O município de Tubarão (TB)/ Santa Catarina (SC) possui 97.235 habitantes pelo censo demográfico de 2010 (crescimento demográfico estimado para o ano de 2020: 106.422 habitantes). A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de TB foi criada sob o Decreto n° 3715 de 02 de Janeiro de 2017 e possui atualmente 32 Equipes de Saúde da Família (ESF). A pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), com crescente número de casos suspeitos e confirmados no estado de Santa Catarina (SC) e município de TB, demandou que fossem tomadas medidas restritivas para garantir o isolamento social e desacelerar a transmissibilidade. Como consequência, muitas empresas foram impedidas de exercerem suas atividades conforme estabelecido em decretos estaduais e municipais. O município tem sua principal atividade econômica ligada ao comércio, à agricultura e à pecuária, com destaque também para empresas do setor de cerâmica. A estimativa é de cinco mil empresas existentes. Com o propósito de direcionar as ações de modo mais assertivo, conforme o cenário epidemiológico local, as equipes da FMS passaram a realizar a partir de julho de 2020 o exame para o COVID-19, testes rápidos homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em empresas que estão cadastradas em fichas de casos notificados no Centro de Operações Emergenciais em Saúde (COEMS) que foi instituído no município, também permitiu o credenciamento de outras empresas que obtiveram casos positivos dentro do ambiente de trabalho.
A testagem COVID-19 para empresas do município de tubarão almejou: Identificar os casos positivos e afasta-los em tempo para interromper a transmissibilidade; Realizar educação em saúde com os colaboradores das empresas sobre a prevenção do COVID-19; Manter a atividade econômica do município de TB ativa e com segurança.
A proposta consistiu em testar colaboradores de empresas que tiveram caso positivo notificados no COEMS. Foi permitido que outras empresas se credenciassem por meio do e-mail corporativo da FMS. Os dados solicitados eram nome da empresa, endereço, nome do responsável pela solicitação da testagem in loco, cargo que ocupa na empresa, lista nominal dos funcionários, nome do (s) caso(s) positivo(s). Na resposta havia orientações de como deve ser a estrutura física para realização do teste rápido seguindo as normativas sanitárias, a data e documentos pessoais necessários. A equipe de saúde é composta por enfermeiro, auxiliar administrativo e médico. Os colaboradores preenchiam o questionário de triagem com as seguintes perguntas: nome do paciente, data de nascimento, idade, Cadastro da Pessoa Física (CPF), Cartão Nacional de Saúde (CNS), profissão, nome da mãe, telefone, endereço residencial, apresentação de sintomas e nome do(s) contato(s) com positivo(s). Após o preenchimento os mesmos encaminhavam-se para a sala que foi destinada para a execução do teste rápido, a ordem dos colaboradores ficava a cargo da empresa definir, sendo respeitado o distanciamento entre os mesmos. Os testes rápidos positivos eram encaminhados para o médico para avaliação e atestado se necessário, bem como realização da notificação nos sistemas de informação oficiais, nome dos contatos íntimos e assinatura do termo de isolamento social. No final da testagem as empresas recebiam a relação de testados.
O número total de empresas testados foi de 197 e o número de funcionários foi de 5.808 no período de 27 de julho de 2020 a 11 de setembro de 2020. Dos colaboradores testados, 1.061 foram reagentes e 4.736 não reagentes. Referente a esses indicadores percebe-se que o número de colaboradores infectados é pequena em relação ao número de testados, o que demostra que as medidas tomadas pelos decretos estaduais e municipais foram favoráveis até o momento, permitindo com que as medidas de isolamento horizontal fossem afrouxadas com segurança, sendo que, estaria sendo mantida a testagem em massa não só dos colaboradores de empresas com caso(s) positivo(s), mas também, da população geral conforme os protocolos municipais. Esse monitoramento é avaliado periodicamente e demonstra indicadores mais próximos da realidade local, com eles são definidas as estratégias de controle da transmissibilidade do COVID-19 e estabelecidas por meio dos decretos municipais. A realização da testagem nas empresas permitiu a aproximação ainda maior dos profissionais de saúde no contexto em que os colaboradores estão inseridos, a educação em saúde foi direcionada e se tornou mais atrativa no sentido de inseri-la na realidade em que o indivíduo se encontra. Com essas medidas efetivadas, sem dúvida, os impactos econômicos foram reduzidos.
O município de TB vem ampliando sua identidade oferendo serviços de saúde diferenciados a população. A testagem em massa do COVID-19 nas empresas do município foi uma estratégia bem sucessidade no âmbito da promoção e prevenção em saúde frente à pandemia mundial. Com ela foi possível diminuir a taxa de indivíduos contaminados, foi desenvolvido educação e saúde, além do combate de fake news e a realização de teste rápido em boa parte da população. Cabe destacar, que houve queda no número de casos de COVID-19 a partir das ações, no início das testagens o número de colaboradores das empresas com resultado positivo era muito elevado, chegando a aproximadamente 30%, atualmente esse número reduzio para aproximadamente 5%. Nesse ínterim, esta ação permitiu ainda, que os gestores refletissem sobre a importancia de ações de iniciativas municipais, visto que, os resultados obtidos foram extremamente importantes para o monitoramento e a avaliação do cenário epidemiológico do município.
Coronavírus, Novo coronavírus (2019-nCoV), Pandemia, Gestão em Saúde.