Esse projeto foi pensado considerando o agravamento das necessidades da população mais vulneráveis no período da pandemia e a existência de profissionais de Serviço Social na Rede SEMUS, que possuem este lócus de atuação. A partir de uma Rede Colaborativa estruturada no sentido de buscar respostas no enfrentamento à COVID-19, foi realizada articulação com o Programa de Pós-graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo para a organização de formação dos Assistentes Sociais em catástrofes e emergências. A Secretaria Executiva/SEMUS em conjunto com a Escola Técnica e Formação Profissional da Saúde/ETSUS e a Gerência de Atenção à Saúde/GAS, representadas respectivamente por assistentes sociais, realizaram um levantamento de informações nos documentos que regulam a profissão de Serviço Social e das recomendações específicas para o período da pandemia do Conselho Federal de Serviço Social/CFESS, bem como de produções teóricas a respeito da atuação destes profissionais no período.
Com base nas informações levantadas e considerando que a atuação do serviço social na política de saúde deve contribuir para potencializar o cuidado, identificando os aspectos econômicos e sociais que atravessam o processo saúde-doença, exigindo que este profissional mobilize recursos contribuindo para enfrentamento das situações, foi elaborada uma proposta de intervenção que propiciasse a construção coletiva de respostas dadas às problemáticas identificadas no período de pandemia.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver ações de suporte para os profissionais de serviço social da Rede SEMUS, contribuindo para a construção das respostas dadas às problemáticas identificadas no período de pandemia de COVID-19.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
● Identificar as principais problemáticas enfrentadas pelos profissionais de serviço social da Rede SEMUS na pandemia da COVID-19
● Ofertar espaços de diálogo, de escuta e de troca de experiências vivenciadas pelos assistentes sociais nos seus territórios de atuação
● Contribuir para a construção de estratégias coletivas de intervenção junto à população mais vulnerável no contexto da pandemia.
A partir das informações levantadas e do objetivo proposto, foi definido entre a SEMUS e a UFES que o projeto deveria ser desenvolvido por processo de escuta e troca de informações entre os profissionais. Desta forma, definiu-se pela realização de rodas de conversas.
Como preparação, foram elaborados e aplicados dois questionários, sendo um para os assistentes sociais em home office e outro para os em trabalho presencial, objetivando ouvir esses profissionais sobre as dificuldades, desafios e potencialidades colocados pelo e no cotidiano dos processos de trabalho na política municipal de saúde, identificando a situação vivenciada no período da pandemia de COVID-19.
Foram realizadas 06 rodas de conversa Online com assistentes sociais para compartilhamento das experiências e coletivamente buscar estratégias de potencializar o cuidado em situações de vulnerabilidade frente à pandemia. Foram organizadas 2 turmas, com número menor de pessoas, distribuídas por características dos territórios, para facilitar as discussões. Os temas relacionados ao período da pandemia foram gerados a partir dos questionários e dos encontros, abrangendo: Os problemas e as descobertas vivenciadas Dados da COVID-19 no município Recomendações do CFESS/CRESS Mobilização, educação e participação popular Rede Socioassistencial de Vitoria Panorama epidemiológico das violências O luto no contexto da pandemia.
Foi realizado ainda um Encontro de Encerramento para avaliação e definição de estratégias.
As informações obtidas nos questionários, respondidos por 44% dos assistentes sociais da Rede, e as questões apresentadas nas rodas de conversas, permitiram a identificação das principais problemáticas enfrentadas pelos profissionais na pandemia da COVID-19.
As rodas se constituíram em espaços de debates e trocas de experiências, contando com a participação de quase 30% dos assistentes sociais de diferentes serviços da SEMUS. Destacamos que os diversos temas foram definidos pelos próprios profissionais nos questionários e nos encontros, por meio de uma construção coletiva.
Diversos depoimentos das assistentes sociais ressaltaram sobre a importância deste espaço específico para a profissão que ainda não havia sido disponibilizado pela Secretaria a construção de novas possibilidades de trabalho e a aproximação entre as equipes a motivação e o suporte no momento de distanciamento a sensação de pertencimento quando foram apresentadas as dificuldades e possibilidades.
Como forma de registrar a experiência do assistente social da Rede no período de pandemia, os profissionais foram estimulados a gravar depoimentos que foram sistematizados em um vídeo pela UFES. Quinze assistentes sociais relataram sua experiência.
A metodologia utilizada e a articulação com a Universidade propiciaram a oferta de espaços de reflexão e construção coletiva de respostas entre os profissionais de Serviço Social no período de pandemia de COVID-19.
As informações coletadas ao longo do projeto e os depoimentos dos profissionais demonstram que, além da importância do trabalho interdisciplinar inerente a política de saúde, se faz necessário a manutenção de um espaço específico para a partilha de conhecimentos específicos da profissão.
Outra questão apresentada é a necessidade deconstrução de espaços permanentes de articulação com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
A partir dos resultados obtidos sugerimos a realização anual de rodas de conversa entre os assistentes sociais a permanência da relação com a Universidade para o aprofundamento de conteúdos e a sistematização da prática e a ampliação da disponibilidade de equipamentos de informática, velocidade de internet e acesso a plataformas importantes para o desenvolvimento do trabalho.
O Vídeo encontra-se em fase de finalização para publicação no youtube.
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