O município de Itabaiana-SE durante o mês de maio/2020 observou o número de infectados para o novo coronavírus crescerem exponencialmente ao passo em que mantinha reduzidas taxas de isolamento social. Esse comportamento da curva epidêmica causou apreensão à gestão municipal principalmente por conta da capacidade do seu sistema de saúde. Diante desse cenário e da ausência de uma Unidade de Pronto Atendimento no município, a gestora e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde perceberam a necessidade da criação de um serviço de atendimento especializado para atender à população com melhor qualidade e segurança. Durante o processo de aquisição de equipamentos, insumos e profissionais, o Governo Federal ainda não tinha lançado nenhuma estratégia para financiamento de um Centro de Atendimento. Entretanto, faltando apenas poucos dias para a inauguração do serviço municipal, o Ministério da Saúde lançou a Portaria Nº 1.445, de 29 de maio de 2020, que institui o incentivo financeiro federal para este tipo de atendimento. Portanto, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus e cumprindo a Portaria Nº 1.445, de 29 de maio de 2020, do Ministério da Saúde (MS), foi inaugurado em 08 de junho de 2020 o Centro de Atendimento para Enfrentamento à COVID-19 no município de Itabaiana-SE, em caráter excepcional e temporário. A data de inauguração demonstra o caráter visionário e pioneiro da gestão municipal na montagem do serviço.
Objetivo Geral: implementar serviço municipal especializado para acolhimento e atendimento de usuários com queixas relacionadas aos sintomas da COVID-19. Objetivos específicos: * Adquirir equipamentos e insumos necessários para a montagem do Centro de Atendimento; * Contratar e capacitar os profissionais atuantes no serviço; * Identificar precocemente os casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2, por meio da qualificação do processo de acolhimento com classificação de risco, visando a identificação da necessidade de tratamento imediato; * Realizar atendimento presencial para os casos que necessitem, utilizando método fast track de atendimento; * Realizar a testagem dos casos que apresentarem os sintomas relacionados à COVID-19; * Articular com os demais níveis de atenção à saúde fluxos de referência e contrarreferência, considerando o disposto nos Planos de Contingência de cada ente federativo.
A gestão identificou que o prédio público municipal do Centro de Educação Infantil John Lenon, que se encontra com atividades suspensas, possuía espaço amplo, arejado e número satisfatório de salas para atendimento. Este prédio localiza-se ao lado da Clínica de Saúde da Família Manoel Pereira de Andrade, uma das UBS dispostas como referência para atendimento à população com sintomas de Síndrome Gripal e contemplada pelo Programa “Saúde na Hora”. Em seguida realizou-se a listagem e a aquisição dos equipamentos e insumos suficientes para a montagem do serviço funcionando no período estabelecido, além de contar com a doação do Governo Estadual de um respirador mecânico. Para mais, efetivou-se o remanejamento e contratação dos profissionais de saúde nas seguintes categorias: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, biomédico, técnico de patologia, auxiliar de serviços gerais e motorista. Após equipe montada, a mesma foi submetida a dois treinamentos com especialistas na área. A primeira capacitação com um médico intensivista cursou a respeito da ressuscitação cardiorrespiratória e ventilação mecânica, além de discussão sobre os aspectos fisiopatológicos da COVID-19. O segundo encontro ocorreu com uma infectologista relativo ao protocolo de manejo clínico da doença. Foi adquirida uma ambulância de pequeno porte para o transporte exclusivo de pacientes do Centro de Atendimento, não se tornando necessário a retirada de um veículo da frota destinada aos demais serviços.
O Centro de Atendimento foi inaugurado em 08/06/2020 equipado com: quatro consultórios médicos com leito de observação, uma sala de estabilização com dois leitos, uma sala de acolhimento, um almoxarifado, uma sala de coleta, uma sala de hidratação, uma sala de isolamento e uma sala de estar para funcionários. Destaca-se que este Centro possui maior capacidade organizadora do que a exigida pela Portaria do MS. Utilizando o método fast-track de atendimento, após a triagem inicial e aferidos os sinais vitais pelo técnico de enfermagem, o usuário é encaminhado para o atendimento do enfermeiro e médico. Em seguida, recebe os medicamentos prescritos previstos no protocolo de manejo clínico da COVID-19, garantindo a continuidade do tratamento. Dentro do serviço, o usuário pode ser encaminhado para a testagem à COVID-19, de acordo com o tempo oportuno: teste rápido, sorológico ou coleta para RT-PCR. Até o dia 25 de agosto de 2020, foram realizados 20.290 atendimentos individuais, realizados por médico e/ou enfermeiro, e 10.436 procedimentos individuais, realizados por técnico de enfermagem (E-SUS). Foi realizada a remoção qualificada de 43 usuários com sintomas graves aos hospitais diretamente do Centro de Atendimento que evoluíram com necessidade de suporte de atendimento terciário. Vale ressaltar que o serviço funcionou com picos de cerca de 300 atendimentos/dia durante o período mais crítico das infecções no município, funcionando com até cinco profissionais médicos por turno.
As ações em saúde devem acompanhar as urgências dos seus usuários, principalmente no momento atual da pandemia do novo coronavírus, uma vez que a velocidade de casos confirmados da doença pode pressionar negativamente os sistemas de saúde, podendo causar redução na qualidade de atendimento. A identificação precoce, durantes os primeiros dias de sintomas, combinada com o isolamento imediato dos casos e dos seus contatos próximos, são intervenções não farmacológicas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde de combate ao aumento dos casos de COVID-19. Nesse sentido, conclui-se que no município de Itabaiana foi o primeiro município do Estado de Sergipe a inaugurar um Centro de Atendimento para Enfrentamento à COVID-19, segundo a Portaria Nº 1.445 do MS, respondendo de maneira oportuna às necessidades de saúde dos seus usuários. Deste modo, pode-se afirmar que a montagem desse serviço teve colaboração para que o município se tornasse o primeiro do estado de Sergipe a sair do pico da doença (boletim da Universidade Federal de Sergipe).
assistência ambulatorial, instituições de assistência ambulatorial, serviços médicos de emergência, testes imediatos, infecções por coronavírus