O Setembro Amarelo se consolidou como uma importante campanha na atenção primária a saúde para prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental. Logo, a pandemia do Novo Coronavírus, ampliou a importância desse tema por aumentar os fatores de risco para o suicídio, e trouxe um grande desafio para sua realização, então a unidade de Saúde Básica Maria Etelvina Pinheiro de Oliveira decidiu realizar a campanha através das mídias sociais, divulgando no whatsapp, instagram e facebook os meios para se prevenir o suicídio através da realização de uma Live-Evento com transmissão ao vivo no facebook abordando a saúde mental e física como um todo, com a participação de vários profissionais, como médico, educador físico, fisioterapeuta, coach motivacional em alimentação e de um usuário de cada microárea.
Geral: Mobilizar a população novaolindense sobre a importância da prevenção ao suicídio em tempos de pandemia Específicos: -Propagar as ações para se prevenir o suicídio por meio das redes sociais. -Promover a saúde mental no município de Nova Olinda do norte durante a pandemia. -Apoiar os pacientes com transtornos mentais com risco aumentado para o suicídio
Inicialmente os profissionais da equipe de estratégia a saúde da família receberam um treinamento de educação permanente sobre os meios de prevenção ao suicídio no contexto atual, realizado pela médica da unidade. Foi confeccionado material informativo em mídia e divulgado em redes sociais como whatsapp, facebook e instagram, nos perfis pessoais dos profissionais e realizada uma Live- Evento transmitido em tempo real na rede social facebook em um cenário temático, com a participação multiprofissional de coach motivacional, médica, educador físico, fisioterapeuta, músicos e de alguns pacientes da área, que abordaram meios de prevenção ao suicídio e de promoção a saúde física e mental, permitindo interação ao vivo com os espectadores, com abertura para perguntas, sorteios de brindes e depoimentos.
O evento teve 260 visualizações ao vivo e ficou salvo no facebook para visualizações posteriores, teve importante repercussão não só na área, mas em toda a cidade, com o aumento da procura das unidades de saúde por pacientes com transtornos mentais e/ou risco para suicídio.
Mediante a isso, sabe-se que a pandemia do novo coronavirus aumenta os fatores de risco para o suicidio, sendo a ação em redes socias uma importante solução para o maior alcance da campanha do Setembro Amarelo em tempos de distanciamento social, fazendo com que os usuários que se encontrem no grupo de risco tenha maior abertura para procurar os serviços de saúde e atentando os seus familiares para os meios de se prevenir esse ato extremo.
SETEMBRO AMARELO, PREVENÇÃO AO SUICÍDIO, MÍDIAS SOCIAIS, SAÚDE MENTAL, PANDEMIA DO NOVO CORONAVIRUS