Porto Walter é uma cidade pertencente ao Estado do Acre, com uma população de 11.982 habitantes de acordo com último censo realizado pelo IBGE (2010). O município fica a 572 km da capital do estado do Acre, e a 72 km de Cruzeiro do Sul, sede da regional do Juruá/Tarauacá/Envira a qual o município faz parte. O acesso ao município se dá por via fluvial e aérea, não possuindo acesso via terrestre. Em relação à oferta de serviço de saúde no território municipal é constituída por 03 ESF, 01 ESFR, 01 Academia da Saúde 01 Equipe NASF-AB. Conta ainda com 01 Unidade Mista de Gestão Estadual que é destinada para atendimento de urgências e emergências de média complexidade. A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Walter, após a confirmação do primeiro caso positivo da COVID-19 no estado em 17/03/2020, manifestou grande apreensão com a chegada do vírus no município, no qual é considerado como uma estrutura de saúde simples. A partir disso, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e a Comissão Municipal de Prevenção e Combate ao Coronavírus, identificou a necessidade de implantar um ambiente adequado e exclusivo para pacientes positivo para COVID-19 precisando de atendimento mais especializado. Em virtude dessa parceria as secretarias de saúde estadual e municipal entrariam com profissionais capacitados e equipamentos e insumos para um bom atendimento. Assim evitando contato de pacientes infectados com COVID-19 nas enfermarias da unidade mista.
- Realizar a integração da Atenção Primária em Saúde com a Média Complexidade para pacientes suspeitos e confirmados de Coronavírus; - Realizar o transporte Sanitário Adequado da Unidade Sentinela para o anexo da unidade mista através de uma ambulância Municipal, exclusiva para pacientes confirmados com COVID19; - Realizar a triagem usando o protocolo de Manchester melhorando a priorização no atendimento aos pacientes com COVID19; - Utilizar os protocolo e procedimentos padronizados pelo Ministério da Saúde para a resposta imediata no tratamento dos pacientes acometidos pelo Coronavírus (COVID19); - Identificar precocemente casos graves, que necessitem Tratamento Fora do Domicilio (TFD) para o serviço especializado e; - Realizar a contra referência para as equipes da Atenção Primária em Saúde (APS) aos pacientes após alta hospitalar para o manejo clínico em domicilio com a equipe NASF - AB.
Foi implantado um ambiente adaptado para pacientes confirmados com a COVID19 no anexo da unidade mista no dia 12/06/2020, o local utilizado é uma estrutura municipal. O ambiente segue os critérios técnicos, normas e diretrizes do Ministério da Saúde para atendimentos aos indivíduos suspeitos e confirmados. Com adaptação de enfermarias com 4 leitos privativos, cozinha, banheiros para profissionais e pacientes, repouso para a equipe e sala de triagem. A equipe é composta por: médico(a), enfermeiros(as), técnicos de enfermagem, profissional de segurança, motorista e auxiliar de serviços diversos. Com de funcionamento de 24 horas por dia. O paciente encaminhado da APS é transferido em uma ambulância exclusiva para pacientes confirmados da COVID19, com a chegada do paciente no âmbito intra-hospitalar, a equipe de enfermagem realiza a anamnese dos pacientes com a verificação dos sinais vitais, história clínica, fatores de risco e contato com possíveis sintomáticos. Posteriormente, o usuário é direcionado para o atendimento médico seguindo o fluxograma de manejo clínico e terapêutico de casos confirmados da COVID19. Com o agravo do quadro clínico do paciente, o mesmo é encaminhado via TFD para a referência de alta complexidade na Regional do Juruá/ Tarauacá/Envira. Em relação a evolução do quadro clínico e alta hospitalar dos pacientes internados no anexo da unidade mista é realizado a contra referência para a APS, realizando atendimentos domiciliares com equipe multiprofissional.
A parceria entre o estado e município trouxe um fluxo efetivo para os pacientes, assim permitindo uma escuta qualificada desde à APS até a média e alta complexidade com os encaminhamentos necessários em tempo oportuno, e os pacientes compreendendo os fluxos de referências para essa nova doença. Do primeiro caso confirmado em 25 de maio de 2020 até 26 de setembro de 2020 tivemos 315 casos confirmados no município sendo destes 129 encaminhados para o anexo da unidade mista, onde 17 obtiveram complicações necessitando de internação hospitalar e 3 encaminhados para a unidade de referência via TFD para a regional do Juruá/ Tarauacá/Envira e uma letalidade de 0,6%. Um dos métodos utilizados para proteger os profissionais do vírus no ambiente foi a utilização da capsula vanessa que permite a ventilação não invasiva assim diminuindo o risco de transmissão no ambiente, também foram utilizados aparelho CPAP, oxigenioterapia, nebulização para melhorar o conforto respiratório do paciente. Após a alta hospitalar do paciente é realizado a contra-referência para a APS, assim ficando sobre responsabilidade da equipe multiprofissional monitorar e acompanhar a evolução clínica do paciente, com consultas médicas, atendimento de enfermagem, agente comunitário de saúde, acompanhamento fisioterapêutico com ênfase no fortalecimento da musculatura respiratória e periférica, avaliação da assistente social e psicóloga.
Um serviço com envolvimento da gestão municipal e estadual, juntamente com o Comitê de Monitoramento da COVID-19, foi essencial para que ocorresse o controle e enfrentamento sobre a doença, pois medidas de quarentena e isolamento social resultaram no baixo número de internações hospitalares, poucos TFD e de óbitos. O funcionamento da unidade mista assegurou um atendimento aos pacientes identificados com a COVID-19, proporcionando um serviço exclusivo para tal fim, facilitando a referência e contra referência tanto do serviço da APS como da média complexidade instalada no território. Além disso, destaca-se a importância da atuação do poder executivo municipal com a disponibilidade de profissionais de saúde, aporte financeiros e administrativos que forneceram apoio para o enfretamento da COVID-19 com práticas norteadoras para esse processo. A equipe da unidade mista e a secretaria municipal de saúde continua atuando no município de Porto Walter, realizando todos atendimentos para o enfrentamento da COVID19 para minimizar o impacto desse agravo na população.
Integração; Urgência e Emergência; Coronavírus ;Pandemia ; APS; Média Complexidade.