O município de Tubarão (TB)/ Santa Catarina (SC) possui 97.235 habitantes conforme descrito pelo censo demográfico de 2010 (crescimento demográfico estimado para o ano de 2020: 106.422 habitantes). A pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) demandou que fossem tomadas medidas para desacelerar a transmissibilidade do COVID-19. Medidas essas que diminuíssem a probabilidade de contaminação de contatos íntimos e domiciliares de pacientes infectados e a transmissibilidade acentuada da doença de forma global; O projeto Saúde e Movimento, tornou-se um canal da plataforma Youtube, desde o dia 10 de maio de 2020, com o intuito de adaptar as aulas de atividade física da Fundação Municipal de Saúde (FMS) do município de Tubarão, que anteriormente eram realizadas presencialmente nos diversos bairros da cidade, para o formato virtual decorrente da pandemia da COVID-19. Os grupos de atividades física estão à disposição de todas as pessoas residentes no município de Tubarão. Fazem parte do grupo um percentual expressivo de mulheres, com idade entre 40 e 65 anos. As aulas acontecem três dias da semana, com duração de 1 hora de exercícios orientados por um profissional da área de educação física. Esta iniciativa foi criada pela FMS, devido a pandemia da COVID-19, evitando que os participantes dos grupos saiam de casa, mas possibilitando que continuem com a prática de atividade física, reduzindo o sedentarismo e diversos problemas de saúde resultantes do mesmo sedentarismo.
Os objetivos principais deste projeto são:
Incentivar a prática de atividade física durante o período de pandemia;
Evitar aglomerações e exposição das pessoas à COVID -19 durante a atividade física;
Evitar o sedentarismo e as doenças decorrentes deste na população tubaronense, mantendo ou melhorando a qualidade de vida dos mesmos.
Primeiramente, identificou-se a necessidade de dar continuidade as atividades físicas no município, devido a grande demanda da população. Contudo, a equipe não poderia colocar em risco os participantes dos grupos de práticas esportivas, promover aglomerações ou circulação de pessoas de forma irresponsável devido à pandemia da COVID. Foi então, que surgiu a ideia de realizar as atividades físicas, por plataforma virtual.
Após a autorização da gestão municipal, os profissionais de saúde da área da Educação Física, criaram o canal na plataforma Youtube, anunciaram e divulgaram para seus alunos já participantes dos grupos de atividade física do município de Tubarão, ensinando-os como acessar e passando as informações necessárias.
As práticas são realizadas em um espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Tubarão, nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, a partir das 08:30h, com duração média de 60 minutos.
É enviado um link da aula, em um grupo de whatsapp para que as alunas tenham acesso direto ao conteúdo. As instruções das atividades são passadas no início da live, e as dúvidas solucionadas através dos comentários do vídeo e no chat ao vivo.
Os próprios participantes compartilham o link com seus contatos, ajudando na divulgação da atividade física que é aberta para qualquer pessoa participar.
As aulas são realizadas de forma que não ultrapassem o limite físico do seu corpo, e adaptem-se os exercícios para manutenção de saúde física e mental.
Durante as aulas online, a média de participação “ao vivo” é de 40 pessoas.
Aplicou-se um questionário relacionado às aulas, através da plataforma do google online, no qual participaram 67 alunos praticantes das atividades. Este, foi composto por oito perguntas de múltipla escolha ou por escala de valores.
A média de idade das participantes que responderam o questionário foi 56 anos.
Com relação à prática de atividades físicas, 77,8% dos participantes afirmaram já realizar as atividades de forma presencial nos grupos da FMS, enquanto 22,2% começou a prática após a forma online.
Observou-se que 93,5% das pessoas está realizando as atividades online na segunda-feira, enquanto 85,5% na quarta e 83,9% na sexta. Quanto à avaliação das aulas, numa escala de zero à dez, 79,4% dos participantes deram nota 10, 9,5% nota 9, e 4,8% as notas 8 e 7.
Quando questionados sobre como conseguiam entender e executar os exercícios repassados de forma clara, em uma escala de zero à dez, 77,8% deram nota 10, 19% nota 9, e 1,6% as notas 7 e 6.
A maior motivação citada para a prática por 73,8% foi a melhora do bem-estar e disposição, por 52,3% dos participantes como tratamento de saúde para comorbidades pré-existentes, 50,8% como uma opção para manter a rotina anterior à pandemia, 40% para a melhora de humor e, por 29,2% para melhorar aparência física.
Quanto aos resultados obtidos 87,7% afirmou maior disposição, 76,9% maior bem estar, 41,5% melhora no humor, e 29,2% melhora da aparência física.
Com base nos resultados apresentados, podemos concluir que os participantes que realizam as atividades físicas online ofertadas pelo Município de Tubarão-SC, por melhorar sua qualidade de vida, principalmente nos quesitos bem estar e disposição, e para isso, tentam ao menos fazer uma vez na semana, sendo o dia de maior público na segunda-feira.
A primeira aula foi exibida no dia 15 de maio de 2020, ultrapassando mil visualizações e com um ótimo feedback dos participantes. As alunas são fiéis ao conteúdo, comentam elogios e nos demonstram a satisfação e o prazer de realizarem as aulas.
Os profissionais afirmam que é muito gratificante viver essa experiência e ter o relato positivo de cada um dos praticantes, fazendo assim, com que se motivem ainda mais, proporcionando sempre um melhor conteúdo.
Concluímos que o projeto está na direção almejada, a qual buscamos uma adaptação necessária nas atividades devido à pandemia por COVID19, mantendo a rotina mais saudável para os participantes, em sua maioria pessoas de maior idade e que necessitam se manter ativas tanto física quanto mentalmente, evitando a piora de comorbidades e promovendo interação social e melhora da qualidade de vida dos mesmos.
Saúde e Movimento, Exercício Físico, Aula online, Qualidade de vida, Adaptação ao Covid-19.