Porto Firme está localizada no Sudeste de Minas Gerais e conta com uma população estimada de 11.348 pessoas (IBGE 2020). No âmbito da saúde o município possui, em nível primário, Seis Equipes de Saúde da Família, distribuída em 03 Unidades Básicas de Saúde, contando ainda com 01 Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e 01 Unidade de Pronto Atendimento. Desde o início da pandemia o desafio que se impôs, além do enfrentamento da nova doença, era como readaptar o fluxo de atendimentos em saúde para manutenção do cuidado e do acolhimento dos pacientes da Atenção Básica, garantindo a integralidade de seus direitos. Com empenho e responsabilidade, adotamos estratégias para viabilizar que todos os serviços continuassem de modo seguro e, além disso, conseguimos oferecer atenção médica personalizada na abordagem ao Covid-19. Dedicamos 01 UBS para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas respiratórios e ampliamos o horário de atendimento até as 19 h para acolher a população de trabalhadores. O atendimento nessa unidade se dá através de demanda espontânea, além de contar com uma linha telefônica que dá contato direto com a equipe médica, visitas domiciliares com possibilidade de coleta de exames foram oferecidas para aqueles com fatores de vulnerabilidade para evitar a exposição ao risco. Foram vacinados 6000 cidadãos para Influenza, incluindo viajantes, para diminuir o número de pacientes com quadro clínico de Síndrome Gripal e, assim, diminuir a lotação dos serviços de saúde.
Abordar o processo assistencial no enfrentamento da pandemia por Coronavírus do ponto de vista da Estratégia da Saúde da Família com foco no planejamento de atendimento personalizado via visitas domiciliares, linha telefônica com contato com a equipe de saúde, unidade dedicada aos sintomáticos respiratórios, além de adaptação do modelo de atendimento dos demais membros da Equipe de Saúde. Devido ao número limitado de leitos disponíveis não só em nossa região como em todo o país, optamos por um acompanhamento mais próximo dos pacientes infectados. E, além disso, oferecemos serviço Psicológico e Fisioterápico através de Videoconferência, acolhendo os pacientes e possibilitando manutenção dos cuidados continuados da população de nosso município. A equipe de odontologia, seguindo protocolos de segurança, dedicou-se ao atendimento de urgência. Desde o começo, o objetivo era minimizar a demanda reprimida durante a pandemia, bem como oferecer a atenção integral aos nossos cidadãos.
Ao decidir por dedicar uma unidade ao atendimento exclusivo de pacientes sintomáticos respiratórios algumas adaptações foram feitas para dar mais suporte aos profissionais envolvidos. Em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, disponibilizamos Kits de Coleta de Swab de Nasofaringe para análise por RT-PCR, capacitação de coleta dos exames, bem como linha aberta com professores experientes para ajudar a coordenar o cuidado; a testagem era feita em pacientes sintomáticos na janela de 3-7 dias de sintomas aliado a fatores de risco de uma infecção complicada. Pacientes especialmente vulneráveis eram atendidos em domicílio e a coleta era realizada, além de aproveitarmos o momento para educação em saúde, explicando as dúvidas que uma nova doença traz a toda população. A partir de então, havendo um caso positivo, os pacientes eram novamente avaliados e monitorados diariamente através de um Call Center e, havendo necessidade de avaliação médica, uma nova visita era agendada. Com isso, conseguimos interromper parte da cadeia de transmissão e ao mesmo tempo expor um menor número de profissionais ao risco do contágio. O acompanhamento personalizado possibilitou monitoramento cuidadoso dos pacientes, permitindo a observação dos primeiros sinais de alarme, garantindo que medidas fossem tomadas para evitar a hospitalização. Todo o planejamento inicial só obteve sucesso através de uma forte coesão entre os profissionais de saúde e ressaltamos a importância do trabalho em equipe.
Durante o curso da pandemia, que já se estende por pelo menos 6 meses, a Equipe de Saúde de Porto Firme avaliou e testou mais de 1000 pacientes, com um total de 128 pacientes com infecção confirmada. A avaliação domiciliar facilitou ainda o acesso aos serviços de saúde para a população de zona rural, permitindo inclusive a identificação precoce de casos de Covid-19 nesta região; é interessante destacar, que através do trabalho da vigilância epidemiológica conseguimos rastrear a origem de muitos dos casos na zona rural que se deu através de visitas de mercadores viajantes provenientes de outros estados. O monitoramento telefônico permitiu o acompanhamento diário dos pacientes sintomáticos e ainda evitou superlotação dos serviços de saúde. O contato próximo com os pacientes serviu ainda como uma forma de aprofundar vínculo de relacionamento entre os profissionais de saúde e a população atendida, possibilitando maior êxito no combate ao Covid-19. O município até o momento conta com 06 óbitos registrados e não possui pacientes em leitos de hospital. A transmissão é comunitária e o trabalho continua, por ser um cenário inédito nos trabalhos da Estratégia de Saúde da Família, a dificuldade é ainda maior, porém, esta apenas reforça a importância do cuidado integral.
Em Porto Firme, a equipe multiprofissional é o alicerce do enfrentamento da epidemia. Num cenário de incertezas e com número limitado de profissionais de saúde, conseguimos manter a longitudinalidade do cuidado aos pacientes, evitando demanda reprimida pelos serviços e acompanhando de perto aqueles que mais precisam. Através de uma estratégia coordenada vem sendo possível a normalização gradativa do funcionamento das unidades de saúde, com atenção permanente a ameaça do Coronavírus. A prevenção através de medidas de precaução e educação em saúde mostra resultados por meio da difusão de informações confiáveis e adoção dos cuidados cabíveis por parte dos cidadãos.
Coronavírus; Integralidade; Atendimento Domiciliar; Cuidado em Saúde; Prevenção.