A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES/DF elegeu o Hospital Regional da Asa Norte – HRAN como Unidade de referência para o atendimento aos casos da COVID-19, conforme o Plano de Contingência da SES/2020. O Plano de Ação da Psicologia do HRAN surgiu neste contexto e o documento sintetiza os esforços de psicólogos que se reuniram para organizar uma alternativa de assistência psicológica frente às restrições impostas pela pandemia. Diante da complexidade da demanda, o campo exigia a soma do Serviço Social e da Enfermagem. Então, foi consolidada a Equipe Psicossocial de Enfrentamento à COVID 19, utilizando como referência os Primeiros Cuidados Psicológicos, Atenção a Situações de Emergências e Catástrofes, Comunicação de Más Notícias, Atendimento on-line, Processo de Luto, Atenção às Violências, entre outras, para responder às demandas de saúde integral da população, oferecendo o cuidado e a atenção em saúde mental no contexto da pandemia. O protocolo interdisciplinar de atendimento dividiu-se em duas frentes: Atendimento presencial aos pacientes internados e Teleatendimento Psicossocial aos Familiares de pacientes internados, incluindo acompanhamento pós-óbito, garantindo a integralidade da ação em saúde. Outro frente de trabalho, realizada exclusivamente por psicólogos, refere-se ao Teleatendimento de Servidores que se encontram em sofrimento psíquico decorrente da atenção em saúde no contexto de pandemia de COVID 19.
Oferecer suporte psicossocial aos pacientes internados e seus familiares e servidores do HRAN, afetados pela COVID-19 a partir do princípio da humanização do cuidado. Acolher as demandas biopsicossociais e realizar orientações sobre biossegurança e o enfrentamento das vulnerabilidades sociais e emocionais, bem como intervenções psicológicas. Intermediar contato dos pacientes com os familiares através de videochamadas e áudios. Acolher os servidores do HRAN que se encontram em sofrimento psíquico e solicitam atendimento. Acolher os familiares em situação de pós-óbito de pacientes. Garantir a assistência integral, a partir do encaminhamento para UBS de referência, conforme fluxo estabelecido e necessidades identificadas. Organizar o fluxo de atendimento e banco de dados referente aos atendimentos realizados para subsidiar a avaliação e monitoramento das ações desenvolvidas.
A estratégia do atendimento se estrutura em duas frentes: atendimento psicológico presencial e teleatendimento psicossocial, ambos em constante articulação com a equipe do Boletim Médico, que realiza informe diário sobre a condição clínica do paciente ao respectivo familiar índice. Os atendimentos presenciais são realizados diretamente nos leitos da emergência e enfermarias do HRAN através dos pressupostos da Psicologia Hospitalar O teleatendimento está sediado no laboratório de informática da Escola Superior de Ciências da Saúde. A organização desse serviço inclui: escala semanal, registros dos atendimentos em prontuário eletrônico e planilha de monitoramento, planejamento das ações de matriciamento, teleatendimento e pós-óbito. A Equipe Psicossocial se comunica também por um grupo de whatsapp para dinamizar o contato entre as frentes de trabalho: presencial e teleatendimento, de forma a responder eficazmente às demandas dos pacientes e/ou familiares com relação às suas necessidades psicossociais em um curto período de tempo. A atuação da equipe baseia-se em escuta qualificada; técnicas de intervenção em crise; fortalecimento da rede de apoio e resgate de vínculos fragilizados; acolhimento dos sentimentos de impotência diante da situação vivida; ressignificação da culpa; intervenções em cuidados paliativos; orientação sobre benefícios socioassistenciais e direitos previdenciários; e articulações em rede intra e intersetorial para efetivação das Políticas Públicas.
No período de abril a setembro de 2020 foram realizados cerca de 1066 atendimentos presenciais e 3.877 teleatendimentos psicossociais. Em abril foram 172, maio 676, junho 750, julho 891, agosto 1.010 e setembro, até o dia 24, 565. Destes, aproximadamente 40 famílias foram encaminhadas para concessão de benefícios socioassistenciais, aos CRAS - Centro de Referência de Assistência Social do DF e foram inseridas em Auxílios Eventuais e de Segurança Alimentar, por meio de pactuação realizada entre a SEDES/DF e SES/DF entre maio a setembro. As intervenções psicossociais realizadas corroboram para redução do estresse diante do cuidado recebido; manejo da ansiedade; prevenção de transtornos mentais devido a vivência de estresse prolongado e sobreposição de lutos; manutenção da rede familiar e social; restabelecimento de vínculos familiares rompidos; diminuição das idas de familiares ao hospital para obter informações; garantia de acesso aos direitos sociais; atuação em caso de suspeita de situação de violência doméstica; integração da comunicação entre as equipes hospitalares; redução do impacto de transmissão do vírus por meio de orientação psicoeducativa em biossegurança; e encaminhamentos implicados dos usuários a outros níveis de Atenção à Saúde, e, impreterivelmente, à Rede de Atenção Primária em saúde, para que esta seja o organizador e articulador com os outros níveis de atenção à saúde para as demandas que se façam necessárias.
O trabalho da Equipe Psicossocial de Enfrentamento à COVID 19 atende os princípios da Política Nacional de Humanização do SUS, sendo primordial para lidar com as situações de incerteza, medo e escassez de conhecimento científico que perpassa a pandemia em suas dimensões biopsicossociais. A articulação com as demais equipes do HRAN foi e é fundamental para garantir atenção humanizada e integral de saúde, superando a lógica da fragmentação dos saberes; bem como a articulação entre os gestores e servidores da SES-/DF; da saúde nos três níveis de atenção; e com outras políticas públicas. Destaca-se também que a construção de vínculo da Equipe Psicossocial entre o paciente e seus familiares contribui em grande medida para a diminuição do sofrimento ao longo da internação hospitalar e consequentemente, influi no protagonismo dos atendidos sobre o processo de saúde/doença. A atuação da equipe junto aos pacientes internados e seus familiares, bem como à rede intra e intersetorial, favorece para a prevenção de agravos à saúde decorrentes da pandemia de COVID-19. Assim, compreende-se que este trabalho só se torna possível a partir dos princípios e diretrizes fundamentais do SUS. O trabalho continua. Sim, aqui tem SUS!
Teleatendimento - Atendimento psicossocial – Psicologia Hospitalar – COVID 19