Os Sistemas de Informações em Saúde (SIS) são ferramentas úteis para os serviços de epidemiologia, auxiliando na coleta e análise de dados inerentes aos diferentes agravos, a partir dessa premissa torna-se possível traçar um perfil epidemiológico da população a nível local, regional e mundial. Em decorrência do cenário desafiador ocasionado pelo COVID-19, utilizar sistemas de informações para captar o maior número de dados epidemiológicos possíveis em menor tempo, afim de evitar a evolução pandêmica, é de grande valia, principalmente aos serviços de saúde municipais. Diante da problemática entorno da captação de dados de maneira hábil para a realização do diagnóstico e tratamento precoce de indivíduos positivos para COVID-19, a equipe de vigilância epidemiológica do município de São Ludgero do estado de Santa Catarina, através da ferramenta Google Forms utilizada como um SIS, coletou informações entre o período correspondente a de 12 agosto a 04 de setembro de 2020, visando identificar os indivíduos com manifestações clínicas características de COVID-19.
Identificar indivíduos positivos para COVID-19 na fase inicial da infecção, afim de evitar a transmissão e disseminação da doença, bem como, descrever utilização do Google Formulários como sistema de informação inovador e ferramenta de enfrentamento ao COVID-19.
Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo, em formato de relato de experiência, contextualizando a utilização da pesquisa online como sistema de informação e ferramenta de enfrentamento ao COVID-19. A ferramenta utilizada para pesquisa online foi o Google Formulários, um instrumento de pesquisa gratuito e de fácil utilização. Para isso, criou-se o formulário online contendo as seguintes questões: nome completo, data de nascimento, bairro que reside, sexo, faixa etária, telefone, manifestações de sintomas gripais nos últimos setes dias (febre, falta de ar, perda de olfato ou paladar, dor no corpo, dor de cabeça, tosse, coriza, sem sintomas), contato com caso suspeito ou confirmado para COVID-19 e encerrando com um espaço para comentários. O link para acesso por meio digital do formulário foi disponibilizado semanalmente e encaminhado para todas as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) municipais, estas desempenhavam a função de enviar por meio de um aplicativo de mídia social (WhatsApp) a pesquisa para todos os indivíduos residentes de São Ludgero/SC cadastrados nas suas Estratégias de Saúde da Família (ESF). Os pacientes possuíam a margem de tempo para resposta de três dias (semanalmente entre quarta a sexta-feira). As respostas foram analisadas pela equipe de monitoramento da vigilância epidemiológica, afim de avaliar a necessidades da realização de uma consulta médica, a possível testagem para COVID-19 e efetivar o isolamento social.
A vigilância epidemiológica recebeu 1631 formulários respondidos. Destes, 72% do sexo feminino e 28% do sexo masculino. Ao observamos a faixa etária dos indivíduos que responderam aos formulários, a maioria 47% possuem idades entre 19 e 39 anos. Das respostas analisadas, 39% dos participantes da pesquisa disseram não ter contato próximo com casos positivos para COVID-19, 35% não tinham certeza sobre esta informação e 26% relatam que tiveram contato com casos positivos para COVID-19. 1211 eram assintomáticos e 420 pessoas relataram alguns sintomas característico de COVID-19 no período de 7 dias. Entre os sintomas apresentados, dor de cabeça se destaca com 277 pacientes. Quanto as manifestações clínicas consideradas agravantes, 32 pacientes apresentaram falta de ar e 24 pacientes febre. Foram identificadas 420 pessoas sintomáticas, a partir desses dados a vigilância epidemiológica elencou critérios para a realização dos monitoramentos, abordando pacientes que apresentaram sintomas de gravidade (febre e falta de ar), tosse associada a outros dois sintomas gripais, tosse juntamente com um sintoma de gravidade e perda de olfato ou paladar. Atendendo os critérios estabelecidos foram monitorados pela vigilância epidemiológica 97 participantes, sendo que 30 destes passaram por consulta para avaliação clínica no centro de triagem municipal. Dos pacientes monitorados e avaliados que necessitaram de testagem, 27% apresentaram resultado positivo e 73% testagem negativa.
A utilização da pesquisa online do Google Formulários como SIS mostrou ser uma estratégia para diagnóstico e tratamento precoce eficaz, sendo de fácil utilização, com grande abrangência e com baixíssimo custo. É notório que muitos pacientes sintomáticos não iriam realizar uma avaliação clínica e ou praticar o isolamento domiciliar, por considerar a sintomática leve. Diante deste contexto, identificar os indivíduos que apresentam manifestações clínicas leves e isolá-los, avaliá-los e realizar a testagem, conforme necessidade mostrou-se uma importante estratégia de saúde ao município de São Ludgero/SC para controle da evolução pandêmica. Destacamos que as semanas referentes a utilização do Google Formulários como SIS, obtivemos a redução da taxa de incidência do COVID-19 municipal de 3,5 para 1,7 a cada mil habitantes. Sabemos que a taxa de incidência da doença leva em consideração vários fatores, entre eles as estratégias de saúde utilizadas para o controle pandêmico, porém, pode-se relacionar que a utilização dessa estratégia tenha ajudado na diminuição das taxas de incidência no município.
COVID-19, Sistemas de Informação em Saúde, Avaliação de Programas e Instrumentos de Pesquisa.