O município de Tubarão (TB)/ Santa Catarina (SC) possui 97.235 habitantes conforme descrito pelo censo demográfico de 2010 (crescimento demográfico estimado para o ano de 2020: 106.422 habitantes). A pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) demandou que fossem tomadas medidas para desacelerar a transmissibilidade do COVID-19. Medidas essas que diminuíssem a probabilidade de contaminação de contatos íntimos e domiciliares de pacientes infectados; a transmissibilidade acentuada da doença de forma global; o expressivo número de indivíduos que buscam os serviços de saúde somente após sete dias de início dos sintomas, o diagnóstico precoce; a identificação de casos assintomáticos da doença; e a necessidade de conhecer o cenário epidemiológico do município. Diante disto, criou-se uma estratégia para testagem sem aglomeração e em massa. Neste contexto, foi montada uma estrutura de testes em formato de drive-thru. Os testes realizados pelo município são homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), bem como, o procedimento é executado e laudado por enfermeiro capacitado. Os pacientes testados eram agendados previamente, sendo este grupo composto por pessoas assintomáticas que residem ou possuem contato íntimo com pacientes com diagnóstico para a COVID-19, além de pessoas com mais de sete dias de sintomas e pessoas sorteadas aleatoriamente. A estratégia adotada se iniciou em maio de 2020 e se mantém ativa com testagens semanais até a presente data.
O presente trabalho tem como objetivo geral realizar a testagem em massa para a COVID-19 da população de Tubarão em forma de drive–thru. Os testes são aplicados à pessoas com mais de sete dias de sintomas, contatos íntimos e domiciliares de pacientes reagentes e da população do município sorteada de forma aleatória. Objetivos Específicos: - Detectar os casos reagentes e afastá-los em tempo, buscando interromper a transmissão da COVID-19; - Identificar os contatos íntimos, domiciliares, e laborais, dos casos reagentes; - Realizar testagem da população sorteada aleatoriamente, para identificar pacientes assintomáticos contaminados com a COVID-19, isolando-os para interromper a transmissão, além de identificar o perfil epidemiológico dos casos assintomáticos; - Proporcionar educação em saúde quanto a prevenção, transmissibilidade, tratamento da COVID-19, bem como esclarecer dúvidas; - Reduzir a cadeia de transmissão da COVID-19, cooperando para a redução na incidência da doença na região.
A iniciativa surgiu diante da expressiva demanda quanto à realização de testes rápidos na população, visando monitorar e avaliar o cenário epidemiológico em TB. Foi escolhido um espaço amplo para que os exames fossem realizados dentro do veículo, tendo capacidade para atendimento de 500 pessoas/dia. O local inicialmente escolhido foi o estacionamento da Arena Multiuso, sendo posteriormente transferida para o estacionamento de um Shopping. O público alvo era agendado previamente, sendo estes: contatos domiciliares e íntimos de casos confirmados, pacientes sintomáticos com mais de sete dias de sintomas e os sorteados aleatoriamente assintomáticos, contatos estes realizados pelo Centro de Operações Emergencial (COEMS). No local de coleta o usuário é recebido por auxiliares administrativos, é realizado o preenchimento de sua ficha de identificação e aplicado um questionário de triagem. Na sequência este é direcionado a um dos pontos de coleta, onde o enfermeiro realiza o procedimento composto pela coleta do material, monitoramento, análise e emissão do laudo. Todos os procedimentos eram realizados com o indivíduo dentro do veículo. Para os casos não reagentes e assintomáticos os usuários são orientados quanto aos cuidados para prevenção da COVID-19 e na sequencia liberados. Os casos reagentes, sintomáticos ou não, bem como os casos não reagentes, porém contatos de positivo, são encaminhados para atendimento médico no local. Na mesma oportunidade realizava-se educação em saúde.
A estratégia idealizada em maio do ano corrente teve seu início em 15/05/2020 e até a presente data já foram realizados 30 eventos neste formato, totalizando 7.125 pacientes agendados, entre pacientes sintomáticos e contatos de usuários diagnosticado com COVID-19. Realizado 5.216 testes, com uma taxa de comparecimento de 73% e com um percentual de pacientes reagentes, que variou de 35% a 5%, o qual vem decrescendo. Nos meses de julho e agosto o município teve os piores indicadores em relação às taxas de pacientes contaminados. Foram sorteadas 2000 pessoas para realização de forma aleatória de testes rápido para COVID-19, destes, foram localizados e agendados 1002 pessoas, alcançando um percentual de 8% de casos reagentes. A realização da testagem em massa da população, permitiu a aproximação ainda maior dos profissionais de saúde com a população geral, promovendo espaço de educação em saúde, desmistificando inúmeras fake news que dificultam a efetivação de políticas públicas e uma maior valorização do Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa surgiu diante da expressiva demanda quanto à realização de testes rápidos na população, visando monitorar e avaliar o cenário epidemiológico em TB. Neste sentido buscou-se identificar os usuários reagentes, sintomáticos ou não, rastrear seus contatos e isola-los para evitar a propagação do vírus. Analisando estes indicadores percebe-se que o percentual de indivíduos infectados vem diminuindo ao longo do tempo, e que os meses que obtiveram maior incidência foram os meses de julho e agosto, diminuindo bruscamente no mês de setembro, o que demostra que as medidas tomadas pelos decretos estaduais e municipais foram favoráveis até o momento, permitindo assim, o afrouxamento de algumas das medidas inicialmente adotadas. O monitoramento é avaliado periodicamente e demonstra indicadores mais próximos da realidade local. Notoriamente, os impactos decorrentes da pandemia foram minimizados.
Coronavírus, Novo Coronavírus(2019-nCoV), Pandemia, Drive-Thru.