgiu a necessidade de repensar os processos de trabalho, a fim de garantir um cuidado humanizado àqueles que sofrem com transtornos mentais, tal repensar é um grande desafio em momento de isolamento, diante da dificuldade de conciliar a interação com o distanciamento social. Por isso foi adaptada uma atividade já exercida no CAPS, a Interação Assistida por Animais-IAA, que possibilitou o desdobramento da ação para a PETSTOP que consiste em realizarmos um itinerário contemplando os pacientes que já participaram da atividade presencial, antes da pandemia. Assim o cão é levado, seguindo os protocolos de saúde, de viatura até a frente das residências para ser visto pelos usuários possibilitando aos isolados um momento de interação e vivência especial.
Adaptar atividade de atendimento no Caps para assistir aos usuários de forma segura, garantir o cuidado humanizado, garantir as medidas de segurança conforme recomendação dos órgãos de saúde, potencializar a prática do educador social.
As etapas para a realização do trabalho envolveram revisão de documentos elaborados por gestores que normatizaram e orientaram as atividades em pandemia. A proposta foi construída com base em monitoramento de pacientes via telefônica, a partir da escuta da demanda pode-se ir interpretando e direcionando os atendimentos no território ou CAPS, quando necessário. Com a análise das escutas, das referências e memórias trazidas acerca da atividade com o cão foi possível adaptar a atividade de Interação Assistida por Animais para a chamada PetStop para fins de promover uma interação segura em tempos de pandemia. A prática é organizada e conduzida pelo Educador Social que executa a ação em dois momentos, no primeiro o educador faz a visita levando ao usuário um recado do cão e reforçando as medidas de prevenção, já no segundo o próprio cão faz a visita. A atividade segue rigorosamente as orientações dos órgão de saúde e protocolos da ONG que orienta a IAA, com vistas a garantir a saúde física e mental dos nossos pacientes.
O trabalho em tela tem caráter qualitativo, com análise dos resultados a partir das ações executadas. Através da ação proposta pode-se constatar a importância do Educador Social frente as ações de enfrentamento da pandemia, assim como garantir ao usuário do CAPS momentos de potencialização de bons sentimentos que contribuem para a manutenção da estabilidade em momento de isolamento. A cada etapa pode-se perceber o entusiasmo, a motivação, a presença de afeto ao ouvir relatos de motivação para estar bem aguardando as visitas do cão. Assim foi possível humanizar o cuidado em momento de isolamento social.
Dada a importância da prestação do atendimento especializado oferecido no Caps, conforme preconizado pela Rede de Atenção Psicossocial- RAPS, consideramos que a elaboração de estratégias de atendimento durante a pandemia torna-se imprescindível, frente às demandas já existentes e as que surgem diariamente. A fim de garantir o atendimento aos pacientes com adoecimento mental adaptou-se a estrutura física e profissional, seguindo as recomendações de isolamento social sem deixarmos de assistir aos usuários. Nesse contexto, foi possível articular a recomendação dos gestores sem interrompermos a atenção em saúde mental, foi possível adaptar a atividade de IAA a fim de mantermos os vínculos com os pacientes proporcionando uma dinâmica de afeto e respeito com vistas a minimizarmos os sofrimentos, evitarmos internações hospitalares e lutarmos pela preservação da vida.
Monitoramento, interpretação da demanda, adaptação, medidas de segurança, cuidado humanizado.