A COVID-19 é a doença causada pelo Coronavírus 2019 e tem como agente etiológico o SARS-CoV-2. O primeiro caso confirmado no município de São Leopoldo-RS ocorreu em março de 2020, e três meses depois já contabilizava mais de 1000 casos. Em setembro de 2020 São Leopoldo ocupou o quinto lugar entre os municípios com mais casos confirmados de COVID-19 no Estado do Rio Grande do Sul, com quase 6000 casos. O município possui apenas 39% de cobertura de atenção básica, o que torna desafiador qualquer ação que fortaleça a vigilância em saúde. Diante da perspectiva alarmante do cenário epidemiológico, a gestão municipal de saúde e a vigilância epidemiológica do município formularam um plano de enfrentamento à pandemia, que se inicia com a expressiva ampliação da equipe de vigilância municipal, perpassando por reuniões de planejamento semanais para criação de estratégias de resposta rápida coerentes à realidade local. Dentre elas, a descentralização e ampliação da testagem, acompanhamento diário dos casos suspeitos e confirmados, apoio ativo às equipes de assistência em saúde e elaboração de ficha de notificação específica do município, a fim de produzir banco de dados de apoio às decisões de gestão.
Criar ferramentas de conexão entre a vigilância e os serviços de atenção à saúde; Minimizar as dificuldades geradas pela pandemia, considerando a baixa cobertura de atenção básica; Reorientar o processo de trabalho na atenção básica à luz dos pressupostos da vigilância em saúde, entendendo o território com um espaço privilegiado para o exercício desta prática; Sensibilizar os trabalhadores para o acolhimento à demanda espontânea da síndrome gripal e a importância do afastamento preventivo dos casos suspeitos e contactantes domiciliares; Descentralizar e ampliar a testagem; Acompanhar diariamente os casos suspeitos e confirmados, via telefone; Gerar um expressivo banco de dados e produzir informações, através da elaboração de ficha de notificação própria, por meio físico e eletrônico; Criar um documento de fácil e rápida leitura pelos trabalhadores da assistência, que contemple os critérios municipais para notificação e detecção de COVID-19, à luz das normativas estaduais e nacionais.
Compra de insumos, contratação de laboratórios e adequação do laboratório municipal para realização de RT-PCR à população com síndrome gripal; Compra de Testes Rápidos para os contatos próximos dos casos positivos, bem como indivíduos suspeitos com tempo inoportuno para RT-PCR; Descentralização do RT-PCR para Unidades Básicas de Saúde e serviços de emergência; Disponibilização de um profissional da vigilância epidemiológica para suporte técnico aos trabalhadores de saúde; Realização de visitas in loco nas unidades que atendem síndrome gripal, públicos e privados, a fim de sensibilizar e adequar o protocolo municipal à realidade do local; Reuniões semanais da equipe da vigilância epidemiológica com o gestor municipal de saúde para a pactuação e avaliação das estratégias de enfrentamento à pandemia; Criação de uma ficha de notificação municipal própria, no formato impresso e virtual, que atende a necessidade ampliada de dados. Formação de uma equipe de digitação de casos em banco de dados municipal e plataforma nacional para fechamento dos casos; Produção de informativos gráficos semanais de coletas por unidade notificadora, bem como o perfil dos casos positivos municipais, sendo compartilhado com todos os trabalhadores da assistência; Criação da Central de Monitoramento e Investigação Domiciliar, via telefônica; Criação do Centro de Testagem Municipal, a fim de acolher as demandas provenientes do rastreio dos casos positivos; Testagem ampliada para casos de surtos;
Aumento de testes realizados pelas equipes de atenção básica e maior envolvimento dos serviços com a vigilância dos casos de covid-19; Testagem de contactantes próximos de todos os casos positivos, produzindo, através do CTM, resposta rápida ao seguimento dos casos e desafogamento da demanda dos serviços de saúde, mantendo a atenção básica e emergência como porta de entrada para casos sintomáticos; Tantos casos confirmados quanto suspeitos foram acompanhados diariamente via telefone, o que possibilitou o rastreio e captação precoce e rápida de novos possíveis casos, bem como a orientação correta da necessidade ou não de retorno aos serviços em casos de piora clínica; Acompanhamento próximo dos pacientes, com contato prévio junto aos serviços, para garantir atendimento de reavaliação oportuna e segura, quando necessário; Elaboração de boletim epidemiológico de casos de covid-19 e também de óbitos do agravo; Rapidez da informação, coleta de dados ampliados e a dinamicidade no processo de trabalho, através na ficha de notificação online; Auxílio, através de dados atualizados, à gestão municipal na tomada de decisões frente aos decretos de isolamento social e fechamento de comércios e espaços públicos; Elaboração de painel municipal dos casos de COVID-19, atualizado diariamente, e disponível no formato online para acesso de toda a população; Bloqueio assertivo nos casos de surto.
Os dados notificados pelos serviços de saúde através da ficha ampliada de notificação municipal foram fundamentais para subsidiar o planejamento e aperfeiçoamento das ações da atenção, prevenção e vigilância desse agravo no município. As medidas de prevenção e controle à Covid 19 adotadas pela gestão municipal mostraram-se efetivas, uma vez que o número de testes realizados pelo município foi alto, quando comparado com a média nacional. A estratégia de monitoramento de casos e a orientação intensiva nos cuidados foram eficientes ao orientar isolamento social, evitando a transmissão da doença e o agravamento da doença. Percebe-se com as ações desenvolvidas durante a pandemia, a importância da aproximação do centro de vigilância em saúde com os serviços de assistência em saúde à população, aumentando a resposta rápida ao controle dos casos e disseminação da doença. Por fim, entendemos o que a vigilância epidemiológica, tradicionalmente centrada no controle de doenças transmissíveis, tem potencial de ampliar sua atuação, transcendendo modelo de padronização normativa de condutas, para avançar numa proposta de apoio institucional e vigilância integrada e corresponsável.
vigilância epidemiológica, ferramentas, descentralização, boletim, acompanhamento, seguimento, estratégia