A Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou em 11 de março de 2020, estado da pandemia a doença COVID-19, causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). A partir de então, Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto (SMS), como parte de sua resposta à pandemia da COVID-19, ativou no dia 17 de março de 2020, um serviço telefônico de informações e de telemedicina com o objetivo inicial de esclarecer e tranquilizar a população, bem como identificar sinais e sintomas da doença, sinais de gravidade e orientar o fluxo de atendimento a população. Posteriormente também iniciou o serviço de comunicação dos resultados dos exames de RT-PCR realizados na rede municipal de saúde e monitoramento dos pacientes sintomáticos. A implantação e organização deste serviço foi possível através de uma parceria da SMS e do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (DMS-FMRP-USP), na qual profissionais como telefonistas, médicos, dentistas e enfermeiros da SMS, médicos residentes em Saúde da Família, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, dentistas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, residentes da residência Multiprofissional em Atenção Integral à Saúde e alunos de graduação trabalham juntos para a manutenção e o sucesso do serviço. Isso permite também uma maior inserção ensino-serviço, agregando conhecimentos e vivências para ambos.
Descrever a implantação e organização do serviço telefônico de informações e de telemedicina de Ribeirão Preto - Disque COVID-19, bem como mostrar o número de pacientes atendidos pelo serviço (ligações recebidas e realizadas para comunicação de resultados e monitoramento dos pacientes) até a data de 13 de setembro de 2020.
O serviço deu inicio no dia 17 de março de 2020, contando com uma equipe inicial de 59 pessoas. Dessas, 49 entre eles telefonistas da SMS, médicos residentes em Saúde da Família, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, dentistas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, residentes da residência Multiprofissional em Atenção Integral à Saúde e alunos de graduação dos cursos de medicina, enfermagem e farmácia, revezam em escalas nos períodos manhã e tarde, das 08:00 as 20:00 h, de segunda-feira a domingo, ininterruptamente, atuando em espaço adaptado dentro do prédio da SMS. Concomitante, uma outra equipe de 10 profissionais entre eles médicos, dentistas e enfermeiros da SMS, que de acordo com as orientações do Ministério da Saúde não poderiam estar em atendimento presencial de pacientes pelas suas condições de saúde, atuam em home office. Atualmente o número de profissionais da equipe foi reduzido a 35, mantendo todos os serviços com algumas adaptações. Foi realizado um treinamento inicial com todos, a partir das orientações do Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária à Saúde (MS) e posteriormente as atualizações são compartilhadas com todos. Para documentar os atendimentos realizados pelo Disque COVID-19, foi desenvolvido um instrumento que é preenchido durante todos os atendimentos, contendo informações como sinais e sintomas, atendimento em unidade de saúde, local de trabalho e contactuantes dos sintomáticos suspeitos.
Desde o dia 17 de março de 2020 até o dia 13 de setembro de 2020, o serviço do Disque COVID-19, recebeu 38.448 ligações de munícipes com as mais diversas demandas, desde dúvidas relacionadas a sinais e sintomas, contactuantes, exames realizados para detecção do vírus/doença, qual o local para atendimento de referência nos casos suspeitos da COVID-19, dúvidas trabalhistas, denúncias de locais com aglomerações de pessoas, entre outras e realizou 22.130 ligações para comunicar resultados e monitorar pacientes. Durante as ligações recebidas e realizadas, também foram identificados pessoas em sofrimento psíquico, resultante dos processos da pandemia. Essas pessoas foram acompanhadas pelos profissionais psicólogos da Residência Multiprofissional em Atenção Integral à Saúde, através também de tele atendimento. O instrumento desenvolvido em parceria com o setor de informática, para documentar os atendimentos realizados, disponibilizado no sistema Hygia e de acesso também para a Vigilância em Saúde, possibilita identificar os sinais e sintomas mais predominantes, locais de trabalho, contactuantes, unidade de saúde que o paciente foi atendido, tratamentos prescritos, tempo de afastamentos de suas atividades de trabalho entre outras observações. Tais informações nos permite uma maior integração das ações da Atenção Primária com a Vigilância em Saúde.
Descrever a implantação e a organização do Disque COVID-19 e mostrar os números de atendimentos, permite demonstrar que durante uma pandemia também é o momento de fazer parcerias para contribuir com a reorganização da Rede de Atenção à Saúde, garantindo a integralidade do cuidado. A partir de uma equipe multiprofissional, o trabalho realizado no Disque COVID-19 no município de Ribeirão Preto, permite a integração de todos os setores da saúde, desde a atenção primária, atenção especializada e urgência/emergência em conjunto com a Vigilância em Saúde, objetivando principalmente o cuidado a saúde da população. Além disso, a interação ensino-serviço possibilita grandes oportunidades para fortalecimento do SUS e para a melhoria da formação em saúde.
Disque COVID-19, serviço telefônico de informações, telemedicina, multiprofissional