Trata-se de uma ação de cooperação técnica da Equipe de Apoio Institucional (AI), referência para a Região Centro-Norte, da Diretoria de Atenção Básica (DAB) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), e Apoio COSEMS com vistas a apoiar o município de Mairi na implantação da Linha de Cuidado dos pacientes com doenças crônicas não transmissíveis – DCNT em 04 Equipes de Saúde da Família (ESF). A Atenção Básica (AB) é responsável pela coordenação do cuidado e ordenação da Rede de atenção à saúde, tendo como objetivo assegurar o cuidado integral e resolutivo aos usuários. A estratégia do AI se propõe a reformular o processo de coordenar, supervisionar e avaliar as ações da saúde, transformando-o em algo democrático e horizontalizado, onde os saberes são construídos de forma coletiva. A experiência ocorreu a partir da necessidade do município reorganizar o cuidado aos crônicos na AB. No início da pandemia do novo coronavírus, as unidades suspenderam os atendimentos de cuidado continuado e priorizaram as consultas de urgência. Entendendo a necessidade de retornar os atendimentos aos grupos de risco, foi necessário mudanças de práticas para garantir a continuidade e a integralidade da atenção. As apoiadoras DAB e COSEMS se organizaram com a perspectiva de orientar a gestão e atores municipais na implantação da linha de cuidado utilizando instrumentos de gestão do cuidado contidos no Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia Covid-19 do CONASS
Apoiar tecnicamente o município de Mairi na implantação da Linha de Cuidado a pacientes com DCNT Fomentar a utilização dos instrumentos de gestão do Guia, objetivando planejamento de ações para as definições operacionais da Rede de Atenção à Saúde. Acompanhar o processo de implantação nas 04 ESF pilotos.
Para elaborar um caminho metodológico foi necessário construir um passo a passo para a implantação da Linha: 1°momento: Pactuação da metodologia com a gestão municipal e demais atores, com a definição das 04 ESF pilotos. 2° momento: Webs reuniões quinzenais para a gestão e ESF (02 meses) -Implantação do Plano de ação - As ESF construíram um plano com ações necessárias para a implantação da linha, levando em consideração as matrizes contidas no Guia. O plano de ação foi compartilhado com a gestão no google drive para monitoramento das ações, com prazos e responsáveis. -Acompanhamento das ESF na implementação da linha: Discutido com as equipes e gestão o fluxograma de acesso para os crônicos, pontos de atenção municipal e regional, as ações que são desenvolvidas incluindo as promocionais, preventivas, curativas e reabilitadoras para as pessoas com condições crônicas sistema logístico para o cuidado dos usuários (cartão SUS, Cadastro individual e familiar, Prontuário eletrônico do Cidadão, Regulação, sistema de transporte sanitário), pontuando o que já existe e o que necessita ser pactuado com a gestão municipal sistema de apoio (diagnóstico, assistência farmacêutica e sistema de informação. Identificação da população com condições crônicas e programação do cuidado (Agenda). E discussão das metas e indicadores para o monitoramento e avaliação. 3° momento: - Web reunião com as ESF e gestão 06 meses após implantação da Linha para acompanhamento do plano de ação.
O município, a partir das experiências propostas e também vivenciadas na pandemia, elaborou diversos instrumentos, tais como: Orientação de Fluxo de Atendimento na USF Fluxo de Atendimento URS ou Paciente com Suspeita Documento Orientador de Telemonitoramento Planilhas de acompanhamento de crônicos, Documento Orientador de Busca Ativa dos ACS Recomendação para o Trabalho do ACS frente a Pandemia Sobre a implantação da linha de cuidado ao crônicos instituída em quatro ESF ainda na fase inicial, já tem resultados importantes tais como: Realização de diagnóstico situacional das micro áreas, planilhas de acompanhamentos dos crônicos com estratificação de risco compartilhada em google drive com toda a equipe, utilização de Teleconsulta/Telemonitoramento, cuidado compartilhado com equipe multiprofissional e análise de resultado pelo PEC e indicadores. Vale salientar que a experiência ainda está em continuidade com o município visto que as equipes ainda demandam necessidade de educação permanente. Além disso, foi pactuado web reunião para acompanhamento 06 meses após a implantação da Linha de cuidado.
A cooperação técnica permitiu uma construção coletiva, utilizando instrumentos ofertados pelo Guia, outros construídos pelo município e também ofertados pelas apoiadoras DAB e COSEMS, o que comprova a potencialidade desta interação para a mudança de realidades locais. A realização desta metodologia possibilitou uma maior aproximação entre a gestão municipal, apoio institucional e apoio COSEMS além de promover um trabalho integrado, coeso e fortalecido dentro do território. Portanto, considera-se que esta estratégia obteve êxito entendendo a importância do Apoio Institucional SESAB e Apoio COSEMS na qualificação da gestão municipal e trabalhadores. Desta parceria foi construído uma metodologia para apoiar os demais municípios da região Centro-norte como objetivo de fortalecer as Redes de Atenção e a regionalização de forma a proporcionar mais qualidade no atendimento às condições agudas e crônicas da população frente à pandemia.
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