O município de Tubarão (TB)/ Santa Catarina (SC) possui 97.235 habitantes pelo censo demográfico de 2010 (crescimento demográfico estimado em 2020: 106.422 habitantes). A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de TB foi criada sob o Decreto n° 3715 de 02 de Janeiro de 2017 e possui 32 Equipes de Saúde da Família (ESF) com uma população adstrita de 97.000 pessoas e uma Policlínica Central. No município de TB o cenário epidemiológico do novo coronavírus (COVID-19) mostrou-se controlado até junho de 2020, com piora em julho deste ano, assim como foi observado na região e em todo o estado de SC. Como estratégia de enfrentamento, criou-se o Centro de Triagem COVID-19 localizado na mesma estrutura da Policlínica Central. O horário de atendimento foi das 07h00min às 22h00min, e nos finais de semana e feriados das 07h00min às 17h00min. A iniciativa almejou melhorar o acesso aos usuários, servidores desta FMS e ser referência para as empresas, sem que ficassem limitados a atendimento pelas UBSs. O município também custeou exames laboratoriais e de imagem, realizado em até 24 horas quando suspeito de COVID-19 e prescrito pelo médico. Neste mesmo local, foi criado um ambiente exclusivo para dispensação de medicamentos aos usuários atendidos no Centro de triagem da COVID-19. O município credenciou este serviço e recebe um incentivo do governo federal que dispõe sobre os Centros de Atendimento para Enfrentamento à COVID-19, as especificações constam na Portaria Nº 1.445, de 29 de maio de 2020.
O horário estendido na Policlínica Central para atendimento de usuários com suspeita de infecção pelo COVID-19 do município de TB almejou: Identificar precocemente os casos suspeitos de infecção pelo COVID-19; Identificar precocemente complicações causadas em decorrência da COVID-19; Prestar assistência integral aos pacientes com suspeitas e/ou confirmados pela COVID-19 no município de Tubarão-SC; Atuar de modo complementar às equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS), compartilhando o cuidado das pessoas assistidas pelas equipes e prestando assistência àquelas que apresentam síndrome gripal; Melhorar o acesso dos usuários aos serviços de saúde do município de TB.
Para efetivação desta estratégia houve a realocação da disposição dos serviços já existentes na Policlínica Central e organização do processo de trabalho. Foram estabelecidas duas portas de entradas distintas uma para demanda espontânea e outra para casos suspeitos COVID-19. Foi realizada a contratação temporária de servidores e também foi dimensionados servidores das UBSs. Foram elaborados fluxos de atendimento e contra referência. O horário de atendimento é das 07h00min às 22h00min sem fechar ao meio dia de segunda-feira a sexta-feira e nos finais de semana e feriado das 07h00min às 17h00min. Além do acolhimento e da assistência médica e de enfermagem o usuário retirava se necessário às medicações prescritas neste mesmo local. Foi criado um ambiente para dispensação de medicamentos específicos para usuários que foram atendidos no Centro de Triagem, evitando assim a circulação do paciente suspeito e/ou confirmado com esta infecção reduzindo as chances de contaminação. O município também custeia exames laboratoriais e de imagem, como radiografia de tórax e tomografia pulmonar, realizada em até 24 horas quando suspeito de COVID-19 e prescrito pelo médico. O publico alvo são os munícipes de Tubarão, servidores da FMS e colaboradores de empresas do município. Como avaliação da estratégia, os gestores contabilizavam o número de atendimentos e a satisfação dos usuários em relação ao acesso e a qualidade dos serviços por meio de ouvidorias e pesquisa por meio das mídias sociais.
O município de TB/SC possui atualmente 32 ESFs e um Centro de triagem aos usuários com suspeita de COVID-19. Dos atendimentos realizados pelo município, aproximadamente 3586 foram realizados pelas UBSs e 17632 pelo Centro de triagem específico para COVID-19 no período de março de 2020 a agosto de 2020. O município já contabilizou até o dia 17/09/2020, 5.227 casos foram positivos, confirmados por exames ou critério epidemiológico, 4.997 foram curados, ou seja, não apresentaram mais sintomas da doença e 79 óbitos. Em relação aos dados de internação, 264 munícipes foram internados, destes 62 pacientes precisaram de leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O atendimento embora fosse direcionado para queixas específicas do COVID-19, os usuários eram atendidos na sua integralidade e eram contra-refenciados para a UBS de referência. Com o aperfeiçoamento do acesso foi fortalecido a cultura de segurança do paciente, em que a estrutura do serviço foi readequada favorecendo a implantação de práticas seguras e reduzindo a transmissibilidade da COVID-19.
O município de TB tem como meta nos seus planejamentos oferecer serviços de saúde diferenciados que se destacam pela excelência em que são prestados. Com o lançamento do Centro de atendimento aos usuários com suspeita de infecção pelo COVID-19, foi possível conter a transmissibilidade da doença e também prestar atendimento eficiente e oportuno em horário ampliado, ou seja, foi garantido o acesso e com segurança. O serviço está sensibilizado com a cultura de segurança do paciente, em que permitiu que houvesse a redução de ida de pessoas com sintomas leves aos serviços de urgência ou hospitais, dessa forma, atuando na identificação precoce dos casos, com a adequada assistência as pessoas com síndrome gripal (SG) e COVID-19. Os usuários passaram a procurar o serviço de saúde antes da apresentação de sintomas graves da doença, permitindo o acompanhamento e o tratamento precoce no intuito de reduzir as complicações. Notoriamente, os impactos decorrentes da pandemia foram minimizados em toda a rede de atenção a saúde, os demais serviços da APS continuaram atuando em suas atividades essenciais, como acompanhamento das pessoas com doenças crônicas, pré-natal, imunização, entre outras.
Coronavírus, Novo coronavírus (2019-nCoV), Pandemia, Policlínica.