A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro de 2020, Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional devido ao surto de COVID-19 causada pelo novo coronavírus, tinha início o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional. Consonante o governo brasileiro declarou Emergência em 03 de fevereiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia. Em 23 de abril de 2020, a Prefeitura de Manaus publicou o Decreto nº 4.812 que dispõe sobre o regime excepcional de Teletrabalho e suspendeu em seu art. 3º, inciso II e III, os treinamentos, cursos, reuniões ou eventos coletivos e a participação de qualquer agente público em atividades que importe em aglomeração. A partir daí, tornou-se imperiosa a necessidade de pensar estratégias educativas que proporcionassem aos trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde - SEMSA a atualização teórico-prática necessária ao enfrentamento da COVID-19. A atenção às novas Notas Técnicas, Legislações e processos de trabalho adaptados ao “novo normal” precisavam ser organizadas de maneira ágil e diante de uma realidade diferente de tudo que a Secretaria já havia vivenciado. É neste cenário que a Escola de Saúde Pública de Manaus – ESAP se reinventa e propõe uma educação permanente à distância que dialoga com os conhecimentos que os profissionais do SUS necessitam nesse momento tão ímpar da saúde pública.
Geral: Propor ações de educação permanente em saúde para o enfrentamento à COVID 19. Específicos: Desenvolver ferramentas para a utilização da educação à distância como tecnologia pedagógica para a educação permanente em saúde; Incorporar aos processos formativos da SEMSA, estratégias e tecnologias que possam viabilizar as ações de Educação Permanente em Saúde na realidade dos serviços; Capacitar virtualmente os profissionais da SEMSA, conforme protocolos assistenciais, para o enfrentamento da COVID 19.
Tendo em vista a proibição, via instrumentos legais, da realização de cursos e treinamentos, a necessidade de se manter o distanciamento social, mas, ao mesmo tempo a urgência em dar seguimento à capacitação dos profissionais, para o enfrentamento da COVID-19, a SEMSA por meio da ESAP, em um trabalho articulado com os diversos Departamentos da Secretaria e ainda em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas – UEA, criou espaços virtuais para a disseminação das informações para os profissionais e trabalhadores da saúde por meio da educação permanente e para a população por meio da educação em saúde. Para o fortalecimento das ações de educação permanente em saúde, a ESAP criou um espaço de comunicação para a ampla divulgação dos documentos, vídeo aulas e materiais necessários ao desenvolvimento de estratégias para atualização constante dos conhecimentos específicos ao enfrentamento da COVID 19. Baseado nas competências de cada Departamento da SEMSA, foram pensados temas relevantes ao enfrentamento da COVID 19. Esses temas transformaram-se em vídeos gravados pelas áreas técnicas e divulgados para os profissionais e população em geral. Para a adequação dos fluxos das Unidades de Saúde diante do novo cenário epidemiológico que se apresentava, a ESAP promoveu webconferências para, junto com os gestores, reorganizar os processos de trabalho de cada serviço.
A necessidade da produção de conhecimento sobre a COVID-19 exigiu a atualização dos profissionais da saúde sobre as medidas de prevenção e controle da doença. As informações precisavam chegar aos profissionais que estavam na linha de frente da pandemia, sejam profissionais das Unidades ou de setores administrativos. Os vídeos produzidos e ofertados aos profissionais de saúde abrangeram as áreas prioritárias de enfrentamento a pandemia com informações desde o funcionamento da Unidade básica de Saúde, uso de máscaras, limpeza e desinfecção de superfícies até os critérios de acionamento do SAMU. No período de março a julho foram produzidos 27 vídeos, todos disponibilizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA, Rede interna (intranet). Foram produzidos também vídeos pelos profissionais da secretaria em linguagem simples e objetiva para a população quanto as ações de prevenção da COVID-19, totalizando no mesmo período 09 vídeos divulgados nas mídias sociais. As webconferências foram utilizadas como instrumento de aproximação das áreas técnicas com as equipes de saúde e gestão das Unidades proporcionando segurança na produção dos conhecimentos necessários ao enfrentamento da COVID-19, totalizando 14 webconferências. Toda produção de material que se efetivou a partir do esforço coordenado dos diversos setores da SEMSA, nos apresentou a grandiosidade, compromisso e respeito que os profissionais de saúde têm com a produção do cuidado e atenção ao usuário desse momento de pandemia.
Considerando as dificuldades enfrentadas por profissionais de saúde que atuam em diversas áreas da SEMSA, com relação à necessidade da rápida produção de conhecimento sobre a COVID 19, vimos nas ações de educação à distância uma estratégia e inovação pedagógica para a educação permanente. Essa educação à distância possibilita construir um novo estilo de formação em saúde passando a ser uma ferramenta estratégica em tempos de pandemia, possibilitando a comunicação em massa, permitindo o alcance de um grande número de pessoas e de grupos, com a utilização de variados recursos tecnológicos e democratizando o processo de ensino-aprendizagem. Facilita, portanto, a aprendizagem do profissional no próprio local de trabalho utilizando os recursos tecnológicos disponíveis. Essa inovação tecnológica torna-se a grande protagonista e aliada da Saúde nas ações de enfrentamento à COVID 19. A utilização de recursos inteligentes, tais como os ambientes virtuais, as gravações de vídeos e webconferências, tem permitido oferecer uma educação permanente mais efetiva, ágil e de qualidade aos servidores da saúde. Na corrida contra o coronavírus, as ferramentas à distância já fazem parte da rotina da SEMSA.
Educação Permanente; Educação em Saúde; COVID 19; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Tecnologias em Saúde.