Com o avanço da pandemia da COVID-19 pelo mundo, as políticas públicas de saúde nos municípios brasileiros, passaram por rápidas transformações e adaptações para atender a mais essa demanda em saúde. No município de Paranaíta a gestão pública atenta a esta nova demanda e preocupada em garantir a sua população de 11.244 habitantes medidas adequadas ao enfrentamento da pandemia, tomou as providências necessárias para garantir a oferta de exames PCR-RT para proporcionar o diagnóstico precoce da COVID-19 e assim poder manter a economia e o controle do vírus Sars-CoV- 2. Os municípios da região de saúde Alto Tapajós onde pertence Paranaíta tinha como referência para realização dos exames PCR-RT, o Lacen - Laboratório Central de Mato Grosso, que atende grande parte do Estado de Mato Grosso ocasionando demora nos resultados e assim prejudicando o controle da COVID 19. Implantar um Laboratório para realização do exame PCR-RT em tempo oportuno e em grande quantidade permitiria a região um controle efetivo no avanço do vírus Sars-CoV- 2.
• Implantar Laboratório de Análises de Referência para realização do exame PCR-RT para detecção do Sars-Cov-2 em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT de Alta Floresta e Consorcio Intermunicipal de Saúde Alto Tapajós.
• Ofertar a realização do exame de PCR-RT para detecção da Covid 19 para os municípios da região do Alto Tapajós com entrega de resultado em até24 horas;
• Ofertar a realização de exame de PCR-RT de rastreio para os profissionais de Saúde e de Segurança Pública afim de diagnosticar casos assintomáticos e assim reduzir a baixa de profissionais;
Para a implantação do Laboratório de realização de exames PCR-RT, o município de Paranaíta realizou a aquisição de todos os equipamentos necessários e realizou a concessão dos equipamentos para o IFMT. Nesta parceria o IFMT assumiu a gestão dos equipamentos e realização dos exames para os 6 municípios que compõem a região do Alto Tapajós, com sua equipe de profissionais e estrutura física. Os municípios, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Tapajós adquiriram os insumos necessários para a realização doa exames. Com o início das atividades do laboratórios, os municípios passaram a encaminhar as amostras diariamente e garantir a oferta dos exames para os profissionais de saúde e segurança pública em tempo oportuno para rastreamento e isolamento de casos assintomáticos. O laboratório libera os resultados de exames em até 24 horas e quando solicitado exame de urgência os resultados são liberados em até 12 horas.
Com o início das atividades do laboratório, a região teve um grande avanço no diagnóstico precoce e controle do COVID 19. O laboratório passou a receber as amostras diariamente a partir do mês de julho e até o mês de setembro já havia realizado aproximadamente 2,204 exames . Os resultados dos exames passaram a ser entregues em no máximo 24 horas e assim todo fluxo para contenção do avanço da Covid 19 passou a ser ágil. Outro avanço foi a possibilidade de realizar rastreamento de assintomáticos e principalmente testar profissionais de saúde e segurança pública com frequência e rapidez para reduzir as baixas de profissionais por suspeita.
A implantação do Laboratório no IFMT para a realização do exame de PCR-RT para a detecção da COVID 19 oportunizou aos municípios traçarem estratégias em tempo oportuno contendo a disseminação do vírus de forma a ser possível garantir o atendimento a todos que necessitam dos serviços de saúde e manter em funcionamento os estabelecimentos comerciais garantindo assim a sobrevivência da economia.
Implantação de laboratório de análises, detecção em tempo oportuno, PCR-RT, Sars-CoV-2