A pandemia da COVID-19, instaurou uma nova maneira de organização da assistência em saúde em todo país. No Maranhão teve-se a confirmação do 1º caso da COVID-19 em 20 março de 2020, desta forma, houve a necessidade de desenvolvimento de atividades de saúde nos Municípios. São José de Ribamar é a 3ª cidade mais populosa do Maranhão, possuindo 92% de cobertura na Atenção Primaria em Saúde, dispõe de 47 Equipes de Estratégia de Saúde da Família e um Hospital Municipal como referência de Média Complexidade; Implementou em maio de 2020 a Rede Acolhe composta por 4 Centros de Referência para atendimento de pacientes portadores de Síndromes Gripais Leves, no âmbito da Atenção Primária em Saúde, sua implementação foi realizada de forma descentralizada, em 4 regiões do município, onde cada Centro de Referência atendeu a uma região específica.
Relatar a experiência de implementação da Rede Acolhe para o enfrentamento da COVID-19 dentro da atenção primária em saúde no município de São José de Ribamar- MA.
: Trata-se de um relato de experiência, da ação de implementação da Rede Acolhe, composta por 4 Centros de Referência para atendimento de pacientes portadores de Síndromes Gripais Leves, no âmbito da Atenção Primária em Saúde, em maio de 2020 no Município de São José de Ribamar- MA, sua implementação foi realizada de forma descentralizada, em 4 regiões do município, onde cada Centro de Referência atendeu a uma região específica. Inicialmente o objetivo da Rede Acolhe foi promover atendimento multiprofissional qualificado para pacientes com sintomas de síndromes gripais leves, descongestionando assim os atendimentos da média complexidade no Município. A equipe multiprofissional foi composta pelos profissionais: enfermeiro, médico, fisioterapeuta, psicólogo e técnico em enfermagem. Na organização do fluxo, o paciente é recebido na sala de triagem, onde são escutadas as queixas, avaliação de padrão respiratório e aferição de sinais vitais, prosseguindo para o atendimento médico, onde são disponibilizados testes rápidos, sorologia IGM e IGG e exames de imagem (Raio-X e tomografia) de acordo com a necessidade do paciente, as medicações prescritas também são disponibilizadas; Este prossegue para atendimento com psicólogo, onde é abordado o enfrentamento da doença e monitoramento deste a cada 48 horas via ligações telefônicas por um período de 14 dias. Em seguida o paciente recebe orientações de enfermagem com relação ao isolamento social e domiciliar.
Em maio de 2020, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão, dos 217 municípios do estado, o município de São José de Ribamar- MA ocupava o 2º lugar em número de casos confirmados da COVID-19, após 4 meses de implementação da Rede Acolhe, os Centros de Referência atenderam mais de 5 mil pacientes com suspeita de síndromes gripais, e o município de São José de Ribamar- MA ocupa hoje o 31º lugar em número de casos da COVID-19. De acordo com pesquisa realizada de 14 a 27 de junho de 2020 pelo Ministério da Saúde para identificação das cidades com melhor desempenho no enfrentamento à COVID-19, São José de Ribamar- MA consta no ranking de 3ª cidade com menor aumento de números de casos da COVID-19 no país.
A Rede Acolhe trouxe consigo a assistência holística e humanizada, acolhendo o paciente desde os primeiros sintomas até a cura, promovendo assim, o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde, com resultados positivos no enfrentamento da pandemia da COVID-19, desta forma, tornou-se modelo de referência para outros municípios do estado do Maranhão.
Atenção Primária em Saúde, Covid-19, Acolhimento