A pandemia do COVID-19 ocasionada pelo novo coronavírus, o SARS-CoV-2, representa atualmente como um dos maiores problemas de saúde pública deste século. No Brasil, as estratégias para o enfrentamento da epidemia estão sob responsabilidade do Ministério da Saúde juntamente com os Governos, que implementaram ações conforme o curso e a gravidade da epidemia, além do monitoramento da situação epidemiológica e a formulação do plano de contingência. As atividades de teleconsultas, telemedicina e demais ações a distância estão de acordo com a Portaria Nº467/2020 do Ministério da Saúde. A utilização da ferramenta do teleatendimento é uma estratégia inovadora, e foi adotada pelo Ministério da Saúde com o intuito de ampliar as ações de saúde através do uso das tecnologias da informação e comunicação. Nesta perspectiva, o município de Sapeaçu, localizado no Recôncavo da Bahia segundo estimativa do IBGE/2017, possui população estimada em 17.409 habitantes, 100 % de cobertura da Estratégia de Saúde da Família, 8 Unidades de Saúde da Família, sendo 6 unidades localizadas na zona rural e 2 na zona urbana. No período de Junho/2020 a 27 de Setembro de 2020 foram registrados/notificados 254 pacientes confirmados, 426 casos suspeitos, 2 óbitos e 246 casos recuperados. Dos casos confirmados, apenas 6 pacientes encontram-se ativos (4 em isolamento domiciliar e 2 em internamento fora do município) segundo Boletim Epidemiológico municipal (27/09/20). Neste sentido, diante da magnitude da pandemia
Relatar a experiência da equipe multiprofissional, no atendimento à população através da estratégia do teleatendimento.
Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido no município de Sapeaçu-Ba, envolvendo uma equipe multiprofissional composta por Enfermeiros, Médicos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Psicólogo e Assistente Social, que atuam no teleatendimento a pacientes em monitoramento, suspeita e/ou confirmado para a COVID-19. Os atendimentos ocorrem todos os dias da semana, em sistema de escala com os profissionais envolvidos, além de atender as demandas de cada paciente.
O processo de trabalho começou a partir de junho de 2020, onde foram acompanhados 254 pacientes confirmados e 426 casos suspeitos através do contato direto via ligações, vídeo-chamadas e mensagens no aplicativo do watsaapp aos pacientes suspeitos e positivos para COVID-19. O teleatendimento inicialmente se deu através de identificação dos sinais e sintomas, avaliação da necessidade de uso de medicações paliativas, avaliação do perfil social para eventual distribuição de cesta básica, orientações em geral, psicológicas, nutricionais e cuidados de higiene, reconhecimento dos sinais de alerta e possíveis encaminhamento para o Centro COVID-19 e/ou internamento na Ala COVID-19 no Hospital municipal. O agendamento das coletas de swab nasofaringe é realizado do 3º ao 7º dia de sintomas gripais e/ou febre e testagem rápida IGG e IGM a partir do 8º dia de sintomatologia, tais informações são compartilhadas individualmente com os pacientes via telefone, ou através da ESF e ACS mediante necessidade. O município oferece Teste Rápido para COVID 19 de IGG e IGM a todos os pacientes confirmados e respectivos contatos domiciliares no momento da alta do paciente. A identificação do cleinte é feito pelas Equipes de Saúde da Família, Centro COVID e Ala COVID do Hospital Municipal. Os contatos são feitos diariamente, mediante autorização previa do paciente e os registros dos atendimentos realizados são feitos através do Prontuário Eletrônico do do Paciente visando socializar as informações.
A estratégia permitiu analisar a situação de saúde da população sapeaçuense, orientar no enfrentamento ao novo coronavírus, e garantir segurança no prognóstico, além da continuidade do cuidado. Assim como, foi possível evidenciar elevado nível de satisfação dos pacientes que foram acompanhados pela equipe através da adesão e feedback positivo após a alta do isolamento domiciliar. Observou-se que o TELECOVID durante a pandemia consolidou-se importante ferramenta para monitorar e coordenar o cuidado dos casos suspeitos e/ou positivos na Atenção Básica de Saúde de forma humanizada, e qualificada na prestação do cuidado, bem como controle na disseminação do vírus.
Teleatendimento. Equipe multiprofissional. Coronavírus.