Mangueirinha é uma cidade localizada no Sul do Estado do Paraná, o seu território se estende por 1.055,5 km² e contava com 17.048 habitantes no último censo, sendo eles conhecidos por mangueirinhenses. Em Mangueirinha localiza-se uma reserva indígena com duas tribos, de Guaranis e de Kaiguangues que sobrevivem de suas plantações e de seu artesanato. Se tratando de uma situação de contingência causada por uma pandemia, todo o investimento proposto para ser empregado, deve estar direcionado ao combate, prevenção e à mitigação dos efeitos por ela causados. Consequentemente, as ações foram concebidas no intuito de organizar os procedimentos necessários, referentes a pessoas, processos, recursos, estruturas, materiais de forma a proporcionar referências e informações às diversas partes envolvidas, durante todo o tempo necessário para o combate à pandemia do novo coronavírus - COVID-19. A Secretaria Municipal de Saúde de Mangueirinha dispõem de oito equipes de Estratégia de Saúde da Família compostas por profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, odontólogos, auxiliares de saúde bucal eagentes de saúde, distribuídas em várias localidades do nosso município, sendo que quatro delas localizam-se na zona rural. O serviço de urgência e emergência está contextualizado e direcionado ao hospital de Mangueirinha, bem como a clínica de radiologia ofertando tomografia e RX para os pacientes suspeitos e monitoramento dos casos confirmados de COVID-19.
Desenvolver ações e medidas preventivas a fim de minimizar os riscos causados pelo Coronavírus e disseminação do vírus em nosso município. Realizar ações integradas intersetoriais com orientação sobre prevenção, sinais e sintomas do COVID-19, busca ativa de assintomáticos e sintomáticos para diagnóstico precoce e encaminhamento para isolamento da população.
As ações da Secretaria Municipal de saúde procuraram antecipar as estratégias de enfrentamento, fornecendo a recomendação adequada antes mesmo dos primeiros casos. Em março de 2020 iniciou a estruturação das ações de vigilância em saúde e assistência, partindo da divulgação de estratégias de prevenção e a estruturação de canal para notificação de casos suspeitos. onde várias ações foram colocadas em práticas para enfrentar a pandemia. As unidades básicas de saúde dispuseram de adequação do fluxo de atendimento. Outra medida importante imposta foi à criação da Unidade Sentinela para atendimento exclusivo de casos de Síndrome Gripal, onde todos os pacientes sintomáticos respiratórios foram direcionados para atendimento nesta unidade, sendo eles atendidos pela equipe sentinela composta por dois médicos, dois enfermeiros, técnica de enfermagem; farmacêutica e serviços gerais. É valido ressaltar que a assistência aos usuários integrantes do grupo de risco à saúde, mesmo estando em período epidêmico, necessitam de acompanhamento integral à saúde, hipertensos, diabéticos, crianças, idosos, acamados, gestantes o qual a atenção primária cumpriu com a proposta de atendimento dando continuidade aos atendimentos de forma ininterrupta, através de atendimento com hora marcada nos momentos de menor fluxo na unidade, evitando assim o contato com pacientes de outros grupos e faixa etária. Criação e divulgação do Disk e Chat Coronavírus, estes são plataformas de atendimento ao cidadão.
As ações desenvolvidas pela prefeitura de Mangueirinha garantiu um resultado positivo no combate à doença no município, vindo assim reduzir os números e a garantia de saúde e o bem-estar de todos. Os resultados nas atividades intersetoriais são considerados impactantes, como a intensificação na busca de assintomáticos e sintomáticos de COVID-19, para diagnóstico precoce e encaminhamento para isolamento em tempo oportuno reduzindo a disseminação. O monitoramento dos pacientes pela equipe de enfermagem têm sido de suma importância para tomada de decisões quanto aos casos suspeitos e confirmados, pois esteprofissional esta capacitado para realizar o acompanhamento do paciente durante o isolamento social, bem como a liberação do mesmo de acordo com o protocolo e por fim se resultado positivo, encaminha-se para conduta e tratamento necessários. Todas essas estratégias desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Mangueirinha e Secretaria de Saúde foram realizadas pela garantia da qualidade de vida da população, diminuindo os impactos causados pelo vírus, seja no lado físico, emocional e econômico. Até o presente momento o município de Mangueirinha têm 104 casos confirmados de Coronavírus, sendo que 95 pessoas já estão recuperadas e 1 óbito. Fator importante a ser destacado é que não houve registros de casos em nossa reserva indígena a qual conta com uma população de 960 habitantes.
O estabelecimento deste Plano de Ação teve, por objetivo principal, divulgar para a população da Cidade de Mangueirinha as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde para o combate, prevenção e mitigação dos efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) - COVID-19. Na mesma linha, objetiva operar como um instrumento de referência, compromisso e reflexão sobre as ações necessárias para transpormos este período, atuando incisivamente e solidificando o papel da política Pública. No contexto geral da atenção básica as equipes seguiram um novo modelo de atendimento precisando se reinventar para dar continuidade nos atendimento seguindo os protocolos e normas orientativas vindas da Secretaria do Estado, evitando danos a saúde da população. Destaca-se que, contudo os hábitos de higiene individual e das unidades básicas de saúde mostraram-se fundamentais para a diminuição da infecção pelo coronavírus e outros de maneira expressiva. Necessário destacar que a pandemia do novo coronavírus - COVID-19 desencadeou uma série de incertezas e, para cada alteração surgida ou que ainda venha a se manifestar, cotidianamente, na sua disposição, demonstra que qualquer que seja o Plano neste período, este precisará ser, permanente
Coronavírus, Atenção Primária, Enfrentamento, Vigilância em Saúde, Ações, Prevenção.