Em 31 de dezembro de 2019, foi relatado à Organização Mundial de Saúde (OMS) a circulação de uma nova doença infeciosa na cidade de Wuhan na China, causada por uma cepa pertencente à família do coronavírus, capaz de provocar Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) (OPAS, 2020). Em resposta a declaração de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional publicada em 30 de janeiro de 2020 pela OMS e à Portaria nº 188, que estabeleceu a implantação do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para o novo Coronavírus (COE-nCoV), publicada pelo Ministério da Saúde em 03 de Fevereiro de 2020, como também à declaração de pandemia pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), responsável por provocar a doença COVID-19, publicada em 11 de março de 2020 pela OMS, foi instituído em março de 2020 o Plano de Contingencia de Umuarama Covid-19 (OPAS, 2020). No dia 20 do mesmo mês, estabeleceu-se o Plano de Contingencia Ambulatório de Síndromes Gripais e em 31 de março através do decreto municipal nº 078/2020 foi instaurado o Centro de Operações de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (COE), sobe responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. O município de Umuarama situa-se no noroeste do Paraná, possui uma área territorial estimada em 1.234, 254 Km2, abrangendo 6 distritos e população estimada de 112,500 habitantes (PARANÁ, 2020).
Descrever a implantação e implementação do Ambulatório de Síndromes Gripais em Umuarama-Pr, visando dar resposta positiva ao enfrentamento ao novo coronavírus, afim de minimizar os impactos negativos da problemática sobe a população.
Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, referente à implementação do Ambulatório de Síndromes Gripais que atende pacientes suspeitos de COVID-19. O Ambulatório de Síndromes Gripais atua em conjunto com as Unidades Básicas de Saúdes e hospitais de referência em modelo de livre demanda 24 horas por dia sem interrupções, com uma equipe composta por médicos, enfermeiros (assistencial e administrativo), técnicos de enfermagem, serviços gerais e auxiliar administrativo, assim como profissionais de saúde do Projeto Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate a Pandemia do Novo Coronavírus da Fundação Araucária e UEM. Possuindo estrutura ampla, respeitando o distanciamento social, recepção em espaço aberto, espaço interno ventilado, contendo 5 box individual para atendimento médico, equipado conforme protocolo de urgências COVID-19, sinalização dos espaços, fluxo continuo de entrada até a saída sendo ambas separadas, área limpa e suja para o processo de paramentação/desparamentação da equipe. O manejo clinico consiste em classificação de risco, fluxo de testes sorológico/rápido IGG/IGM e RT-PCR, atendimento de urgência, emergência e estabilização com referenciamento via Central de Leitos, quando necessário conforme quadro clinico do paciente. A doença COVID-19 é notificada já na suspeita em tempo real ao Ministério da Saúde através do Sistema Notifica e ao COE que mantem uma gestão coordenada das respostas de controle e combate ao COVID-19.
No município de Umuarama até o dia 25 de setembro, foram geradas 5.847 notificações de casos suspeitos de COVID-19, 4.588 casos foram descartados, 1.119 casos confirmados e 18 óbitos, sendo que 61% dos óbitos ocorreram no sexo masculino com média de 77,72 anos, com óbito mais jovem em um homem de 62 anos, já no sexo feminino a média foi de 59,71 anos com óbito mais jovem em uma paciente com 26 anos. Dos pacientes positivados para COVID-19, 27% portavam comorbidades, sendo a mais comum a hipertensão arterial sistêmica. No mês de julho no Ambulatório de Síndromes Gripais realizou-se em média 40 notificações diária com média de 14,4 testes sorológico/rápido IGG/IGM realizados por dia e 41 testes RT-PCR por dia. Já no mês de agosto obteve-se um total de 1.902 atendimentos exclusivos e humanizado, 831 coletas de exames RT-PCR, 252 testes sorológico/rápido IGG/IGM assim como ações preventivas/orientativas para o público em geral. A partir da 26° semana epidemiológica do calendário epidemiológico (21/06 à 27/06) iniciou-se por meio do COE a publicação semanal da média móvel de casos positivos, ao qual registrava 15,6 casos, já na última atualização publicada no dia 21/09 referente a 38° semana epidemiológica a média móvel registrada foi 8,6 casos nos últimos sete dias.
Diante do exposto, depreende-se que a implantação e implementação do Ambulatório de Síndromes Gripais, estratégia está adotada pela gestão municipal de Umuarama em conjunto com a Secretaria da Saúde do Paraná (SESA) e os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde foi de suma importância para o manejo em tempo oportuno, aspirando quebrar a cadeia de transmissão do SARS-Cov-2 alinhando o combate, controle e tratamento do COVID-19, visando evitar o colapso econômico, social e do Sistema Único de Saúde.
Ambulatório, Síndromes Gripais e COVID-19.