Na Farmácia Municipal de Santa Rosa-RS há cerca de 5.000 atendimento/mês, com alto fluxo de pessoas. Mesmo com as mais rigorosas medidas de higiene e distanciamento adotadas, em razão do trânsito de muitas pessoas, há grande possibilidade de circulação viral em seu interior, por essa razão há a necessidade de garantir um acesso seguro aos usuários pertencentes ao grupo de maior risco para o agravamento da COVID-19. Além disso, como muitos usuários fazem uso de transporte coletivo para o deslocamento até a Farmácia, estes são expostos a um risco adicional. Para de garantir o acesso e o cuidado integral aos pacientes com doenças crônicas como diabetes, doenças reumáticas e transplantados, foi implementado, a desde o mês de abril deste ano, o serviço de Entrega Remota de Medicamentos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) pertencentes aos Grupos de risco para a COVID-19.
Evitar a exposição dos usuários, garantindo a segurança do acesso aos medicamentos de uso prolongado aos grupos mais vulneráveis à infecção pelo Novo Coronavírus, através de entrega remota de medicamentos, qualificando o acesso e o cuidado integral aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A seleção do público atendido foi elaborada através da relação de clientes da Farmácia Municipal que utilizam insulina, imunossupressores e antirreumáticos, emitida pelos sistemas informatizados AME, IPM, GUD e SICLOM. Os endereços dos cadastros foram confirmados com os usuários por meio telefônico. Antes de cada dispensação mensal, o usuário é contatado, questionando-se se há familiar não pertencente ao grupo de risco que possa buscar os itens, em caso negativo, é combinada a data da entrega.
Todos os dias é elaborado um roteiro em tabela com as com as informações de nome e endereço dos usuários atendidos. Dispensa-se os itens disponíveis para cada usuário do roteiro, inclusive fraldas, estomias, alimentos e insumos para controle da Diabetes, com emissão dos recibos nos sistemas correspondentes. Os produtos são separados por usuário, em embalagens identificadas e acondicionados de acordo com a temperatura de armazenamento orientada pelo fabricante. Os termolábeis são colocados em caixa térmica com controle de temperatura e os demais em caixa de papelão.
A entrega é realizada por um motorista acompanhado de um servidor da farmácia capacitado, o qual solicita a assinatura dos usuários nos recibos e a receita, se necessário. Ao final do procedimento, os recibos são devolvidos à Farmácia, devidamente assinados, onde são arquivados.
Todo o investimento necessário para a execução do serviço foi custeado com recurso próprio do município, sendo utilizada a estrutura já existente.
Foram selecionados 275 usuários pertencentes ao grupo de maior risco para o agravamento da COVID-19. As entregas remotas iniciaram em meados do mês de abril do corrente ano, sendo o total de 1340 entregas remotas realizadas até 18/09/20.
Através da estratégia da entrega remota de medicamentos, realizada dentro dos princípios fundamentais do SUS de equidade, universalidade e integralidade, foi possível garantir com segurança o acesso aos medicamentos de uso prolongado (insulina, imunossupressores e antireumáticos) aos usuários dos grupos mais vulneráveis à infecção pelo Novo Coronavírus, tanto que não há relato de que algum dos usuários atendidos tenha se infectado até o momento, cumprindo-se com o objetivo proposto.
assistência farmacêutica; entrega remota; Farmácia municipal; usuários; grupo de risco; pandemia; COVID-19; entrega domiciliar de medicamentos