O SARS-CoV-2, vírus identificado em Wuhan na China, causador da Covid-19, espalhou-se rapidamente em diversas regiões do mundo, provocando diferentes impactos. Considerando as vias de transmissão deste vírus, o uso de Equipamentos de Proteção Individual - EPIs é fundamental como medida de precauções recomendadas para controle e enfrentamento desta pandemia. Assim, a paramentação e a desparamentação dos profissionais de saúde são etapas essenciais na assistência nos serviços de saúde, já que, se realizadas de modo adequado, evitam a contaminação dos profissionais. Nesta perspectiva, ações de educação continuada/permanente em saúde, visando a atualização, capacitação e treinamento dos profissionais de saúde sobre a paramentação e desparamentação na assistência aos pacientes infectados, torna-se imprescindível. Diante deste contexto, a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto (SMS-RP), estado de São Paulo, considerando a segurança dos profissionais e visando mantê-los cada vez mais qualificados, disponibilizou mais um canal de propagação de informação: o Moodle - Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual.
Atualizar, por meio da plataforma Moodle, os profissionais de saúde atuantes na rede municipal de saúde para paramentação e desparamentação.
Um projeto piloto para a utilização da plataforma Moodle nos serviços da rede municipal foi implementado pelo Núcleo de Educação Permanente - NEP, Divisão de Enfermagem, Divisão de Informática e Comissão de Infecção – CCI, que elaboraram o primeiro curso no momento de pandemia do COVID-19 para atualização profissional para higienização das mãos, paramentação e desparamentação dos EPIs. A Divisão de informática desenvolveu a plataforma Moodle para a SMS-RP e proporcionou todo suporte técnico e operacional para utilização da plataforma na secretaria e nos serviços da rede. A Divisão de Enfermagem, o NEP e a CCI elaboraram o conteúdo do curso, desenvolvido com: materiais para estudo, pós-teste com questões de múltipla escolha, vídeo demonstrando a lavagem das mãos, paramentação e desparamentação dos EPIs, e espaço para esclarecimento de dúvidas. Optou-se por elaborar os vídeos próprios para ilustrar a realidade do município. O vídeo e as questões múltipla escolha foram elaborados baseados em Nota Técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e em Material do Conselho Federal de Enfermagem. O conteúdo dos vídeos e das questões foram validados por profissionais de diferentes categorias e atuantes na gestão e nos serviços. A edição do vídeo e a inserção dos documentos na plataforma e seu layout foram realizadas pela Divisão de Informática. Após o projeto piloto, o desenvolvimento do curso na plataforma foi disponibilizado para os profissionais da rede municipal.
Até 21 de setembro, 211 profissionais (dentre enfermeiros, auxiliares/técnicos de enfermagem, dentistas) atuantes nas unidades acessaram a plataforma para realização do curso de atualização. O total de visualizações dos vídeos foram: higienização das mãos: 382, paramentação de procedimentos que não geram aerossóis: 343, paramenação de procedimento que geram aerossóis 305, desparamentação 285. A média de acertos no questionário foi 86,67%. Espera-se que com a plataforma Moodle disponível em todas Unidades do município, a atualização dos profissionais seja facilitada. Ainda há o desafio de maior disseminação do uso da plataforma, implementando uso de tecnologias de informação e comunicação na educação continuada/permanente dos profissionais que atuam nas unidades de saúde do município, principalmente neste momento de pandemia em que se deve evitar aglomerações.
O uso da plataforma Moodle possibilitou implementação, nas unidade da SMS-RP, de modalidade educacional com utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, permitindo educação continuada e atualização dos profissionais sobre paramentação e desparamentação de EPIs no local de trabalho, possibilitando maior segurança à equipe na assistência durante a pandemia e será adotada também para outras capacitações.
Equipamento de Proteção Individual, Educação continuada, Coronavírus, Pandemia